Quadrinhos

Personagens da cultura pop que possuem alguma deficiência! Paralimpíadas 2016!

Uma homenagem aos heróis da vida real - Paralimpíadas 2016!


Estamos em ano de Olimpíadas, que aconteceu no Brasil entre os dias 05 e 21 de Agosto no Rio de Janeiro. Agora em setembro (07 à 18) ocorre as Paralimpíadas, com atletas deficientes. Pessoas que superaram as dificuldades e encontraram no esporte um modo de viver deliciosamente.
Para homenagear nossos heróis da vida real, listamos alguns personagens de história em quadrinhos que também possuem algum tipo de deficiência, promovendo a inclusão.

PROFESSOR XAVIER 

Deficiência: Paraplégico
Marvel Comics / Stan Lee e Jack Kirby


Professor Xavier, é um forte mutante com poderes psíquicos, líder do grupo de mutantes X-men, e diretor no Instituto Xavier para Jovens Super-Dotados.
Dentro de suas muitas habilidades estão, telepatia, inclusão de ilusão mental, identificação de outros mutantes próximos, paralisia mental e física, amnésia.

Professor X, perdeu o movimento das pernas lutando contra o alienígena Lucífer, onde teve suas pernas esmagadas por uma rocha. Diferente do que nos é mostrado no filme da franquia X-men - Primeira Classe, onde é atingido por uma bala desviada pelo seu então amigo, Magneto.

Charles Xavier, tem como objetivo manter a paz entre humanos e mutantes, acolher e treinar os novos mutantes, ensinando como passar por essa descoberta, e a controlar seus poderes.

ORÁCULO

Deficiência: Paraplégica
DC Comics / John Ostrander, Kim Yale e Luke McDonnell


Bárbara Gordon, vestia o manto de BatGirl ao lado do Homem Morcego, até que foi baleada pelo Coringa e perdeu o movimento das pernas.

Ociosa, e sentindo falta da vida de heroína, investiu em conhecimento virtual para ajudar os heróis e ocupar seu tempo. Trabalha com alta tecnologia e banco de dados mega completo.

DEMOLIDOR

Deficiência: Cego
Marvel Comics / Stan Lee e Bill Everett


Matt Murdock cresceu sem mãe, com o pai lutador Jack "Batalhador" Murdock em Hell's Kitchen - Nova York.  Após salvar um idoso de atropelamento, teve seus olhos atingidos por um produto químico e ficou cego. Junto com a cegueira, Matt ganhou sentidos super-aguçados e um sentido de radar. Após o assassinato do pai, Matt jurou vingança.

Matt formou-se em direito e aplica a justiça como advogado durante o dia, e como justiceiro a noite, sob o nome de Demolidor, o diabo de Hell's Kitchen.

ECO

Deficiência: Surda
Marvel Comics / David Mack e Joe Quesada



Eco, com o nome de batismo de Maya Lopez, nasceu surda. Teve o pai assassinado pelo rei do crime, e foi criada pelo mesmo, que a fez acreditar que o Demolidor era o autor do crime, alimentando um desejo de vingança.

Eco consegue replicar tudo o que consegue ver, tem habilidades em artes marciais, consegue ler os lábios das pessoas e responder com a voz.

Após descobrir a verdade sobre o assassinato do pai, passou a lutar junto com o Demolidor, e depois se juntou aos novos vingadores.

CIBORGUE

Deficiência: Próteses mecânicas
DC Comics / George Pérez e Marv Wolfman



Victor Stone, é filho de dois cientistas Silas e Elionore, que trabalhavam dentre muitos projetos, em um sobre próteses cibernéticas.
Victor era atleta, e se preparava para disputar uma vaga nas Olimpíadas, quando sofreu um acidente junto com seus pais no laboratório. Elionore morreu e Vic ficou gravemente ferido. Silas, para salvar a vida de seu filho, usou o seu conhecimento e as peças ainda prótotipos para recompor o corpo de Vic, e assim nasceu Ciborgue.
Ao se exilar em Hell's Kitchen, Ciborgue conheceu Ravena e começou a integrar o grupo de heróis chamados de Titãs

Representando o Brasil, escolhemos três personagens da Turma da Mônica muito especiais. Afinal, quem nunca leu um gibi da turminha na infância e/ou acompanha até hoje?

HUMBERTO

Deficiência: Mudo
Maurício de Sousa




O personagem Humberto foi criado na década de 60. Nas histórias em quadrinhos é amigo de toda a turma, e mesmo só murmurando "hum hum", interage, brinca e se diverte como qualquer criança, apesar de sua deficiência.

DORINHA

Deficiência: cega
Maurício de Sousa


É um dos personagens mais recentes da turminha. Dorinha adora moda, está sempre desfilando seu estilo moderno, acompanhada de Radar, seu cão guia. Ela reconhece seus amigos pela voz e cheiro, e sempre surpreende à todos com sua inteligência e sentidos aguçados.

LUCA

Deficiência: Paraplégico
Maurício de Sousa

Luca também é um personagem recente das histórias da Turma da Mônica. É cadeirante, muito fã da banda Paralamas do Sucesso, é um esportista nato, principalmente no basquete.


Apesar de serem personagens fictícios, podemos aprender muito com as dificuldades, superação e inclusão de pessoas com deficiência através das hqs, e aplicando isso na vida real.
Hoje, vamos torcer para nossos atletas Paralímpicos, que muitas vezes são esquecidos por nós e pela mídia, e lembrar que os deficientes estão muito além de um evento esportivo.

Paralimpíadas 2016! Vamos Brasil!


Sugestão da pauta: Omelete

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google