Quadrinhos

Guia da Bienal do Rio para fãs de HQs e mangás

Porque a Bienal não é só feita de livros!



No próximo dia 31 de agosto até o dia 10 de setembro, no Riocentro, começa a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários do país. Mas não são só os leitores de livros que aproveitam esse evento, por isso criamos o guia de como aproveitar o melhor que a Bienal tem para oferecer para os fãs de quadrinhos e mangás.

Geek Quiz


Uma novidade nessa edição da Bienal é a área Geek & Quadrinhos que terá, além de outras atrações, vários geek quiz ao longo dos dias, valendo livros e quadrinhos como prêmio. No dia 1º de setembro, às 15 horas, no pavilhão verde, terá o quiz do Cinema com Rapadura, com mediação de Jurandir Filho e Affonso Solano; no dia 3 de setembro, às 18 horas, no pavilhão verde, terá um quiz sobre o mundo nerd em geral, com mediação de Diogo Braga e Affonso Solano; e nos dias 4 de setembro, às 17 horas, e 08 de setembro, às 15 horas, no pavilhão verde, terá outros dois quiz sobre o mundo nerd em geral, dessa vez com mediação de André Gordirro e Affonso Solano.

Stands


Os stands, claro, são provavelmente a parada mais importante na Bienal: não dá pra sair de lá sem comprar aquele volume que falta na sua coleção ou começar uma nova. Além de servirem para manter sua coleção de quadrinhos e/ou mangás em dia, alguns stands também costumam dar descontos em boxs fechados ou até mesmo no valor total da compra, por isso não deixe de visitar o stand da Comix, no L09/M14 do pavilhão verde; o stand da Devir, no L14 do pavilhão verde; o stand da Jambô, no M18 do pavilhão verde; e os stands da Panini, no L01/M02 do pavilhão verde e no K22 e no G34 do pavilhão azul.

Palestras


As palestras também são ótimos atrativos da Bienal: além de podermos ver nossos autores favoritos ao vivo, também podemos saber mais sobre o trabalho deles. Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores palestras para os fãs de quadrinhos e mangás: no dia 31 de agosto, às 17 horas, no pavilhão verde, Carlos Ruas, autor das tirinhas Um Sábado Qualquer, conversará sobre seu trabalho com Affonso Solano; no dia 2 de setembro, às 19 horas, no pavilhão verde, Affonso Solano conversará com Gabriel Bá e Fábio Moon sobre o último lançamento dos gêmeos, a adaptação para os quadrinhos de How to Talk to Girls at Parties, de Neil Gaiman; no dia 7 setembro, às 18 horas, no pavilhão verde, Tiago Rex, Fernando Caruso, Thiago Romariz e Affonso Solano irão conversar sobre a DC nos cinemas; e no dia 9 de setembro, às 19 horas, no pavilhão verde, Will Conrad, Cris Peter, Adriana Mello e Affonso Solano irão conversar sobre a profissão de quadrinista.

Encontro com autores


Quem não adoraria ter seu quadrinho autografado por um autor que admira? Nessa Bienal, será possível se encontrar com dois grandes mestres dos quadrinhos no Brasil, o Ziraldo, no dia 1º setembro, às 11 horas, no pavilhão verde, e o Maurício de Sousa, nos dias 2 de setembro, às 17 horas e meia, no pavilhão verde; 3 de setembro, às 17 horas, no pavilhão laranja; e 10 de setembro, às 17 horas, no pavilhão verde. Além deles, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon também estarão na Bienal no dia 2 de setembro, às 19 horas, no pavilhão verde.

Oficina de HQ


Na área Geek & Quadrinhos, a Bienal também estará oferecendo uma oficina em que você poderá montar seu quadrinho em formato de livreto, com apenas uma folha de papel, usando a técnica do origami. A Oficina de HQ acontecerá no pavilhão verde, nos dias 1º de setembro, às 13 horas; 2 de setembro, às 14 horas e 18 horas; 3 de setembro, às 14 horas e 18 horas; 4 de setembro, às 13 horas; 5 de setembro, às 13 horas; 6 de setembro, às 13 horas; 7 de setembro, às 14 horas; e 8 de setembro, às 14 horas.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google