Cinema

Crítica: Filme Como Treinar o seu Dragão 3 – O Mundo Escondido uma ode ao amor e respeito

Dia 17 de janeiro nos cinemas o filme Como treinar o seu Dragão 3: O Mundo Escondido, animação da Dreamworks que é a última aventura de Soluço e Banguela



O filme Como Teinar o seu Dragão 3: O Mundo Escondido, da DreamWorks, terceira aventura de Soluço e Banguela chega aos cinemas em 17 de janeiro. Sendo que, o Brasil é o primeiro país que vai lançar esse filme em todo o mundo.


Agora chefe e governante de Berk ao lado de Astrid, Soluço criou uma gloriosa e caótica utopia de dragões. Quando a súbita aparição da Fúria da Luz coincide com a ameaça mais sombria que sua aldeia já enfrentou, Soluço e Banguela devem deixar seu verdadeiro lar e viajar para um mundo escondido que só existe nas lendas. À medida que seus verdadeiros destinos forem revelados, o dragão e o cavaleiro lutarão juntos - até os confins da Terra - para proteger tudo o que eles construíram até aqui. (Sinopse retirada do site oficial)



A trilogia como treinar o seu dragão mostra o desenvolvimento dos personagens Soluço e Banguela. Se no primeiro filme temos um adolescente medroso e franzino, no último encontramos um Soluço que se tornou o líder de sua comunidade, tentando fazer o melhor para proteger os dragões e sua família.

É incrível como alguns filmes conseguem sintetizar um momento histórico perfeitamente. Este é o caso de Como treinar o seu Dragão 3. Porém, acredito que não seja uma coincidência, pois, esse tipo de coincidência não ocorre no mundo dos cinemas. Mas, sim uma tentativa de mostrar que mesmo tentando fazer o bem, podemos magoar outras pessoas ao tentar forçar que compartilhem nossas crenças. Visto que, nem sempre o que é bom para você é bom para todos. Por isso precisamos aprender a respeitar as diferenças e, simplesmente, deixar ir.




Como treinar as pessoas para conviverem em harmonia com os dragões


Soluço é um carinha que acredita que humanos e dragões podem viver em comunidade, por causa disso ele cria um povoado onde pessoas e dragões convivem juntos. Depois sai por aí resgatando dragões que foram capturados por caçadores. Tudo seria lindo se todos compartilhassem do mesmo ideal de Soluço. Contudo, a ganância faz com que as algumas pessoas façam o que for preciso para obter vantagens. Portanto, ainda que com a melhor das intenções Soluço coloca todo o seu povo em risco, assim como os dragões que tanto tentou proteger.

O filme Como treinar o seu Dragão 3 é uma narrativa sobre família, amor e liberdade. Que apresenta valores como união e amizade. Todavia, foi a duras penas que Soluço aprendeu que nenhum homem é uma ilha, e que grandes líderes se cercam das pessoas certas para conquistar e evoluir.


Um Banguela apaixonado  


Ainda que estejamos longe do ideal de mundo que Soluço tanto desejava, o filme mostra que precisamos continuar acreditando e fazendo o nosso melhor para que as coisas alcancem o seu equilíbrio. Para que humanos e natureza sejam capazes de coexistir sem que a presença do primeiro ameace a existência dos demais. E que o amor é o bem mais precioso. Após tanto tempo lutando juntos, Astrid e Soluço mereciam o seu happy ending. Pois, não é que até o Banguela encontrou a sua metade da laranja, com a chegada da Fúria da Luz, o cupido acerta o nosso destemido dragão.
Olha, depois de toda essa análise também não acredito em coincidência na escolha do Brasil para o lançamento do filme.

Enfim, o filme Como Treinar o seu Dragão 3: O Mundo Escondido é uma história que exalta a união e o amor. Que vai conquistar a todos por causa de sua mensagem de liberdade e esperança. Soluço é uma pessoa que acredita que um dia iremos conseguir viver em harmonia. Entretanto, infelizmente, esse dia ainda não chegou, uma vez que temos muito a aprender sobre amor e respeito.









Ficha Técnica


Nome: Como Treinar o seu Dragão 3 - O Mundo Escondido
Nome original: How to Train your Dragon – The Hidden World
País: EUA
Data de estréia: 17 de janeiro de 2019
Gênero: Animação, Aventura, Família
Classificação: Live
Duração: 104 minutos
Distribuidora: Universal Pictures
Direção: Dean BeBlois
Elenco: Jay Baruchel, America Ferreira, Cate Blanchett, Kit Harrington, Craig Ferguson, F. Murray Abraham, Jonah Hill e Christopher Mintz-Plasse.


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google