Cinema

Crítica: Filme - Sierra Burgess é uma Loser – versão adolescente de Cyrano de Bergerac

O filme Sierra Burgess é uma loser, Shannon Purser, é um romance adolescente, que narra as desventuras amorosas de Sierra uma garota comum do ensino médio



O filme Sierra Burgess é uma Loser é um romance adolescente que estreou na Netflix em 07 de setembro. Estrelado por Shannon Purser e Noah Centineo, que é o queridinho dos filmes adolescentes de serviço de streaming, o filme conta as desventuras amorosas de Sierra, uma garota comum do ensino médio.


Uma mensagem enviada por engano dá início ao romance virtual entre uma nerd, Shannon Purser, e um atleta, Noah Centineo. O problema é que ele acha que está falando com uma popular líder de torcida, Kristine Froseth. – Sinopse retirada da Netflix.


Sierra Burgess é uma jovem que não tem o corpo padrão cultuado em revistas de moda e perfis do Instagram. Ainda para piorar a situação, o pai, Alan Ruck, é um escritor de sucesso e a mãe, Lea Thompson, uma palestrante rainha da autoajuda. Daquelas que fazem a gente gritar “EU SOU INCRÍVEL E MEREÇO TUDO ISSO“. Para desespero da filha, testa seus discursos encorajadores com ela. Ambos estão tão imersos em sua carreira que não percebem que a filha enfrenta problemas de aceitação. Afinal, aquela é uma família bem-sucedida.

Sierra Burgess é uma loser é o tipo de narrativa que você já sabe o final antes mesmo de começar, por isso ignorei o romance virtual entre Sierra e Jamey e me concentrei na amizade entre Sierra e Verônica, Kristine Froseth. Apesar de ser um tanto clichê, é bem interessante dentro do contexto do longa. Pois, como qualquer pessoa comum, Sierra acredita que a vida das garotas populares é mais fácil que dos nerds como ela. Entretanto, no decorrer da narrativa, ela descobre que Verônica também tem sua cota de sofrimento.


Afinal, manter a imagem padrão dos perfis com muitos seguidores é mais difícil do que parece. Uma vez que atitudes insanas são necessárias para conquistar mais likes. Tanto, que em dado momento garrei ódio da Sierra, pois ela foi desnecessariamente vingativa com Verônica.

Outra coisa que não pode faltar nesse tipo de filme é o "parça" inseparável, que no caso de Sierra era seu BFF Dan, RJ Cyler, o personagem responsável pela parte cômica do filme.

A coisa mais fofa de Sierra Burgess é uma loser é a música Sunflower, que Sierra canta no finalzinho. Uma canção que expressa com delicadeza o sentimento da mocinha desajeitada. Além de ter uma mensagem muito impactante, mais profunda do que parece. Já que o girassol é uma flor, que apesar de desprezada, tem mais funções que a rosa.

Enfim, Sierra Burgess é uma Loser é um romance adolescente, ainda que fraquinho. Tem uma mensagem interessante que apresenta os medos e anseios da adolescência. Fala sobre o desejo de pertencer ao grupo, aceitação e afirmação, e por causa disso merece ser visto.

Ficha técnica


Nome: Sierra Burgess é uma Loser
Nome original:  Sierra Burgess is a Loser
País: EUA
Data de estréia: 7 de setembro de 2018 na Netflix
Gênero: Comédia Romântica, Filme adolescente, Romance
Classificação: 12 anos
Duração: 105 minutos
Distribuidora: Netflix
Direção: Ian Samuels
Elenco: Shannon Purser, Kristine Froseth, R.J Cyler, Noah Centineo, Lea Thompson, Alan Ruck, Loretta Devine e Mary Path Gleason.  


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google