Quadrinhos

HQ Gato Coió - Bom humor na medida certa

Personagem lançado em 1997 ganha sua segunda revista


O Brasil tem uma grande leva de artistas independentes e talentosos em diversos segmentos, que fazem de coisas simples, grandes obras. Nos quadrinhos não poderia ser diferente, apresentando as tiras de um gato nerd/gamer que mal conheço mas já considero pakas: Gato Coió.


Gato Coió é um personagem de tiras criado em 1997 por Gisele Henriques, suas tiras são com temática de games e cultura pop. Ele foi publicado na coletânea anual Tiras de Letra, da extinta Editora Virgo, na coluna de games do JB Online e do jornal O Fluminense. Atualmente sua publicação é em streaming do Social Comics. A segunda edição, lançada na Amazônia Comicon 2016, já está disponível com o título Guerra Se Viu.

As piadas são sucintas como uma boa tira lembrando o tipo de humor do Hagar, o Horrível, onde o protagonista tende a não se dar bem sempre, principalmente quando está com sua companheira. Coió tem uma namorada chamada Lalá, ela também é viciada em games e apaixonada pelo Coió, mas é muito ciumenta e por isso protagonizam diversas brigas e confusões.
Trecho da edição "Guerra Se Viu"
Existem outros personagens no universo do Coió que trazem um outro ângulo para as histórias. Assim como nas histórias de Simon's Cat e Garfield, Coió possui uma dona de nome Gisele que interage com ele em algumas de suas tiras, podendo assim, expandir seu universo e, diferente dos citados acima, a dona de Coió possui tiras interagindo com outras pessoas sem o gato estar presente. No início da hq, antes de cada tira, existe um pequeno resumo de cada personagem para o leitor se ambientar sobre quem é quem. São 16 páginas com cerca de 30 tiras tendo como trama principal o arco "Guerra Se Viu", onde Coió e sua namorada trocam uma ida ao cinema pelo videogame e começam uma batalha de proporções épicas como os heróis no filme.

Sobre a autora

Gisele Henriques é nascida no Rio de Janeiro -  RJ, e atualmente mora na cidade de Cametá - PA, onde trabalha como jornalista, sendo âncora do Jornal RBA Cametá, veiculado pela TV Tocantina (RBATV/Band), com participação em outros programas da emissora, como o Conexão Games. É desenhista e contista, já colaborou com inúmeras publicações, tanto na internet, quanto em meio impresso (fanzine, coletâneas e jornais).
Autora e sua obra

Considerações

Gato Coío é um quadrinho que eu, como leitor assíduo de tiras de jornais, internet e etc, adorei ler. Seu humor focado em coisas do cotidiano nerd/gamer, traz mais identificação ao leitor em algumas situações como quando a personagem Gisele fala sobre as coleções que está fazendo e a quantidade de contas a pagar após sua onde de consumo. Gato Coió é uma hq que mostra que temos bons quadrinistas brasileiros e a internet está aí para exibi-los.


Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google