Animes Mangás

Entenda o que são os tipo dere nos animes e mangás

Sua waifu é uma tsundere ou uma yandere?





Talvez você já tenha ficado confuso ao ler ou ouvir no meio otaku que alguma personagem é uma tsundere ou uma yandere. Apesar dos tipos de dere parecerem confusos à primeira vista, eles servem justamente para simplificar: esses termos são usados para classificar como certas personagens agem quando gostam de alguém - ou melhor, como elas agem quando querem que o senpai as note!

Para entender melhor como isso funciona, é preciso explicar a origem da expressão dere: ela vem de deredere, uma espécie de onomatopéia para simbolizar quando uma pessoa está apaixonada. O termo "dere", então, é usado com outra palavra para nomear como cada personagem age quando quer ser notada pelo senpai. Existem vários tipos de dere, mas os mais comuns são o tsundere, yandere, kuudere e o dandere, que nós listamos abaixo:

Tsundere 























Pessoas que são tsundere parecem duras por fora mas na verdade são gentis por dentro. São aquelas pessoas que no começo tratam mal a pessoa de quem gostam mas depois demonstram seus verdadeiros sentimentos, assim como a Taiga, de Toradora!. A palavra tsundere é a mistura de tsuntsun, que significa "olhar algo com repulsa" com deredere, resultando na junção de tsun (frio) com dere (quente).


Yandere




Esse tipo antagoniza o tipo tsundere: as pessoas que são yandere parecem gentis por fora mas por dentro são psicopatas. As yanderes são controladoras, obssessivas e literalmente matariam se tivessem ciúmes. Um exemplo clássico é a Yuno, de Mirai Nikki. A palavra yandere é uma mistura de yanderu, que significa emocionalmente/mentalmente doente, com deredere.

Dandere



















Pessoas que são dandere são pessoas mais quietas e anti sociais, algumas vezes em consequência da timidez, mas se abrem quando encontram a pessoa certa. A Hinata, de Naruto, é um exemplo de dandere. A palavra dandere é a junção de danmari, que significa alguém em silêncio, com deredere.

Kuudere




Uma pessoa kuudere é uma pessoa fria e lógica, às vezes cínica, mas por dentro é uma pessoa legal e gentil. A CC, de Code Geass, é uma kuudere. A palavra kuudere vem da junção de cool, que em inglês significa tanto frio como legal, com deredere.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google