Quadrinhos

HQ "Y - O Último Homem" repensa o lugar das mulheres na sociedade

Ser o único homem, em um planeta onde só há mulheres, não é aquilo que se imagina e Y - O Último Homem, nos mostra as consequências disso.


Como você imaginaria a vida do último homem no planeta? Não estou falando do ultimo ser vivo no planeta, mas sim do último indivíduo do sexo masculino. Sim meus amigos esse é o mundo em que Yorik Brown se encontra. Estranhamente seu macaquinho Ampersand também é o ultimo sobrevivente macho do reino animal e não, a vida dele não é uma farra de orgias.



A historia começa com Yorik pedindo sua namorada, que está na Austrália, em casamento e bem na hora do pedido, meio mundo morre, literalmente, e ele fica sem saber a resposta. Passado um tempo após a tragédia, nosso varão começa a querer descobrir se sua mãe e irmã estão vivas e o principal, reencontrar sua namorada/noiva e quiçá descobrir porque raios somente ele e seu macaco são os únicos seres vivos do sexo masculino. O mais legal de toda essa loucura é que a HQ nos mostra de forma inteligente, divertida e dramática quais as consequências de um mundo onde os homens não existem mais.


A trama desta HQ "pós-apocalíptica" nos traz uma reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade, porque a maioria dos trabalhos exercidos por homens como pilotos de aviões comerciais, trabalhadores de usinas hidroelétricas, policiais, bombeiros, políticos, lixeiros, eletricistas, pedreiros, agricultores, a maioria das bandas de rock que a gente ama, enfim, todas as "facilidades" que temos hoje no mundo são, em sua maioria, provenientes da força de trabalho masculina, e como eles se foram a pergunta que ecoa no ar é: e agora? Não que as mulheres não possam dar conta, tanto que a HQ mostra uma pequena cidade, onde as mulheres são autossuficientes em todos os aspectos, e não sentiram a perda dos homens. E o legal da historia é justamente deixar você imaginando como seria se isso acontecesse de verdade. A luta das mulheres que além de superarem o trauma de perderem seus maridos, filhos, irmãos, e ainda terem que se virar e resolver questões políticas como nomear a nova presidente, quem comandará o exército, como chegarão em outros continentes, acalmar as que ainda não entenderam o que ocorreu, controlar as que enlouqueceram e tudo isso a nível global, realmente não é uma tarefa fácil, e o desenrolar desses fatos te faz devorar a HQ rapidamente.
Primeiro encontro de Yorik com as Amazonas

Uma das sacadas, mais geniais e surreais da HQ. É a forma que o autor aborda as feministas. Em um mundo onde só existem mulheres qual a lógica de existir feministas? E o pior, feministas extremamente radicais, violentas e neuróticas, que se intitulam "as Amazonas", que como tais, cortaram um dos seios para carregarem seus arco e flechas. Os motivos delas, o que pregam, como recrutam novas Amazonas, toda a lavagem cerebral que fazem e a forma que descobrem que ainda existe um homem no mundo são muito bem elaboradas e não perdem o tom de ironia e comédia, com destaque para a caçada que elas começam em busca de Yorik e uma virada surpreendente e inesperada que você só vai descobrir se ler a HQ, ganhadora de dois prêmios Eisner, e que fará você pensar “EU PRECISO COMPRAR A PRÓXIMA".

E sabe o que mais? A Fox lançou um seriado baseado em Y, chamado "The Last Man on Earth". Confira o trailer:


Y – O Último Homem, escrita por Brian K. Vaughan e desenhado por Pia Guerra.
Volume 1 reúne as edições 1 a 10 do original Y: The Last Man.
Formato americano (17 x 26)
Valor R$ 72,00
260 páginas
Papel Couché
Capa Dura

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google