Cinema

Jedi ou Sith, qual lado da Força você escolheria?

Entenda o que é ser um Jedi e um Sith, e escolha qual lado da Força você pertencerá.


Quando o assunto é Star Wars, é impossível não se lembrar de Darth Vader e a Marcha Imperial (TAN TAN TAN TAN TÃNAN)  sempre seguido dos Stormtroopers com suas armas de laser, o que nos remete a uma pergunta: se você tivesse midi-chlorians suficientes para manipular a força, você seria um Jedi ou sucumbiria ao lado negro da Força? Para te ajudar nessa escolha mostrarei o que você precisa para ser um Jedi ou um Sith.

Antes de começar existem duas coisas básicas que você precisa saber, que são:

Midi-chlorians: são uma forma de vida microscópica, que habita as células de todos os seres vivos. Eles não são a Força em si, são apenas um facilitador do uso dela, ou seja, um ser que é sensível a força possui muitos midi-chlorians. Um ser humano comum tem aproximadamente 2.500 midi-chlorians por célula, ao passo que um indivíduo sensível a força, tem em torno de 20.000 por célula, na verdade 20.000+ foi o caso de Anakin Skywalker, mas deu pra sacar a diferença.

Força: é um poder onipresente e de extrema importância, para ambos os lados, e através dela os indivíduos podem fazer coisas extraordinárias, como aumentar sua capacidade física, manipular a mente de seres mais fracos, manipular objetos a distância, enfim, uma infinidade de coisas legais que somente os seres que dominam a Força podem fazer.

O Caminho Jedi

Capa do (exelente) livro "O Caminho Jedi"
Como qualquer super herói, ser um Jedi não é uma tarefa fácil. Existem milhares de regras e um rígido código a ser seguido, para que você não ceda ao lado negro, fora inúmeros treinamentos e abdicações que você é obrigado a cumprir, para talvez se tornar um cavaleiro Jedi.

Bonzinhos?

Não existe um alistamento para se tornar um Jedi, você é escolhido. Cavaleiros Jedi quando encontram bebês sensíveis a força, os mesmos são retirados de seus pais e encaminhado a algum clã Jedi para receberem treinamento. Exatamente, você é retirado de seus pais, tem que passar por um treinamento árduo de forma obrigatória e sem direito a desistência. Detalhe: se você falhar nos exames será colocado em tarefas que ninguém quer fazer. Tudo bem, existe a exceção chamada Luke Skywalker que iniciou os treinamentos depois de já ultrapassada a idade para ser um youngling e sem ter as habilidades de um Padawan.

Codígo Jedi

Código Jedi
O que esse código Jedi na verdade quer dizer é o seguinte: você será arrancado de seus pais e nunca poderá formar família, não poderá amar, não poderá matar, não poderá transar (eu já não seria um Jedi), não poderá fazer nada sem que um bando de velhos estejam te vigiando e dizendo que isso é influência do lado negro.

Imagina que você treinou a vida inteira, passou nos testes Jedi e agora que você tem um sabre de luz maneirão e extremamente cortante, mais umas habilidades excepcionais e você não pode sair por ai exterminando os inimigos. Porque seu objetivo é a defesa, matar é uma atitude a ser tomada somente em último caso, e ainda assim você não pode matar o inimigo de qualquer jeito, mesmo que ele tenha acabado de matar seu mestre na sua frente, como nesse exemplo.
Obi-Wan Kenobi vs Darth Maul

Não, você não pode sair do precipício de forma mítica, dar um fatality épico num Lorde Sith assassino, lembre-se "Não existe paixão, existe serenidade" e agir pela emoção é dar abertura para o lado negro entrar! Provavelmente Obi Wan Kenobi levou uma advertência por ter cometido esse ato.

Mas vale a pena

Ser um Jedi quer dizer que você é uma pessoa influente, uma autoridade nas galáxias (antes do domínio do império), em todo planeta que você vá as pessoas saberão que você está em uma missão para resolver seus problemas e isso vale a pena. Na vida real, seria como voluntários que vão a países pobres ou que passaram por alguma catástrofe. Sua satisfação é apenas ajudar sem receber nada em troca, assim como qualquer herói, com a diferença que os Jedi não ficam com as moças bonitas no final.

Os Jedi tentam manter a paz na galáxia, e seus valores são passados para os Padawans e assim sucessivamente. Por razões nobres, é válido escolher o caminho do bem, e se você acha que é impossível, lembre-se, se você passa por inúmeras dificuldades em sua vida, seja financeira, pessoal, emocional e nunca pensou em fazer nada de errado, parabéns você jé segue os princípios de um Jedi. Só te falta um sabre de luz e manipular as coisas com o poder da força.

Como se tornar um Sith?

Embora muitas coisas te levem para o lado negro, não é simples se tornar um Lorde Sith, existem regras para isso. Sim, para ser tornar um badass portador do caos e destruição, existe uma regra criada por Darth Bane que limita a quantidade de Sith a apenas 2 indivíduos por vez, um mestre e um aprendiz. Detalhe: um aprendiz somente ascenderá ao cargo de mestre após ele matar seu tutor. Sim, meus caros, ser um Sith é conviver com a sombra da morte em seu cangote, a curiosidade dessa regra é que Darth Bane a criou, justamente porque outros Lordes terem tentado o matar (faz sentido).

Por que se tornar um Sith?

Capda do Livro dos Sith (recomendo)
Conhecemos a história de Anakin, e o que o levou a se tornar Darth Vader. Ambição, ansiosidade, medo, as lembranças de sua mãe e uma paixão proibida o tornaram um ser maligno. Com certeza muitos de nós sucumbiríamos ao lado negro pelo mesmo motivo, não há nada de malévolo em querer estar junto de sua mãe ou sentir medo.

Somando-se a esse sentimento, os Sith estão sempre em busca de usar a força em sua totalidade não se abstendo aos paradigmas impostos pelos Jedi, como por exemplo usar um desses sentimentos para impulsionar suas habilidades..

Mas o principal ,eu seria um Sith para poder ter uma roupa maneira e intimidadora, diferentemente das roupas de frei que os Jedi usam.

Código Sith

Código Sith
Olha que sedutor esse código Sith, nos deixando claro que ele foi criado para se opor aos ensinamentos Jedi. O interessante do código Sith, é que ele não te exclui em nenhum momento, você pode adentrá-lo a qualquer hora, você pode ser até mesmo um Jedi que eles não irão te julgar. Aliás, muitos membros do lado negro foram cavaleiros Jedi um dia.

Não se engane, o lado negro realmente corrompe a sua alma, alterando também sua aparência, o tornando alguém realmente horrível, como o Darth Sidius e Anakin antes da luta contra Obi Wan Kenobi.

Empresas de beleza ganhariam rios de dinheiro em tratamentos faciais para o pessoal do lado negro. Mas lembre-se, para se tornar um Lorde Sith você precisa matar seu mestre em uma batalha, ele espera que você faça isso ao mesmo tempo que ele não hesitará em tirar sua vida caso você fraqueje.

O mais importante, você decidiu ser mau, então terá que lidar com os cavaleiros Jedi que são muitos e todos com a missão de trazer equilíbrio à força, você terá que lutar contra os mocinhos ao mesmo tempo que evita que seus companheiros o traiam e te assassinem pelas costas.

Ser um Jedi é estar em constante harmonia com a Força, buscar dominá-la pelo jeito mais puro, por isso você não ficará com a aparência de um maracujá murcho.

Por outro lado os Jedi com o intuito de evitar que os Padawans trilhem caminhos tortuosos, não explicam muito bem o que é o lado negro, somente repetem "isso é o lado negro", "isso é influencia do lado negro", tudo é lado negro, é como uma inquisição religiosa que não te permite questionamentos, além do fato que os melhores cosplayers são de alguém do mal!

Já sendo um Sith, você terá que conviver com a ideia de matar seu mestre e morrer pelas mãos de seu pupilo, enquanto se transforma num maracujá cinzento, mas você será livre para fazer o que quiser, ter sua família, mulher e transar (Sith wins) sem falar que todos irão fazer um cosplay de você.

E você, seria um Jedi ou um Sith?

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google