Cinema Séries & TV

Guerra Ucrânia x Rússia: 7 Produções Para Entender Mais Sobre o Conflito

Diferentes pontos de vista em obras atuais para explicar o confronto entre as nações


A guerra é e sempre será algo abominável e, sempre que possível, procure compreender o conflito sobre diferentes pontos de vista. Filmes e seriados podem ser boas fontes para aprender sobre períodos históricos com diversos pontos de vista, como exemplo dos filmes Cartas de Iwo Jima e A Conquista da Honra, duas versões do mesmo conflito.


Desde o dia 24 de fevereiro, o mundo todo voltou a atenção para a guerra entre Rússia e Ucrânia. O embate entre os países, no entanto, é antigo e já foi assunto de diversas produções do cinema e da TV. Para o professor de História do Colégio Marista Santa Maria, Jully Mar Roesler Santos, o modo como o audiovisual aborda esses conflitos é importante para o aprendizado.
 “Filmes e seriados geralmente nos levam a assistir os movimentos históricos como pano de fundo e acompanhamos a trajetória de personagens que nos comovem. Dessa forma os acontecimentos tomam um tom até mais humanizado”, analisa. 
No entanto, é sempre válido ter uma opinião crítica e avaliar diferentes lados para ter um melhor entendimento, ressalta Santos.

Confira sete sugestões de filmes e minisséries que ilustram diferentes pontos de vista desse conflito:

1 - Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom' (2015)


Este documentário foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016 e acompanha a evolução da manifestação de estudantes ucranianos. O ato que começou pacífico e pedia pela aproximação dos laços com a União Europeia acabou se tornando uma grande revolta que depôs o então presidente ucraniano Yanukovych

2 - Entrevistas com Putin (2017)


O cineasta Oliver Stone realizou o documentário para apresentar o presidente russo de uma forma diferente como a imprensa ocidental está acostumada a retratá-lo. São quatro episódios que podem ser considerados polêmicos por apresentarem um olhar diferente.  Está disponível no YouTube

3 - A Sombra de Stalin (2019)


A narrativa nada sutil do longa de Agnieszka Holland mostra que a briga entre Ucrânia e Rússia é antiga. A história mostra um jornalista galês, em 1933, que ao se deparar com condições de vida precárias na União Soviética, passa a ser difamado, atacado e perseguido em uma tentativa de silenciá-lo. Está disponível na Netflix

4 - Catarina, A Grande (2019)


A minissérie retrata os últimos anos do governo de Catarina, A Grande, que ao lado de seu marido, tenta expandir o território russo sobre a Crimeia, área ucraniana. A região é estratégica tanto para a Ucrânia como para a Rússia, que atualmente domina o local, após a invasão de 2014. Está disponível na HBO Max.

5 - The Earth Is Blue as an Orange' (2020)


O longa traz os bastidores da guerra do ponto de vista de moradores da região, geralmente os mais afetados por conflitos. Anna é uma mãe que procura proteger seus quatro filhos sozinha em Donbass, uma zona de guerra. O documentário acumula uma longa lista de prêmios nos festivais de Sundance e Berlim e certamente vale a pena pelo ponto de vista oferecido à audiência. Está disponível na plataforma Vimeo.

6 - Chernobyl' (2019)


Sucesso da HBO, a série é aclamada pela atenção aos detalhes e retratação do local. Ao longo dos episódios, a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia é revista, assim como a tentativa do governo de controlar os danos naturais e as investigações, assim como o que foi feito para tentar camuflar a real tragédia. Está disponível na HBO Max.

7 - 'Donbass' (2018)


Outro longa que retrata a realidade de guerra da região de Donbass, na divisa entre Rússia e Ucrânia, mas com foco na propaganda e manipulação que a população recebe dos governos. A sinopse oficial declara: 
"Quando a guerra é chamada de paz, quando propaganda é anunciada como verdade e quando o ódio é declarado como amor, a vida começa a se parecer com a morte". 
Está disponível para aluguel na Reserva Imovision.

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google