Cinema Universo Geek Séries & TV

Morre Telmo de Avelar, o dublador do Pateta

Dono de grandes vozes conhecidas, como do Pateta, o ator de 93 anos morreu na madrugada do dia 9, no Rio de Janeiro


E o ano de 2017 já começa a deixar suas marcas, o dublador Telmo Perle Munch, popularmente conhecido como Telmo de Avelar, faleceu na madrugada de segunda-feira (9 de janeiro). O ator de 93 anos já estava internado desde sexta-feira (6) na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações do G1, a causa foi falência múltipla dor órgãos.


Telmo Perle Münch nasceu em Curitiba no dia 2 de outubro de 1923 - Rio de Janeiro, adotou o nome artístico de Telmo de Avelar e foi ator, dublador, tradutor e diretor de dublagem brasileira. É conhecido por ter traduzido e dirigido vários clássicos do estúdio cinematográfico americano Walt Disney Pictures para a Língua Portuguesa, inclusive adaptando as letras das músicas. Trabalhou também na Delart Estúdios Cinematográficos como tradutor e diretor de dublagem em séries e longa-metragens.



Em suas dublagens podemos destacar personagens como: Pateta (1ª voz oficial no Brasil, pela Herbert Richers); professor Ludovico Von Pato em TV QuackJarvis - Os Super-Heróis Mais Poderosos da TerraSr. Olivaras (John Hurt) - Harry Potter e a Pedra Filosofal; Narrador em Superamigos (1ª dublagem); Sargento Gonzales - Zorro, entre outros. Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como A Família Dinossauro e Planeta dos Macacos.

Fonte: G1

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google