Cinema Livros

Resenha: Livro - As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível livro de Stephen Chbosky publicado pela Rocco virou filme em 2012 estrelado por Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson



O livro As vantagens de ser invisível conta as aventuras de Charlie, Patrick e Sam. Pessoas muito diferentes que criam um vínculo através de uma amizade um tanto improvável. Uma vez que Charlie é mais novo que os dois irmãos, que se preparam para ir pra faculdade. 
O livro deu origem ao filme de mesmo nome lançado em 2012 pela Paris Filmes, estrelado por Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson.

Sinopse:
"Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado."
Em As vantagens de ser invisível, Charlie conta suas descobertas nos primeiros anos do ensino médio. A narrativa é toda desenvolvida por meio de cartas que Charlie envia para um destinatário desconhecido, o jovem conta a sua rotina, dos amigos e fala acerca da relação com a família. 
No início do livro uma tragédia provoca uma grande ruptura na vida de Charlie. Seu melhor amigo comete suicídio e isso balança as estruturas do garoto e dos demais alunos. Entretanto, este não é o episódio que causou o impacto mais intenso na vida de Charlie, pois ele já era considerado uma pessoa diferente há algum tempo, o que deixa claro que existe algo mais profundo.


Charlie o garoto feliz e triste ao mesmo tempo

Sua família já tratava Charlie como alguém frágil, que pode se despedaçar a qualquer momento. Desde a morte da sua tia preferida. Esta característica do garoto incomodava a irmã que acreditava ser deixada de lado em virtude das demandas de Charlie. 
Seu irmão mais velho foi para a faculdade e provocou mais uma sensação de perda em Charlie, que encontrou na amizade com os irmãos Sam e Patrick o incentivo que precisava para se abrir e viver novas experiências. 
Sam é uma garota moderna, entretanto seus relacionamentos amorosos mostram que ela não é tão confiante quanto parece, pois namora caras que tentam podar sua personalidade, além de fazerem a garota se esforça demais para agradar. Charlie é apaixonado por Sam e não esconde isso, assim como a garota sabe disso.
Patrick é um rapaz intenso que se joga na vida e nos relacionamentos. Tem uma relação amorosa com outro garoto que não assume sua sexualidade. Este relacionamento leva Patrick ao extremo da autodepreciação, causando problemas emocionais na vida do rapaz.
Entre sexo, viagens de droga e uma trilha sonora em fita cassete, Charlie vai apresentando sua vida através de cartas que troca com um alguém misterioso. Entre uma correspondência e outra o livro As vantagens de ser invisível ainda reserva uma revelação desconcertante no final. 

Ficha Técnica 

Título: As vantagens de ser invisível 
Título original: The perks of being a wallflower 
Autor: Stephen Chbosky
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Edição: 1a. / 2007


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google