Universo Geek

Bairro da Liberdade - uma influência da cultura japonesa no coração de São Paulo

Um passeio diferente para fazer em um domingo com a família ou amigos


Em junho, se comemora a imigração japonesa no Brasil. Na cidade de São Paulo entre junho e julho acontece alguns eventos com essa temática, como o Festival do Japão e a Anime Friends. Aproveitando essa época, segue um pequeno roteiro do  bairro da Liberdade.

O bairro da Liberdade, é um bairro turístico, localizado no centro de São Paulo com fácil acesso através da linha azul do metrô. É nítida a influência japonesa, seja nos restaurantes, nas lojas ou na arquitetura, com as suas lanternas e seus pórticos nas ruas do bairro.

As laternas em uma rua do bairro da Liberdade

Aos domingos na Praça da Liberdade, na saída do metrô, acontece a famosa "Feirinha da Liberdade", lá é possível encontrar artesanatos, paisagismo e culinária. Nas barracas de artesanatos e plantas, pode-se escutar histórias, lendas sobre como aquele objeto foi criado, quem foi homenageado e como influenciará na sua vida o que você comprar. Na parte gastronômica, há possibilidade de apreciar algumas comidinhas asiáticas, como o yakissoba, tempurá, takoyaki (bolinho de polvo), espetinho de camarão, guiozá....há banquinhos espalhados no entorno, porém como o fluxo de pessoas geralmente é grande, acabamos por comer em pé mesmo.
Feirinha da Liberdade
Vamos as compras???
O Sogo Plaza é um prédio galeria, e  fica na rua Galvão Bueno, 40. Encontra-se de tudo por lá, principalmente eletrônicos e objetos da cultura pop e otaku: camisetas, pelúcias, miniaturas, jogos e até mesmo costureiras para quem quer fazer cosplay em eventos.
Interior do Sogo Plaza
Nas ruas do bairro há armazéns e mercados, com produtos importados e diferentes. Um banquete para quem gosta de consumir doces, bebidas e salgados japoneses, produtos franceses, norte-americanos... também tem por lá. Se você gosta de cozinhar, nas prateleiras tem shimeji, funghi, arroz, kani-kama, macarrão japonês, e frutas não tão comuns no Brasil como mirtilo, framboesa, cereja..
Coca-cola importada, nos sabores de baunilha e cereja
Shimeji na manteiga preparado em casa (feito por mim) 

Fim de tarde, bateu aquela fominha?
Tem a Bakery Itiriki, uma conhecida padaria que serve pães, doces e salgados, que ganha o consumidor com a beleza dos produtos, e posteriormente pelo paladar, há produtos famosos como o melon-pan e o kare pan. Recentemente, foi incluso no cardápio, algumas opções sem glutén, sem lactose, vegetaria e vegana, tudo para abranger um maior número de clientes.
Entrada da Bakery Itikiri
Salgados 
Doces
O bairro da liberdade vai muito além desse pequeno roteiro (passeio realizado no último domingo,10.07.16) , tem livrarias especializadas, sebos, lojas de game, produtos de beleza, infelizmente o fliperama fechou, mas há um leque muito grande de opções para quem quer fazer um passeio diferente pela cidade.
Não deixe de conhecer o bairro mais japonês, no coração de São Paulo. ;)


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google