Cinema

Crítica: Clifford o gigante cão vermelho – aventura live action do cãozinho dos livros ilustrados

Clifford o gigante cão vermelho aventura live action do cãozinho da série de livros ilustrados estrelado por Darby Camp e Jack Whitehall invade os cin













Clifford o gigante cão vermelho é a aventura live-action do cãozinho da série de livros ilustrados Clifford, O Cachorrão Vermelho da Norman Bridwell, publicados pela extinta editora Cosac Naify, que também já foi transformando em animação. Estrelado por Darby Camp e Jack Whitehall que estreou nos cinemas de todo o Brasil em 2 de dezembro.

Por se tratar de um filme para o público infantil, foi permitido levar uma criança para assistir a pré-estreia e levei o gordinho da tia!


Acho muito interessante ver filmes infantis com diversas crianças na plateia, pois, as reações são genuínas e fica fácil compreender o que funciona com elas. No caso do meu sobrinho as cenas mais caóticas. Com milhares de personagens dividindo o mesmo espaço na tela, coisas voando pra todos os lados e muitas expressões faciais exageradas. Ele, simplesmente amou uma cena de briga que no final o mercadinho ficou detonado.


Respeitando as diferenças

Clifford o gigante cão vermelho é uma narrativa sobre o que é ser diferente, algo que já devíamos ter superado há anos. Já que a pergunta correta é “tem como sermos todos iguais?”. Essa crença do padrão já está ultrapassada, na verdade, foi algo forçado que nunca deu muito certo. Só nos fizeram acreditar que sim. Quando na realidade diz respeito à habilidade infantil de entender os comportamentos aceitáveis pelo tom de voz e expressões faciais.

Sendo que as crianças que não atendiam esses padrões eram consideradas problema, jogadas no fundo da sala ou vista como alguém sem futuro. Quem já passou por isso??

Logo, precisamos investir em novas abordagens, para não continuar navegando nos mesmos temas, que se tornaram repetitivos. Isso significa que Clifford não oferece nada além do que já estamos cansados de ver em produções similares.


Sentido de comunidade

Uma coisa bem legal em Clifford o gigante cão vermelho é o bairro onde a família Emily Elizabeth, Darby Camp, vive. Uma comunidade onde todos se conhecem, se apoiam e se ajudam. Algo que anda em falta na sociedade moderna. Um lugar onde a comunidade se importa. Especialmente se você mora em prédio, onde não conhecemos nem o vizinho da porta em frente.

Acredito que narrativas como essa são importantes pra auxiliar no desenvolvimento do sentido de comunidade nas crianças, além de poder, ser explorada nas salas de aula. Pois, precisamos nos apropriar desses conteúdos audiovisuais na formação de indivíduos. Não somente criticar e descartar algo com qualidade inferior.

Enfim, Clifford o gigante cão vermelho é um filme que as crianças vão gostar e se divertir. Se você é o tipo de pessoa que não resiste aquele olhar de cachorrinho que caiu da mudança, esse filme também é pra você.


Ficha técnica


Título: Clifford o gigante cão vermelho
Título original: Clifford The Big Red Dog
País: EUA
Data de estreia: 2 de dezembro de 2021
Gênero: Família, Aventura, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 95 minutos
Distribuidora: Paramount
Direção: Walt Becker
Elenco: Darby Camp, Jack Whitehall, Kenan Thompson, Tony Hale, Russel Peters, John Cleese, Sienna Guillory, David Alan Grier e Russell Wong.

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google