Sabre de Luz: conheça as 7 formas de combate utilizadas pelos Jedi

Sabe tudo um sabre de luz? Que tal expandir o seu conhecimento? Descubra as 7 formas de combate, criada pelos Jedi.

Quem não conhece ou já participou de uma luta com Sabres de luz? Mas alguma vez você já se perguntou se há alguma técnica de luta? Não faria sentido, existir todo um conceito em torno dos Sabres de luz, se não houvessem diferentes maneiras de os manusearem.  E já que ensinamos tudo sobre os Sabres de luz, nada mais justo que ensina-los a utilizarem essas armas, então mãos a obra.

A História

Assim que os sabres de luz foram desenvolvidos, eles acabaram se tornando a principal arma de combate entre os Jedi. E como tal precisavam de alguma técnica para serem manuseados. Assim foi criada a Forma de Combate I - Shii-Cho. Uma técnica baseada nos princípios da Esgrima, com simples movimentos de defesa, ataque e esquivas.

Com a ascensão do Lado Negro, combates com sabre se tornaram uma rotina, e o Shii-Cho já não era suficiente. Foi criado então a Forma de combate II - Makashi, que era mais eficiente e também mais elegante. Porém, como tudo acaba se tornando obsoleto, e com uma ajuda dos Blasters (armas dos Stormtroopers) o Makashi precisava ser atualizado. Nascia a Forma de combate III - Soresu. A mais passiva de todas, cujo objetivo é se defender dos Blasters, e para suprir a necessidade de atacar foram criadas as Formas de combate IV - Ataru e V - Shien. Ambas muito agressivas, com foco na velocidade e agilidade. A forma de combate V - Shien explorou a fundo a especialidade de refletir tiros a laser, até o ponto de fazerem eles serem jogados contra os atiradores.

Com o intuito de manter a filosofia Jedi, surgiu a Forma de combate VI - Niman, um portal para as maiores habilidades de combate, sem utilizar de agressividade. Ironicamente esse é o estilo preferido dos Jedi que foram para o lado negro.Com o passar do tempo, a Forma de combate VII - Juyo foi criada, essa forma é a mais agressiva de todas, requer o domínio total de outras formas . Devido a seu instinto essa forma de luta é considerada perigosa, com alto risco de sucumbir ao lado negro.

Marcas de Contato

Diagramas com as marcas de contato
Todas as formas de combate, utilizam as mesmas marcas de contato. Que foram criadas para auxiliar os Jedi durante as batalhas. Ter em mente essas marcas é o diferencial entre ser um mestre, ou alguém empunhando uma arma sem ter noção do que fazer. Esses pontos dividem o corpo em categorias, e para cada uma existem seus ataques, defesas e manobras.

Sun Djem - Seu objetivo é desarmar o oponente sem feri-lo. O movimento Desarming Slash da Forma de combate I - Shii-Cho é especializado no desarme utilizando o Sun Djem.
Shiim - É a técnica de ferir um oponente, não necessariamente utiliza alguma marca de contato. É considerada uma técnica inferior, e um sinal de desespero contra algum oponente.
Cho Mai - Essa técnica foi utilizada contra Anakin, Conde Dookan, Luke Skywalker. Sim estamos falando da técnica de amputar a mão do oponente, que está segurando o sabre.
Cho Sun - Técnica onde se amputa o braço do oponente, que está segurando o sabre.
Cho Mok - É a amputação de algum membro do oponente, braço, perna, etc.
Shiak - É o esfaqueamento do oponente.
Sai Cha - É o ato de decapitar um oponente.
Sai Tok - É cortar um oponente ao meio, assim como Obi-Wan Kenobi fez com o Darth Maul.
Mou Kei - É um movimento circular, cujo objetivo é amputar os principais membros do adversário, exemplo, em um movimento você amputaria ambas pernas e braços do adversário.

Posturas iniciais

Apesar de todas as formas possuírem posturas únicas, existe uma série de posições padrões que são utilizadas durante o combate.

Jedi Ready - Possuí muito em comum com a guarda Ataru, é a postura mais usada entre os Jedi. O pé dominante fica atrás, o sabre é mantido numa posição vertical de defesa do lado dominante.

Deffense Neutral - A diferença entre essa postura e a Jedi Ready são insignificantes, a diferença esta nos pés, aos invés de manter um pé atras, eles são mantidos espaçados. Sua intenção é utilizar o máximo da superfície do sabre para refletir os tiros a laser.

Offensive Neutral - Os pés se mantem afastados e o sabre fica apontado em direção ao inimigo. Essa postura, tem o foco de mostrar o minimo possível do sabre, afim de diminuir o alvo e dificultar a antecipação dos movimentos.

As 7 formas de combate

Forma I: Shii-Cho - Conhecida por Caminho de Sarlaac ou Caminho da Determinação. É o ponto de partida para as demais formas, assim como o estilo mais antigo. Ela surgiu, entre o fim das espadas de aço e o surgimento dos sabres de luz. Seus movimentos principais são:
Forma I - Shii-Cho





Disarming Slash - Um ataque direto a arma do inimigo, com o intuito de desarme ou destruição da arma.
Sarllac Sweep - Um ataque com amplo alcance, com a intenção de atingir o maior número de inimigos possível.

Forma II: Makashi - Conhecida como Caminho de Ysalamiri ou A Forma da Contenção. Criada com foco nos duelos sabre contra sabre, a Forma II é a mais combativa entre as sete. Seus movimentos precisos permitem aos iniciantes, se defenderem de um inimigo com pouco esforço, ao mesmo tempo que evitam serem desarmados. Seus movimentos principais são:
Forma II - Makashi
Contentious Opportunity - Técnica baseada no reconhecimento e exploração, de falhas nas defesas do oponente.
Makashi Riposte - Técnica de defesa que alterna o angulo de um ataque inimigo, rapidamente empregando um contra ataque.

Forma III: Soresu - Conhecida como, Caminho de Mynok ou A Forma da resiliência. Foi reconhecida como prioridade pelo Conselho Jedi, durante a Guerra dos Clones. Essa técnica foi desenvolvida após a difusão dos Blasters, como arma de ataque. Desenvolvida para prover maior cobertura durante a defesa, expondo o minimo aos armamento. Soresu é considerada a forma de combate que segue a filosofia Jedi, devido aos seus métodos não agressivos, seus principais movimentos são:
Forma de combate III - Soresu



Circle of Shelter - Técnica onde o duelista cria uma área de proteção ao redor de si ou de seus aliados, dificultando a entrada dos inimigos.
Deflecting Slash - Técnica de refletir um projetil, tornando-o num ataque contra algum inimigo adjacente.

Forma IV: Ataru - Conhecida como Caminho do Falcão-Morcego ou a Forma da Agressão. Um estilo de combate muito agressivo, e efetivo contra apenas um oponente, embora fraca em duelos prolongados ou em espaços confinados. As maiores características dessa forma são as acrobacias e velocidade dos ataques, que são disparados em múltiplas direções. Mestre Yoda e Qui-Gon Jinn utilizavam essa técnica. Seus principais movimentos são:
Forma IV - Ataru


Hawk-Bat Swoop - Permite ao combatente rapidamente atacar um inimigo, sem dar chance dele reagir.
Saber Swarm - Inúmeros ataques curtos que visam apenas atingir o adversário.

Forma V: Shien/Djem So - Conhecida como Caminho do Dragão Krayt ou Forma da Perseverança. Desenvolvida por praticantes da Forma III, que perceberam que suas técnicas defensivas, os faziam perder tempo esperando uma brecha para poderem atacar. A Forma V é caracterizada por poderosos ataques e defesa, e suas técnicas de contra ataques. Seus principais movimentos são:
Forma V - Shien/Djem So

Barrier of Blades - Defende o usuário contra os tiros dos Blasters e redireciona alguns dos projeteis
Fluid Riposte - Uma sutil transição de esquiva para um contra ataque
Shine Deflection - Simultaneamente reflete os tiros dos blasters jogando-os contra seus atiradores

Forma VI: Niman - Conhecida como O Caminho do Rancor ou A Forma da Moderação. Essa forma de combate é uma arte marcial hibrida, combinando as formas de combate anteriores em uma forma generalizada. Niman permite ao unsuário, lutar com harmonia sem utilizar da agressividade, por esse motivo é a forma de combate mais utilizada entre os Jedi consulares. Seus principais movimentos são:
Forma VI: Niman





Draw Closer - Apreende o adversário telecineticamente colocando-o no caminho do sabre.
Pushing Slash - Reduz os movimentos do oponente antes de arremessa-lo usando o Force Push.

Forma VII: Juyo / Vapaad - Conhecida como O Caminho de Vornskr ou A Forma da Ferocidade. É a forma mais agressiva de combate. Seu uso se tornou restrito pelo conselho Jedi, por ser uma forma que poderia fazer seu usuário sucumbir ao lado negro. Posteriormente mestre Mace Windu desenvolveu a técnica Vapaad, que foi explicada como sendo um estado da mente, não apenas um estilo de luta. Esse estado permitia ao usuário, canalizar a escuridão interior e aceitar a fúria do oponente, transformando-a em um supercondutor. Onde metade do poder do lado negro, era herdado do oponente. Seus principais movimentos são:
Forma VII - Juyo/Vappad
Assured Strike - Trocando poder parar ter a quase certeza de conseguir acertar um golpe.
Vornskr's Ferocity - Incluí ferocidade ao atacar um oponente.
Swift Flank - O usuário salta em direção ao oponente, num ataque rápido. A velocidade dessa manobra tem a intenção de pegar o adversário desprevenido.
Tempered Aggression - Usada para descrever a ferocidade da forma Vapaad, porém, com maior controle afim de evitar que o usuário ceda ao lado negro no calor da batalha.

Meu intuito foi mostrar as formas de combates que estão no livro "O Caminho Jedi", existem outras formas de combate que podem ser encontradas no Wookipedia.

Ramon Gorge escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Este texto não representa a opinião do GeekBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Facebook