Livros

Crítica: A toca das fadas - Clara Madrigano

Conto brasileiro de terror envolve e é cheio de suspense



A Toca das Fadas tem um nome lindo, simpático e convidativo, afinal, fadas são seres mágicos maravilhosos e cheios de beleza e bondade. De fadas mais antigas como a "Sininho" de Peter Pan, até fadas mais atuais como os desenhos das Winx e até das fadas dos famigerados filmes da Xuxa e os Duendes, temos aquela imagem quase angelical destes seres, que do lado de gnomos e duendes representam a beleza e a inocência.


Bom, nem todos nós temos esta impressão, a autora Clara Madrigano, se aproveitando de uma ideia não tão recorrente na literatura fantástica, inverte os papéis e imagina o que de maldade pode emanar destas pequenas criaturas, nas palavras da própria autora no blog da editora:

"Garotas se fantasiam de fadas e fadas concedem desejos e guiam princesas a seus príncipes. Supostamente. Mas fadas também podem ser gananciosas; podem levar seus dentes embora, ou seus cabelos, ou o que quer que queiram. Fadas podem iludir criancinhas e levá-las para o outro lado. O changeling: a famosa lenda do bebê que é substituído pela cria de uma fada. Existe um potencial amedrontador em criaturas que podem parecer meigas, porque é de onde menos se espera ameaça."

E baseado nessa premissa, somos apresentados a história de Jack, que encontra com seu irmão a toca das fadas. Pelo menos é o que Jack acredita, mas sua obsessão cresce e as coisas acabam deixando de ficar divertidas, levantando a questão se as fadas são realmente tudo aquilo que acreditávamos.

O conto tem uma escrita envolvente em primeira pessoa, narrada do ponto de vista da criança, uma criança de personalidade forte. Mesmo em um estilo corrido, sem muitos detalhes, como os contos costumam ser, o leitor fica apreensivo, esperando e imaginando que final está pela frente, o clima de suspense foi muito bem construído e da margem para interpretação e imaginação do leitor. A história ganha pontos por não ser clichê e se resolver de maneira muito inteligente, evidenciando o quão bem foi escrita.

Autora Clara Madrigano

O conto é escrito por Clara Madrigano, escritora e jornalista, finalista premiada pelo concurso de roteiros do produtor da BBC John Yorke. O conto possui 9 páginas e pode ser encontrado no formato ebook na Amazon.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google