Cinema

Crítica: Jane Fonda em Cinco Atos de atriz ao ativismo contra a Guerra do Vietnã

Documentário mostra a trajetória da mulher, atriz, mãe, ativista, em um mundo que está em constante evolução

Nesta segunda-feira, 05/11, o canal de TV a cabo HBO, estreou em sua programação o documentário Jane Fonda em Cinco Atos (Jane Fonda In Five Acts). O filme foi baseado em 21 horas de gravação com a atriz, que conta sua trajetória desde o início de sua carreira no cinema ao ingresso no ativismo.


Dividido em cinco atos, como o próprio nome do filme diz, Jane abre partes de sua vida e mostra um outro lado dela, o lado ser humano, que derruba a Teoria dos Olimpianos, onde todos os artistas são endeusados,  trazendo a tona uma mulher real, que se tornou ativista e lutou contra a Guerra do Vietnã.

Dentre os assuntos abordados, pontos importantes são mencionados pela atriz e mostram seus receios e dificuldades, inclusive durante algumas  gravações, principalmente em cenas de nudez.

A história de Jane é cheia de altos e baixos, como distúrbios alimentares, problemas de aceitação, crises de identidade, casamentos, problemas de relacionamentos com filhos, perdas e ao mesmo tempo inspiração para fazer filmes com cunho social e em defesa de povos devastados pela guerra.

No meio de tudo isso, a atriz teve de lidar com suas escolhas, mostrou que todos devem ser valorizados, independente de seu lado. Cada fase que vivia tinha um renascimento que lhe rendia novos ideais e escolhas.


O documentário mostra uma mulher de fibra, que fez escolhas para ela e sua família em uma vida mais simplista, diferente de qualquer outro documentário de uma estrela que falaria somente da experiência de passar pela evolução da sétima arte, lidando com evoluções e novas tecnologias implantadas ao longo das décadas.

Jane Fonda aos 80 anos se mantém nas telonas, com filmes mais comerciais, m:as ainda carrega bagagens de sua vida de ativista, que jamais findou, defendendo outras causas, como o feminismo, por exemplo. Assim atriz se prepara, para o que acredita ser seu “ultimo ato”.

O filme de 133 minutos está na programação da HBO. Para saber os horários das próximas exibições é só entrar no site oficial da emissora.

 


Jornalista apaixonado por música.


Disqus
Facebook
Google