Livros

Escritora brasileira Karen Alvares trabalha em dois novos livros

O Geek Blast falou com a escritora e trouxe todas as novidades para você!


Responsável pela criação de universos fantásticos, a escritora brasileira Karen Alvares está trabalhando atualmente em duas novas produções ainda sem previsão de lançamento - mas que prometem impactar a literatura brasileira. As obras, ainda sem nomes revelados pela escritora, juntam-se aos sucessos Inverso e Reverso, ambos lançados pela Editora Draco. O Geek Blast conversou com a autora durante a Comic Con Experience 2016, que ocorreu este mês em São Paulo. Confira.

Enquanto a maioria feira de cultura nerd da América Latina ocorreria, a Editora Draco levou alguns dos principais autores para o 'Castelo da Editora Draco', estande elaborado no meio da Comic Con Experience. Dentre os autores estava Karen Alvares, a qual conversou com a equipe do Geek Blast e falou sobre as obras, futuro e também o cenário atual da literatura brasileira.

Esbanjando bom humor a escritora - que é nerd assumida - não escondeu a empolgação em estar na maior feira da América Latina ao ser questionada sobre a importância de um evento do porte da CCXP para novos autores. "Enorme! Muitas pessoas passam pela Comic Con Experience e, por mais que o foco não seja exatamente livros, uma boa parte do público também curte literatura e acaba se interessando pelas obras. É uma alegria e uma honra poder participar como autora de um evento de tão grande porte e tão popular".

Karen possui extensa experiência pelo mundo da literatura. Em uma conversa rápida, a escritora deixa claro o amor que sente pela escrita e pelas mais diversas formas de se explorar este mundo. Ela é responsável por publicações de romances, contos, participações em revistas e também publicações em inglês - pois também possui fãs fora do Brasil. Contudo, um dos temas recorrentes nas publicações é o universo fantástico. Nós a questionamos sobre isso.


Geek Blast: O livro 'inverso' investe na literatura fantástica. Da onde surgiu o seu interesse em escrever para este público?

Karen Alvares: Na verdade, não foi bem uma escolha; acredito que é a história que exige como deve ser contada, e Inverso (assim como sua continuação, Reverso) precisava desse tom fantástico para a história funcionar. Gosto muito de ler e escrever fantasia, e tenho muita afinidade com público que lê esse tipo de obra porque também faço parte dele. Mas às vezes até fujo dessa linha; por exemplo, no momento estou escrevendo dois livros (um romance e um livro de contos) que não são de fantasia, e estou gostando bastante.

"Nós, leitores, vivemos em uma bolha, e às vezes pensamos que muitas pessoas leem e gostam de ler, mas a verdade é que, fora dessa bolha, há muitas pessoas que quase nem chegam perto de livros". - Karen Alvares

Geek Blast: São esses os projetos que você está trabalhando no momento? Pode nos adiantar alguma novidade?

Karen Alvares: Então, como deixei escapar, estou escrevendo um romance e um livro de contos. Não posso contar muito sobre eles, mas posso dizer que um desses livros é sobre O Cirurgião, o misterioso e terrível personagem que criei no conto Ninguém.

O conto Ninguém, de Karen Alvares, está temporariamente grátis para download em todas as lojas oficiais, inclusive pela Amazon através deste link - baixe agora o seu

Geek Blast: Atualmente o mercado literário sofre falta de investimento e incentivo. Segundo o Ministério da Educação, a cada ano o número de livros lidos por ano vem caindo no Brasil. Ao seu ver, como podemos contornar essa situação?

Karen Alvares: Com mais educação e incentivo à leitura. Não somos um país de leitores, e isso é muito triste. Mas por quê? Porque você não vê, ou vê muito pouco incentivo. Nós, leitores, vivemos em uma bolha, e às vezes pensamos que muitas pessoas leem e gostam de ler, mas a verdade é que, fora dessa bolha, há muitas pessoas que quase nem chegam perto de livros. E não é apenas na classe mais humilde da população não; já vi, até mesmo em feiras, gente com dinheiro e que estudou, que não quer nem saber de ler. Muitas vezes você vê crianças com vontade de folhear, de comprar um livro, e os pais não ligam, desprezam a vontade da criança e não aproveitam a oportunidade de incentivar os próprios filhos a lerem, o que é muito triste. Não é apenas a educação e o incentivo na escola que está faltando, é também em casa. É preciso criar uma cultura de leitores no Brasil.


Para conhecer todos os livros - e links para compra - dos livres de Karen Alvares, acesse o blog oficial da escritora ou visite o site da Editora Draco. Você também pode acompanhar as novidades através da fanpage oficial ou ainda segui-la no Twitter e/ou instagram através do @karen_alvares

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google