Mangás

8 mangás para ler durante as olimpíadas

Teria sido melhor ver o filme do Pel... Quer dizer, ler os mangás dessa lista.

Para os amantes de esportes agosto vai ser "a bola da vez", afinal esporte é o que não vai faltar com o início das Olimpíadas Rio 2016. O mundo todo estará voltado para o Brasil, de 5 a 21 de agosto, com vários atletas disputando várias modalidades diferentes, como ciclismo, judô, futebol, voleibol, entre outros. Então que tal entrar no clima lendo mangás com esportes que estarão nos jogos olímpicos. Aqui vão algumas dicas:

Ahiru no Sora

























Esporte: BASQUETE
Volumes: 44 até o momento
Mangaká: Takeshi Hinata

Sora Kurumatani gosta muito de basquete, só que ele tem em torno de um metro e meio, o que para muitos seria um problema, mas não para ele. Mesmo sendo pequeno ele tem esse afinco com o basquete graças à sua mãe, que foi uma grande jogadora quando nova, mas infelizmente ela está no hospital por causa de uma grave doença. Por causa de sua pequena estatura, Sora treinou muitos dribles e arremessos de 3 pontos para poder competir com os jogadores mais altos (no caso todos). Começando o colegial, ele tenta entrar no clube de basquete, acontece que o time é um grupo de delinquentes que usa o clube como ponto de encontro. Agora Sora tem dois desafios, se provar digno de ser um jogador de basquete, e fazer o time e seus jogadores saírem do mau caminho que tomaram no passado.

Cross Game






















Esporte: BEISEBOL
Volumes: concluído em 17
Mangaká: Mitsuru Adachi

Cross Game conta a história de Koh Kitamura e suas vizinhas, as irmãs Tsukishima. Wakaba (uma das irmãs Tsukishima) e Koh nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital e são amigos desde pequeno. Wakaba trata Koh como o seu namorado, para a insatisfação de Aoba (irmã mais nova), que é bastante ciumenta devido sua adoração pela irmã mais velha, nutrindo assim um certo ódio de Koh. Aoba sempre foi muito boa jogando beisebol como arremessadora, e Kou, apesar de fingir não mostrar interesse pelo esporte, secretamente treinava para ser tão bom quanto Aoba na mesma posição. Mas quando ocorre uma reviravolta do destino, suas vidas são completamente mudadas, e assim Koh ganha um novo sonho: ir para o Koshien, o campeonato colegial de beisebol do Japão.

Ashita no Joe

Esporte: BOXE
Volumes: concluído em 20
Mangakás: Ikki Kajiwara(escritor) e Tetsuya Chiba(ilustrador)

Danpei Tange é um boxeador frustrado, largou os ringues quando perdeu a visão de um dos olhos, e desistiu de ser treinador quando foi traído por seu discípulo. Desde então, vive uma vida de miséria, andando com mendigos e enchendo a cara o dia inteiro. Um dia, chega à cidade onde Tange mora um jovem violento, orgulhoso, aproveitador e mentiroso, que se chama Joe Yabuki. No entanto, sua força e agilidade em suas brigas de rua despertam a atenção de Danpei, que vê em Joe o potencial para se tornar um grande boxeador, talvez até mesmo um campeão. É aí que começa a saga de Joe Yabuki para deixar de ser um simples marginal e se tornar um grande campeão do boxe.

Yowamushi Pedal


Esporte: CICLISMO
Volumes: 45 até o momento
Mangaká: Wataru Watanabe

Onoda Sakamichi é um estudante do primeiro ano da Escola de Ensino Médio Sohoku, é otaku e também é muito tímido. Ele bem que tentou entrar para o clube de pesquisa de anime da sua escola, mas quando conhece Imaizume Shunsuke, um ciclista que ficou conhecido ainda no ginasial, e Naruko Shoukichi, que venceu o Campeonato de Cliclismo de Kansai, Sakamichi decide se juntar ao clube de ciclismo competitivo. Com o apoio de seus amigos todo o talento de Sakamichi para o ciclismo começa a despertar e o que não falta são desafios e um treinamento muito rigoroso.

Giant Killing















Esporte: FUTEBOL
Volumes: 41 até o momento
Mangaká: Masaya Tsunamoto

Giant Killing conta a história de um técnico de futebol e ex-jogador japonês, Tatsumi Takeshi, que luta para levar times amadores à vitória contra times campeões. Tatsumi Takeshi jogava profissionalmente no East Tokyo United, o ETU, e era louvado pelos torcedores por dar tudo de si e levar o time à vitória. Certo dia decide sair do Japão para treinar um time amador Europeu, e desde então é considerado “traidor” por alguns torcedores. Então, dois membros da equipe do ETU vão atrás do técnico para que ele treine o time onde um dia foi jogador e que atualmente está no fundo do poço.

The Prince of Tennis


















Esporte: TÊNIS
Volumes: concluído em 42
Mangaká: Takeshi Konomi

A história é focada em Seishun Gakuen, chamada também de Seigaku, uma escola particular conhecida, principalmente, pelo seu clube de tênis e jogadores talentosos. Tudo tem início quando um aluno chamado Ryoma Echizen se transfere para essa escola e começa a se destacar por suas habilidades no esporte ao derrotar, rapidamente, diversos veteranos. 
Na estrada para alcançar seus sonhos de ganharem o Torneio Nacional de Tênis das Escolas Secundárias, os titulares do time do Seigaku, com seu mais novo membro, fazem novas amizades e aprendem diversas técnicas complexas.

Ping Pong





















Esporte: TÊNIS DE MESA
Volumes: concluído em 5
Mangaká: Taiyou Matsumoto

A história é focada em Tsukimoto e Hoshino, amigos de infância que têm praticado o esporte desde quando eram estudantes do ensino fundamental. Tsukimoto é o garoto impassivo, de óculos, aparentemente sem emoções, que é descrito como um robô por todos que o conhecem, joga para "passar o tempo". Hoshino é o carismático "herói" entusiasmado, sossegado, a quem Tsukimoyo idolatrava durante a infância, joga porque ama ping pong e odeia perder.

Haikyuu





















Esporte: VOLEIBOL
Volumes: 22 até o momento
Mangaká: Haruichi Furudate

Hinata Shouyou, após assistir uma partida de vôlei, almeja se tornar um “Pequeno Gigante”, e junta-se ao clube de vôlei da sua escola, no ensino fundamental. Depois de encontrar novos membros, eles entram no torneio do ginasial, onde eles acabam enfrentando o “Rei da Quadra”, Kageyama Tobio. Apesar de terem perdido, Hinata ainda está determinado a alcançar o topo e realizar sua vingança contra Kageyama. Passado um tempo, ao entrar no colegial, Hinata recebe uma grande surpresa: ele e Kageyama estão na mesma escola e no mesmo time.


Esses são os mangás de esporte que recomendo para lerem durante as olimpíadas, mas é claro que há muitos outros mangás bons sobre esportes, como Slum Dunk por exemplo, que na minha opinião é o melhor mangá desportivo já feito. Enfim cada obra aqui listada merece um momento de sua atenção, então Ready? Go read!!

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google