Animes Cinema Mangás Séries & TV

Dia do Canhoto: conheça alguns "esquerdinhos" famosos

Pouca gente sabe, mas dia 13 de agosto é o dia do canhoto. Para comemorar a data, nada melhor que destacar algumas figuras importantes

Dia 13 de agosto. Um dia comum para muitos, mas para uma parcela da população, é um dia especial, pois neste dia se comemora o Dia Internacional do Canhoto. E que forma melhor de comemorar a data do que conhecendo algumas personalidades (reais e fictícias) que também tem a mão esquerda como predominante? Vamos lá!

O passado e o surgimento da data

Em tempos antigos, onde o folclore e a religião eram ainda mais importantes nas culturas, diziam-se coisas terríveis sobre o lado esquerdo do corpo, sobre "espíritos malignos espreitam sobre este ombro", "acordar com o pé esquerdo é sinal de dia ruim" e o famoso "braço direito", sinônimo de alguém de extrema importância e confiança. Porém, a superstição não parava ai, acreditava-se que ter a mão esquerda como dominante era um sinal de neurose, rebeldia, criminalidade e homossexualidade.

Foi então que, no dia 13 de agosto de 1976, surgiu no Reino Unido a comemoração que tinha o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde a maioria esmagadora é destra.

E hoje em dia?

Atualmente, a "grande luta" envolve utensílios do cotidiano, tais como cadernos, pincéis e lousas e o maior inimigo de todos: o famigerado abridor de latas convencional. Felizmente, todos problemas são contornáveis, e para aqueles que desejam maior comodidade, existem sites com produtos especializados para nós, canhotos.

Após uma breve história, é hora de conhecer algumas famosas figuras da cultura pop que estão ai para nos representar e erguer o braço esquerdo
Bart Simpson - Os Simpsons
Mulan - Filme homônimo
Arya Stark - Game of Thrones
Hajime Saitou - Samurai X
Superbi Squalo - Katekyo Hitman Reborn!
Rei "Sailor Marte" Hino - Sailor Moon
Hugh Jackman
Wil Wheaton
Scarlett Johansson
Keanu Reeves
Além dos mostrados acima, existem muitos outros canhotos cujos nomes são facilmente lembrados como Barack Obama, Bill Gates, Iggy Pop, Sephiroth, Gajeel Redfox e Sasuke Uchiha.

Para finalizar esse especial, algumas curiosidades sobre canhotos:
  • Apenas 11% da população do mundo é canhota. Mulheres são mais propensas a serem destras que homens.
  • Segundo testes conduzidos pela Universidade de St. Lawrence em Nova Iorque, existem mais canhotos que destros com QI acima de 140. Alguns exemplos são Albert Einstein e Benjamin Franklin.
  • Os Incas acreditavam que canhotos possuíam poderes mágicos.
  • Apesar de 90% da população humana ser destra, em outros animais como gatos e ratos, a distribuição com relação a pata dominante é de aproximadamente 50-50.
  • Estudos demonstraram que se um canhoto ficar incapacitado de utilizar sua mão, ele aprenderá a utilizar a outra mão mais facilmente que os destros.
  • Canhotos tendem a ser melhores que destros quando estão realizando múltiplas tarefas e possuem pensamentos mais rápidos.
  • Canhotos possuem o lado criativo mais desenvolvido, por isso tendem a seguir para áreas que utilizam criatividade.
  • Shigeru Miyamoto, criador de Mario, é ambidestro (sabe usar ambas as mãos para quase tudo), porém favorece sua mão esquerda, fato que é refletido em suas criações: Bowser Jr e Link são alguns de seus personagens canhotos.
Feliz Dia do Canhoto para todos!!

Fontes e Créditos:

Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google