Cinema

Star Trek Beyond: George Takei fala sobre Sulu ser Gay

Antigo interprete do personagem (que é gay assumido) não concorda com a mudança de Sulu.


Os fãs costumam levar os personagens muito a sério. Independente de um reboot estar ou não tentando fazer um universo já preestabelecido parecer mais atual. Para uma série com uma bagagem que foi construída por 50 anos, Star Trek está, mais uma vez, agitando as coisas. A série não perdeu tempo ao sair fora da curva e escalar um elenco multi-racial, e agitou bastante as coisas ao trazer o primeiro beijo inter-racial da TV (entre Kirk e Uhura) em 1968 - perto do fim do Movimento de Direitos Civis nos EUA.

Diversidade nas telas é uma forma de representatividade importante, assim como a diversidade por trás dos bastidores. Zachary Quinto, que interpreta Spock, papel que deu fama a Leonard Nimoy, se declarou gay em 2011; somente dois anos após o reboot de Star Trek, de J.J. Abrams. George Takei, que interpretou Hikaru Sulu nos anos 60, se assumiu em 2005, com 68 anos. Quando o intérprete atual de Sulu, John Cho, revelou que em Star Trek: Beyond será revelado que Sulu é gay, Takei ficou encantado e ao mesmo tempo consternado.

Em uma entrevista para o THR Takei disse:
"Estou encantado que há um personagem gay. Infelizmente é uma distorção da criação de Gene. Eu realmente acho lamentável. [Roddenberry] era um forte ativista na luta pela igualdade LGBT [na época]. Mas ele disse que estava no limite e caminhando por um caminho muito estreito - e se ele fosse muito pressionado a série não estaria no ar."

A troca da orientação sexual de Sulu para o próximo filme foi uma ode ao próprio Takei; uma ideia que veio do próprio roteirista e ator de Star Trek, Simon Pegg, e do atual diretor Justin Lin. Takei sabia dos planos de Sulu ser abertamente gay há mais ou menos um ano e até mesmo tentou convencer Cho a falar com os responsáveis para mudarem de ideia:
"Eu disse a ele, 'use sua imaginação e crie um personagem com um histórico de ser gay, ao invés do Sulu, que é hetero por todo esse tempo e do nada vai revelar que sua opção sexual é outra. Esse filme vai ser lançado no aniversário de número 50 de Star Trek, 50 anos pagando tributo à Gene Roddenberry, o cara cuja visão é carregada por meio século. Honrem ele e criem um novo personagem.' Eu insisti a eles. E ele me deixou acreditando que isso iria acontecer."
Mas como atual ator de Sulu em Star Trek, Cho gostou da nova abordagem do filme "que não é uma coisa para ser feito um estardalhaço. Que é uma coisa que eu pensava que nos faria evoluir como espécie - de não se preocupar com a orientação sexual das pessoas." Como será que os fãs irão receber essa notícia?

Star Trek: Beyond será lançado nos cinemas no dia 22 de Julho.

Fonte: Screen Rant
Texto traduzido por Murilo Burns.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google