Felicidade por um Fio – uma história sobre aceitação

Felicidade por um Fio é uma filme do gênero comédia romântica disponível no serviço de streaming Netflix, estrelado por Sanaa Lathan e Ernie Hudson


Felicidade por um Fio é uma comédia romântica que faz parte do catálogo da Netflix. O filme estreou no serviço de streaming em 21 de setembro de 2018. Estrelado por Sanaa Lathan e com a participação de Ernie Hudson, o filme fala sobre aceitação e empoderamento feminino. 


Sinopse

Uma publicitária perfeccionista com problemas na vida amorosa embarca numa jornada de autoconhecimento, que começa com um visual radicalmente novo.

No filme, Violet (Sanaa Lathan) se esforça para ser a mulher perfeita, daquelas que a gente vê nas novelas e nas capas de revista, que acorda com cara de quem acabou de sair do salão de cabeleireiros. A impressão vai além disso - ela representa uma daquelas mulheres poderosas e bem sucedidas como as personagens da Shonda Rhimes, o tipo de mulher que as blogueiras de moda querem que a gente acredite que são, mas que se trata apenas de personagem de ficção.


A obsessão pela aparência de Violet é tamanha que numa das cenas mais insanas do filme ela acorda de madrugada para que a mãe possa arrumar o seu cabelo. Depois, ela deita cuidadosamente ao lado do namorado para aguardar ele despertar. Eu só conseguia pensar: "isso é loucura". Será que esse cara não percebeu que ninguém acorda assim? Quem já dormiu maquiada sabe bem o que acontece.

O filme cria situações fantásticas para mostrar como a cultura da aparência influencia e comanda a vida das mulheres há séculos. Entretanto, tudo através da perspectiva da mulher negra, que teve a vida transformada pela necessidade de alisar os cabelos.

É impossível você, mulher, não se enxergar nas diversas situações vividas por Violet. Principalmente se você for uma mulher negra como eu, que já deixou de entrar na piscina para não estragar o penteado.

Numa das cenas memoráveis do filme, ela raspa o cabelo num gesto de desespero e impulsionada pela busca da aceitação de seu novo visual, finalmente se conecta com o "verdadeiro eu". O filme mostra toda a trajetória dela indo além: de encontrar a força necessária para mudar o que não estava legal na vida, apoiada pela liberdade conquistada pelo "foda-se".



Fazia tempo que um filme não me deixava tão impactada. Afinal, uma história bem contada cumpre o papel de proporcionar reflexão, sem precisar de efeitos especiais grandiosos. Senti-me tão conectada com a personagem que não percebi o tempo passar. Então, o filme acabou e fiquei esperando por mais.

Falar que eu recomendo Felicidade por um Fio é chover no molhado. Esse filme pode e deve ser apreciado por quem gosta de narrativas que causam impacto. Nesse filme não temos atores conhecidos de Hollywood, mas temos alma.


Ficha técnica

Título: Felicidade por um fio
Título original:  Nappily Ever After
País: EUA
Data de estreia: 21 de setembro de 2018 na Netflix
Gênero: Comédia, Comédia Romântica
Classificação: 12 anos
Duração: 108 minutos
Distribuidora: Netflix
Direção: Haifaa Al-Mansour
Elenco: Sanaa Lathan,  Ricky Whittle, Lyriq Bent, Lynn Whitfield, Ernie Hudson, Camille Guaty e Brittany S. Hall.uções.

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google