Quadrinhos

Resenha: Tina - Respeito - porque precisamos falar sobre assédio

Tina Respeito é a vigésima quarta edição da coleção Graphic MSP que tem como tema o assédio sexual, com roteiro e arte de Fefe Torquato



Os números estão aí para quem quiser conferir, a violência contra a mulher tem crescido assustadoramente, não só a física como a psicológica. Se considerarmos a última, muitas nem entram nas estatísticas, pois não percebem que algumas atitudes se enquadram na categoria. Sendo que o assédio, moral e sexual, abrangem os dois tipos de violência. Por isso é fundamental falar sobre o assunto, assim iniciativas como a do estúdio Maurício de Souza é muito significativo. Dito isso uma das personagens mais peculiares da Turma da Mônica foi a escolha perfeita para falar do assunto, Tina.


A coleção de Graphic MSP tem como proposta apresentar uma releitura dos personagens da Turma da Mônica, através de histórias com temática mais adulta e fechada, afinal o foco são as pessoas que cresceram lendo as aventuras da Mônica, Cebolinha e demais moradores do bairro do Limoeiro.

Como o próprio prefácio do quadrinho explica Tina é a personagem que mais se transformou ao longo dos anos, de hippie que carregava a bandeira paz e amor, a blogueira que cria texto denúncia. Um up date que não comprometeu sua personalidade, só refinou seu contexto histórico. Então usar a personagem para falar de um tema tão polêmico faz todo o sentido.

Fefe Torquato, Fernanda Torquato, é a responsável pela arte e roteiro da graphic novel. A artista emprestou seu traço para dar vida as aventuras de Tina, utilizando técnicas tradicionais de ilustração como aquarela e lápis de cor, o resultado é maravilhoso, e casou bem com a personagem. 


Falando um pouco sobre o roteiro

Tina Respeito é uma história sobre assédio sexual, o começo da narrativa e lento e serve para apresentar os personagens e a nova vida de Tina depois da faculdade, enfim situar o leitor. Portanto, até quem não conhece a personagem consegue entender o que está acontecendo. 
Considerando que o público-alvo da graphic novel é o jovem adulto eu achei que demorou um pouco para inserir o tema, assim ficamos durante boas páginas só na insinuação. Quando finalmente surge o conflito o roteiro vai direto do clímax para o fim. Contudo, acredito que a natureza do assunto foi o que motivou tal abordagem.

A vigésima quarta edição da coleção Graphic MSP é muito bonita, tem um tema extremamente relevante ao contexto social que vivemos e é uma boa leitura.
Como sempre minha parte favorita são os extras apresentados no final dos quadrinhos, adoro ver o processo criativo de outros artistas e estudos de personagens. 


Ficha Técnica


Título: Tina - Respeito
Autor: Fefê Torquato
Editora: Panini Comics
Ano de Publicação: 2019
Gênero: Graphic Novel
Páginas: 96


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google