Cinema

Crítica: O Protocolo de Auschwitz e a visão interna dos campos de concentração

Filme que retrata o sofrimento de dois judeus eslovacos em busca da liberdade estreia nas plataformas digitais


Filmes sobre as grandes guerras sempre trazem um peso dramático muito forte, seja com uma certa comicidade como Jojo Rabbit e A Vida é Bela, ou arrancando lágrimas como O Menino do Pijama Listrado. O Protocolo de Auschwitz (The Auschwitz Report), que tem seu lançamento digital para o dia 8 (oito) de abril nas principais plataformas, nos leva para dentro do maior campo de concentração do holocausto.


O longa é a história real de Freddy e Walter - dois jovens judeus eslovacos, que foram deportados para Auschwitz em 1942. Em 10 de abril de 1944, após um planejamento meticuloso e com a ajuda e a resiliência de seus colegas internos, eles conseguiram escapar. Os dois homens são movidos pela esperança de que suas evidências possam salvar vidas. Feridos, eles voltam pelas montanhas para a Eslováquia. Com a ajuda de estranhos pelo caminho, eles finalmente conseguem cruzar a fronteira e encontrar a resistência e a Cruz Vermelha. Eles compilam um relatório detalhado sobre o genocídio sistemático no campo. No entanto, com a propaganda nazista e ligações internacionais ainda em vigor, seu relato parece ser muito angustiante para acreditar.

É impressionante o quanto este filme consegue te envolver e deixar tenso mesmo sabendo sobre a história dos protagonistas. O flagelo imposto aos outros presos para poder acobertar a fuga que, além de uma saída de uma prisão, trazia para os demais prisioneiros a esperança de viver em um mundo sem precisar se preocupar em sofrer repressão por sua etnia, sua crença e seus valores perante a uma sociedade sedenta por sofrimento humano.

Os protagonistas Freddy e Walter

Uma marca sempre presente em cinema europeu são os longos planos estáticos, o filme traz bastante cenas assim, o que não atrapalha nada da trama, pelo contrário, somente reforça a sensação de tensão presente, seja na hora da fuga ou no momento em que os guardas nazistas estão punindo os judeus. O jogo de enquadramento usa em diversos momentos a visão em primeira pessoa, pode ser olhando uma ferida ou observando a movimentação dos guardas.

A fotografia traz cores frias que reforçam o inverno rigoroso que eles viviam (lembrando a piada do presidente Vladimir Putin sobre a copa da Rússia: "Será um prazer receber os alemães no inverno russo"), somente na Eslováquia aparecem algumas cores mais vivas e quentes representando o conforto de um lar com condições favoráveis à vida humana.


O Protocolo de Auschwitz foi o representante eslovaco para o Oscar de 2021, uma pena não ter sido selecionado para a premiação.

Confira o Trailer:



Ficha Técnica


Título: O Protocolo de Auschwitz
Título original: The Auschwitz Report
País:  Alemanha – Eslováquia – Polônia – República Checa
Data de estreia: 8 de abril de 2021
Gênero: Drama – Guerra
Classificação: 16 anos
Duração: 88 min.
Distribuidora: A2 Filmes
Direção: Peter Bebjak
Elenco: Noel Czuczor, Peter Ondrejicka, John Hannah, Wojciech Mecwaldowski, Jacek Beler, Michal Rezný, Kamil Nozynski, Christoph Bach

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google