Cinema

Crítica: Green Book: O Guia filme que vem arrebatando diversos prêmios

Em Green Book: o Guia Viggo Mortensen e Mahershala Ali dão um show de interpretação para contar uma história de amizade repleta de descobertas e muita música



Green Book – O Guia é o filme estrelado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali que ganhou três prêmios no Golden Globe (melhor filme musical ou comédia, ator coadjuvante e roteiro, entre outras premiações) além de ser um forte candidato ao Oscar. Estréia nos cinemas, em circuito nacional, em 24 de janeiro.





Quando Tony Lip (Mortensen), um segurança ítalo-americano, é contratado como motorista do Dr. Don Shirley (Ali), um famoso pianista negro, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, eles devem seguir "O Guia" para levá-los aos poucos estabelecimentos que eram seguros para os afro-americanos. Confrontados com o racismo, em meio a momentos de humanidade e humor inesperados, eles são forçados a deixar de lado as diferenças e passar por profundas transformações, para avançar nessa jornada. (site oficial)

Green Book - O Guia é um filme que apesar de contar uma história densa, é muito divertido. Dado que conseguiram colocar leveza e momentos engraçados numa narrativa que teria tudo para ser pesada e desconfortável. Os minutos passam e você nem percebe que já está a mais de 100 minutos sentado.

Tony Lip, Viggo Mortensen, é um ítalo-americano brutamontes, que trabalha numa casa noturna garantindo que nada atrapalhe o divertimento dos frequentadores. Tony é membro de uma típica família italiana, enorme e unida. Depois que o estabelecimento onde trabalhava fecha, ele vai trabalhar como motorista para o músico solitário Don Shirley, Mahershala Ali, um homem extremamente inteligente e culto. Isso no primeiro momento causa estranheza, por ser muito diferente do que as pessoas imaginam das pessoas de sua etnia.



Mas, o que seria a receita perfeita para o desastre, já que nem a esposa de Tony acreditava que ele seria capaz de finalizar o serviço, se torna uma relação de respeito e admiração. Uma vez que Lip começa a se conectar com Don através de sua música.

O Green Book é um guia para que negros possam viajar pelo país em segurança, que continha a relação de locais onde podiam se hospedar, garantindo que não frequentassem lugares nos quais não eram desejados. Dito isso, como motorista, Tony Lip precisa seguir o guia e manter Don Shirley no seu devido lugar. Por isso, em diversas paradas ambos se hospedam em locais diferentes, e era justamente nessas ocasiões em que estavam distantes que os problemas surgiam.

Conforme vão se conhecendo, uma relação de cumplicidade surge entre eles, e Don Shirley compartilha seu conhecimento com o propósito de tornar Tony uma pessoa mais refinada. As cartas que escrevem juntos para a esposa de Tony são verdadeiras poesias.



Green Book - O guia é um filme maravilhoso, com interpretações grandiosas, uma narrativa delicada e muito digna, que trata de assuntos difíceis, que precisam ser discutidos e não ignorados, de uma forma que o público sai comovido no final da projeção.

Ficha Técnica

Nome: Green Book: O Guia
Nome original: Green Book
País: EUA
Data de estréia: 24 de janeiro de 2019
Gênero: Drama, Comédia dramática, Biografia
Classificação: 14 anos
Duração: 130 minutos
Distribuidora: Diamond Filmes
Direção: Peter Farrelly 
Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini, P. J. Byrne, Don Stark, Brian Stepanek, Geraldine Singer e Ipbal Theba.


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google