Cinema Universo Geek

Anime & Folclore: Kodama

Habitando em árvores, os kodama traduzem a importância sagrada das árvores para a vida


O Japão usa muitas referências religiosas e culturais para a criação de personagens em suas histórias. Nesta série de post, explicamos algumas delas. Hoje, falaremos sobre uma criatura que sintetiza bem a relação sensível entre a cultura japonesa e a natureza: o kodama.


Para falar do kodama, é preciso falar antes sobre o importante significado que as árvores possuem no folclore japonês. As especificidades de culto variam de cada região, mas era comum que árvores grandes e antigas fossem consideradas sagradas. É por isso que algumas delas possuem uma corda amarrada no tronco. É o shimenawa, que sinaliza uma conexão divina.

Árvore com shimenawa em Kyoto. Foto: Raadust

O kodama é o espírito das árvores. Sua aparência não é bem definida, mudando muito dependendo do autor. Alguns retratam-nos como idosos, outros como seres fantasiosos. Mas, todos estão ligados à natureza, representando a espiritualidade que existe nela.

São seres pacíficos e antigos, prontos para compartilhar conhecimentos e proteger a natureza. No entanto, também eram temidos. Acreditava-se que eles eram capazes de amaldiçoar a aldeia de quem derrubasse uma árvore com um deles, o que provocava receio de desrespeitar o meio ambiente.

Outra tradução para kodama é “eco”. Considerando o ar de mistério que essa palavra carrega, não é difícil imaginar como esses sons que reverberam pelo espaço não poderiam ser interpretados como a própria presença desses espíritos arbóreos.

Kodama na cultura pop


O clássico Princesa Mononoke (1997) tem uma das representações mais conhecidas do kodama. No filme, eles são pequenos seres cuja presença indica se uma floresta é saudável. Sua aparência lembra outro youkai presente em árvores, o ninmenju.


A série Digimon tem inspirações bastante variadas para os monstros digitais. Palmon, digimon de Mimi no Adventure (1999), possui poderes que lembram bastante as habilidades dos kodama, além de sua personalidade gentil e protetora.


A popular franquia Pokémon possui um monstrinho com inspirações no kodama. No quarto filme, Viajantes do Tempo (2001), é apresentado Celebi, um poderoso pokémon ligado à natureza.


Ao no Exorcist (2009) faz o que parece ser uma referência ao kodama. Nele, há pequenos e dóceis seres chamados Greenman com a habilidade de crescer plantas diversas em seus corpos.


FOSTER, Michael Dylan. The Book of Yokai: mysterious creatures of japanese folklore. 2015.


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google