AnimesMangásQuadrinhos

"VS. Quatro Imperadores": O que esperar da nova saga de One Piece

A obra de Eiichiro Oda se prepara para entrar em uma nova saga! Hora de mapear todos os personagens e batalhas que devem acontecer nessa nova etapa!

O bando do Chapéu de Palha, os Supernovas, a Marinha, os Shichibukais, o Governo Mundial, os Revolucionários e os Quatro Imperadores. Todos podem estar envolvidos na próxima saga de One Piece: "VS. Quatro Imperadores"! O universo da obra de Eiichiro Oda está em ebulição, e, como bem diz o título dessa saga, a válvula de escape promete ser muita pancadaria! E estamos falando de conflitos de proporções planetárias! Hora de subir no navio do hype e destrinchar nossas expectativas para a próxima grande saga de One Piece! Zarpar!




Antes de começarmos, precisamos alertá-lo para o alto número de SPOILERS nessa matéria! Vamos considerar todos os acontecimentos de One Piece até o último capítulo publicado (822), portanto evite este texto se não quiser ter algumas surpresas reveladas!

Sagas e arcos

Após o fim do arco Dressrosa, a narrativa de One Piece encaminhou-se para o arco de Zou. Porém, agora sabemos que, segundo a própria revista que publica One Piece, a Shonen Jump, o mangá de Eiichiro Oda entra não apenas em um novo arco, mas em uma nova saga! Resumindo a maneira como a história de One Piece é organizada, temos sagas, que são porções maiores do enredo, formadas por arcos, porções menores. Normalmente, a ameaça de um vilão é o que orienta a distinção de uma saga, enquanto um arco é definido pela localidade em que a história se passa. Por exemplo, tivemos a saga da Baroque Works, que reúne os arcos dos Cabos Gêmeos, Whisky Peak, Drum e Alabasta.

Quando a Jump anunciou que estamos entrando em uma nova saga, foi o sinal de que a saga anterior, Aliança Pirata, chegou ao fim. Agora, os eventos estarão girando em torno de um novo vilão (ou, aparentemente, novos vilões), e incluirão um novo leque de ilhas para Luffy e seu bando explorarem. Começa, então, a segunda saga do Novo Mundo, que, como o nome já diz, terá como tema o confronto com os Quatro Imperadores da segunda metade da Grand Line.

Os Quatro Imperadores

Batalhas contra os Quatro Imperadores já eram esperadas por quem vem acompanhando One Piece. Afinal, desde o fim do arco de Enies Lobby, sabemos da existência desse grupo de quatro piratas tão poderosos que balanceiam os poderes do mundo de One Piece junto à Marinha e a Shichibukai. Apesar de derrubar os quatro mandachuvas do Novo Mundo ser praticamente um dos pré-requisitos para conquistar a Grand Line e, assim, clamar o título de Rei dos Piratas, esse era uma etapa da história que sempre pareceu longínqua. Pois é, o momento chegou.
Luffy já anunciava o confronto com os Imperadores desde o capítulo 696
E os eventos dos arcos anteriores de One Piece já vêm delineando razões para o bando do Chapéu de Palha ter que bater de frente com os atuais Imperadores. Primeiramente, o bando já estava em rota de colisão com Big Mom desde a Ilha dos Homens-Peixe, e os recentes acontecimentos em Dressrosa e Zou só amplificaram a rivalidade entre ambos. Kaido, desde Punk Hazard, é o alvo da aliança entre Luffy e Law, e as consequências do arco de Dressrosa tornaram inevitável um acerto de contas. Já Barba Negra, o mais novo Imperador, é tido por muitos como o vilão final da obra, e já vem acumulando richa com Luffy desde o arco de Jaya. E não precisamos nem falar de Shanks, ne? Superar o ruivo já é uma meta de Luffy desde o primeiro capítulo da obra - só não sabemos ainda se isso envolverá um confronto direto com o Imperador.
Os grandes nomes da pirataria, da justiça e da revolução!

Big Mom e Kaido

Como mostrado nos últimos capítulos do arco de Zou, o bando do Chapéu de Palha irá se dividir em dois grupos. Uma equipe, composta por Luffy, Nami, Chopper e Brook irá até a ilha Whole Cake, território de Big Mom, para trazer Sanji de volta. Embora tenham aconselhado Luffy inúmeras vezes a não bater de frente com a grande pirata e dito que o bando não necessariamente precisa roubar o Poneglyph do Caminho para Robin traduzí-lo, sabemos como o pirata do Chapéu de Palha é: ele vai chegar destruindo tudo até ter o seu cozinheiro são e salvo... mesmo que, para isso, precise enfrentar uma Imperadora e a mais temida família de assassinos no mundo, os Vinsmoke.
Logo veremos o que faz de Big Mom tão temida
Já a equipe que seguirá em direção ao páis de Wano, composta por Zoro, Usopp, Robin, Franky, Law e seu bando, parece que terá um papel de preparação para a batalha contra Kaido. Obviamente, não esperamos que Zoro e Franky fiquem simplesmente parados esperando Luffy e o resto dos aliados chegarem a Wano. É bem possível que esse grupo já comece a enfrentar subordinados de Kaido, mas é certo que darão início à aventura pelo país dos samurais. Certamente os espadachins Zoro e Law tirarão algum proveito do lugar.
Nem uma página dupla consegue reproduzir a imponência desse Imperador
Assim, temos Kaido e Big Mom como as duas ameaças mais urgentes para Luffy e seu bando. Minha aposta é de que a história focará primeiramente em Big Mom, afinal, é com ela que está o nosso cozinheiro Sanji, que promete ser o astro da obra em 2016. Embora não esteja claro se Luffy irá mesmo derrotar Big Mom já nesse encontro, só o confronto com a família Vinsmoke já nos renderá incríveis lutas.
Quais segredos estão escondidos no passado de Sanji?
De lá, o plano é seguir com Sanji para Wano, onde Nekomamushi os encontrará junto a Marco e possíveis outros remanescentes do bando do Barba Branca. Inuarashi e Momonosuke também prometeram se reunir à equipe em Wano. Seria uma ótima adição ao grupo se o herdeiro de Wano trouxesse consigo o elefante Zunisha já 100% controlável. Mas sabemos que planos nunca são seguidos à risca por piratas, especialmente pelos piratas do Chapéu de Palha. O plano de resgatar Sanji e seguir para o confronto com Kaido pode sofrer drásticas mudanças se considerarmos ainda as ações de outros personagens. Vamos a elas.

Teach, Shanks, Dragon e Marco

Apesar de o foco da história ser o bando do Chapéu de Palha, há muitos outros grandes nomes em movimento no mundo de One Piece. Marshal D. Teach, o Barba Negra, por exemplo, parece estar em rota de colisão com o Exército Revolucionário e seu líder, Monkey D. Dragon. O subordinado de Teach, Burguess, chegou a Baltigo, onde está localizada a base dos revolucionários.
Será que veremos a força total da nova frota do Barba Negra?
Burguess prontamente chamou seu capitão para fazer uma "visitinha" a Dragon, porém o líder do exército coincidentemente convocou todos os principais nomes dos revolucionários para uma reunião. Isso cheira a um confronto total entre as forças do Imperador Barba Negra e as tropas de Dragon. As consequências dessa disputa podem ser comparáveis às do confronto entre Teach e Ace.
E o poder completo do Exército Revolucionário?
As expectativas pela batalha entre Dragon e Barba Negra podem ser altíssimas, mas também tem cheiro de ser uma batalha que não será totalmente mostrada no mangá. O mesmo aconteceu recentemente com a Batalha da Vingança entre os remanescentes do bando de Barba Branca e as forças do Barba Negra, não? Porém Marco e seus companheiros podem ser logo reintroduzidos à história, uma vez que não apenas Neokomamushi, mas também o Shichibukai Weevil está atrás dele. Dragon e Marco poderão ser, assim, a ponte entre Luffy e Barba Negra para desencadear o inevitável conflito entre ambos.
Será esse bizarro Shichibukai o filho de Barba Branca?

A pior geração em ação!

Talvez "Supernovas" não seja mais uma denominação apropriada para os 11 piratas com recompensas superiores a 100 milhões que chegaram juntos ao Arquipélago Sabaody há 2 anos. Mesmo não sendo mais meros "novatos", são eles que estão servindo de gatilho para muitos dos conflitos no Novo Mundo. Vamos dar uma mapeada em cada um deles e ver como podem "contribuir" com essa nova saga.
Os maiores causadores de problemas no Novo Mundo!
Law, a princípio, continua em aliança com Luffy, afinal o objetivo final da união entre esses dois capitães sempre foi Kaido. Agora que está reunido a sua tripulação original, o Cirurgião da Morte poderá ajudar ainda mais na batalha. Scratchmen Apoo, ao que tudo indica, está do lado de Kaido, mas não temos certeza se Eustass Kid, Basil Hawkins e Killer fizeram o mesmo. De qualquer forma, Kid provavelmente será um grande oponente para Luffy em algum momento da obra. X Drake certamente também estará ao lado de Kaido quando o confronto contra ele acontecer, embora o fato de Luffy e Law terem derrotado Doflamingo talvez inspire um gesto de gratidão. Afinal, Doflamingo assassinou o pai de X Drake quando ele ainda era criança.
De que lado veremos esses três brigando?
Jewerly Booney, apesar de ter conseguido se livrar da captura há 2 anos, não parece estar fazendo muita coisa no Novo Mundo. Todas as vezes em que pudemos vê-la, ela nem estava com sua tripulação. O arco na Ilha Whole Cake pode ser a chance de vermos Booney em ação, uma vez que sua aparência e o design de seu navio nos levam a crer que ela seja uma das mais de trinta filhas de Big Mom. Capone Bege é outro que com certeza estará no casamento de Sanji. O poder de sua Shiro Shiro no Mi pode render uma excelente luta!

Por último, temos Urouge. Não tivemos nenhuma pista de qual lado ele possivelmente se juntará nos conflitos dessa nova saga. No entanto, o fato de ter chegado a trocar umas palavras com Kaido antes de sua tentativa de suicídio pode indicar uma conexão entre ambos.

E a Marinha?

A força naval do mundo de One Piece com certeza não ficará fora de um conflito tão drástico quanto o de Luffy e seus aliados contra Kaido. Afinal, os acontecimentos em Dressrosa já deixaram a Marinha e o Governo Mundial tão enfurecidos com Luffy e Law que não seria exagero esperar pela participação direta de Akainu nesse arco. Mas não apenas o Almirante de Frota da Marinha está devendo participação nos arcos do Novo Mundo. Kizaru ainda não chutou ninguém na velocidade da luz, não chegamos a ver o novo potencial de Kobi no mangá e, é claro, estamos aguardando a estreia do Almirante Touro Verde.
O máximo que vimos do Touro Verde até agora
Em Dressrosa, vimos como a participação de um Almirante pode mudar drasticamente a correlação de forças de um arco. Sendo assim, resta saber quais membros da Marinha encabeçarão as operações nessa saga e como eles irão agir. Será a Marinha capaz de fazer frente à disputa entre Luffy e Kaido a ponto de criar um terceiro lado?

Schichibukais

A queda de Doflamingo marcou o início de uma nova fase em One Piece: o confronto com peixes maiores do que Shichibukais. Apesar de os inimigos principais agora serem Imperadores, não podemos desconsiderar de maneira alguma a participação de Shichibukais (e ex-Shichibukais) nesta nova saga. Afinal, a saída de Law e Doflamingo no grupo abriu desejadas duas vagas de corsário. Além disso, sabemos que o Almirante Fujitora planeja extinguir esse sistema, começando por suas ações no fim do arco de Dressrosa.
As ações desse homem colocam em risco todos os Shichibukai
Praticamente todos os corsários e ex-corsários de One Piece podem se envolver nessa nova saga. Jinbe, por exemplo, tem um "encontro marcado" com o bando de Luffy, tanto por ter prometido ao capitão ingressar no grupo em breve, quanto por estar carregando um Poneglyph, algo que precisa chegar às mãos de Nico Robin. Como a Ilha dos Homens-Peixe é um território de Big Mom, o embate na ilha Whole Cake pode ser o pretexto para Luffy e Jinbe se reencontrarem. Boa Hancook, por sua vez, pode facilmente entrar para a aliança pirata de Luffy, uma vez que nutre uma paixão incondicional pelo homem-borracha.
Quando veremos Robin traduzir esse Poneglyph?
Buggy, o mais surpreendente dentre os corsários, foi mostrado em seu novo negócio de despache de
piratas. O fato de seus capangas, os piratas gigantes, incluindo Hajrudin, terem se aliado a Luffy foi motivo o bastante para Buggy ficar novamente irritado com o Chapéu de Palha. Essa cena praticamente confirmou uma nova participação de Buggy na jornada de Luffy, e pode ser facilmente um gancho para levar o enredo ao encontro de Shanks. Bartolomew Kuma, por sua vez, tem duas possíveis participações neste arco: a batalha entre Teach e Dragon pode trazer à tona esse ex-revolucionário ou as ações do Governo Mundial frente aos conflitos entre Luffy e os Imperadores podem requerer a participação do tirano.
Ele pode até ser fraco, mas tem influência sobre pessoas muito poderosas!
Já falamos das possíveis participações de Weevil, portanto resta apenas Mihawk. O arco de Wano certamente envolverá muitos dos melhores espadachins do mundo, e provavelmente significarão muito para Zoro. Há espaço, portanto, para o maior espadachim do mundo mostrar as caras, mas ainda parece cedo para Zoro derrotá-lo e realizar seu sonho. Por outro lado, se o conflito chegar até Shanks, é possível que Mihawk fique do lado do ruivo, uma vez que já demonstraram anteriormente relação de respeito e amizade.
Mihawk está devendo uma demonstração de força no Novo Mundo
Por último, temos os ex-Shichibukais Crocodile, Gecko Moria e Doflamingo. Crocodile apareceu apenas um vez nos arcos do Novo Mundo, quando foi mostrado lendo o jornal que anunciava a falsa saída de Doflamingo do grupo de corsários. Não parece haver nenhum motivo especial para Crocodile aparecer nesta saga, muito menos Doflamingo, que perdeu sua única chance de ser libertado por Jack. Moria, por outro lado, tem uma história com Kaido, responsável por dizimar sua tripulação original. Não sabemos que fim levou Moria após Marineford, mas tudo indica que Absalom utilizou seus poderes de invisibilidade para salvá-lo do ataque fatal de Doflamingo. Se estiver mesmo vivo, ele seria um excelente candidato a fazer uma participação especial na batalha contra Kaido.
Moria pode fazer uma nova aparição nessa saga

Enfim, o Conselho Mundial

Como se não bastasse tudo o que já esperamos para esse arco, temos ainda o Conselho Mundial, que parece estar prestes a acontecer. Fujitora e o Rei Riku já haviam dito, durante o arco de Dressrosa, que os líderes de todos os países se reuniriam muito em breve. Dado o intervalo de tempo longo entre Dressrosa e Zou e a recente aparição da Princesa Vivi deixando Alabasta, o Conselho Mundial deve acontecer nos próximos dias.
Será que o Gorousei também estará no Conselho Mundial?
Em um dos flashbacks do arco de Drum, tivemos uma pequena cena de Vivi num Conselho Mundial anterior. Naquela ocasião, conhecemos pela primeira vez Dragon, o homem mais procurado do mundo. Dessa vez, devemos ter um panorama global das ameaças em curso, bem como o anúncio de novas estratégias do Governo e da Marinha para conter os piratas. E eles precisam mesmo reforçar suas medidas, afinal, ao fim dessa saga, é possível que Luffy tenha 3 dos 4 Poneglyphs necessários para chegar a Laftel!
As lideranças mundiais se preparam para a grande conferência
Outro destaque do Conselho Mundial será a participação de vários personagens de arcos anteriores de One Piece, bem como possíveis introduções de reis e chefes de Estados de países que ainda não tivemos a oportunidade de ver. Dolton, Vivi, Rei Cobra, Iceburg, Rei Netuno, Rei Riku, Viola e Rebecca são algumas figuras que devemos ver reunidas. Todas elas nutrem respeito pelo bando do Chapéu de Palha, e isso pode significar alguma mudança de perspectiva em suas decisões sobre o que fazer com a pirataria. Além disso, o Conselho Mundial pode ser a oportunidade de Fujitora colocar em pauta o sistema de Shichibukais, o que poderá significar sua extinção. Como a obra não parece estar criando expectativas para quem irá assumir os postos de Law e Doflamingo como corsários, não deve demorar muito para vermos o fim da Shichibukai.

Os Chapéus de Palha

Por último, vamos ao aspecto central de One Piece: o bando do Chapéu de Palha. Diferentemente de todos os momentos anteriores da história, o bando agora enfrenta Imperadores. Será que o grupo está pronto para essa tarefa? A gigantesca quantidade de aliados que o bando vem encontrando mostra que apenas os nove integrantes da tripulação não serão o bastante contra Kaido. Ainda assim, é justo esperar que esses nove sejam os responsáveis pelas lutas contra os oficiais dos Imperadores, de maneira semelhante ao que ocorreu em Enies Lobby.
Queremos muito ver o bando inteiro lutando junto!
Será nesse momento que veremos se o Gear Fourth de Luffy é forte o bastante para derrubar Kaido? Ou o homem borracha precisará aprender a controlar melhor essa técnica ou ainda o Despertar do poder de seu fruto? Zoro e Sanji também precisarão se provar, afinal, são os mais cotados para enfrentar as três Calamidades do bando de Kaido. O resto do grupo, por sua vez, terá de mostrar ainda mais força, especialmente Usopp, cuja covardia em Dressrosa desapontou muitos fãs. Durante o resgate de Sanji, devemos ter um grande destaque para o cozinheiro, Brook, Nami e Choppper, afinal eles ficaram de fora do clímax do arco de Dressrosa.
Que outros aliados devem juntar-se à frota dos Chapéus de Palha?
Sobre a possível entrada de novos tripulantes, minha opinião é de que não haverá novos membros da tripulação principal, mas sim aliados. O fim de Dressrosa mostrou como será essa nova mecânica do bando com a frota de 5.600 homens que Luffy conquistou. O único possível novo integrante do grupo principal será Jinbe, por ter sido formalmente convidado pelo próprio Luffy. No mais, esse arco provavelmente alavancará o bando do Chapéu de Palha e seus aliados a outro patamar de grandeza!

Ao combate!

Ufa! Haja personagens, batalhas e eventos para acontecer em One Piece, hein? E isso tudo é resultado de muita coisa estabelecida na saga anterior, Aliança Pirata. Tudo isso leva a crer que, a partir de agora, as sagas de One Piece estarão cada vez mais interligadas e envolverão acontecimentos de proporções globais. Não sabemos quantos exatamente, mas ao menos um Imperador será derrubado ao fim dessa saga. Ou seja, estaremos mais próximos do que nunca de ver Luffy realizando seu sonho! Mas ainda há muitas aventuras, mistérios e lutas pela frente! Acompanhe tudo sobre One Piece aqui no Geek Blast!

Rafael Neves é estudante de psicologia na UFBA e planeja ingressar no mundo da literatura como escritor. A paixão por videogames e a vontade de escrever unem-se na experiência como jornalista do ramo. Também trabalha em sua HQ virtual. Encontre-o no Facebook.
Este texto não representa a opinião do GeekBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Facebook