Cinema

Crítica: Ferrari - não é só um carro vermelho

FERRARI foca no lado pessoal de Enzo Ferrari.


O chamado“Projeto da vida” do diretor Michael Mann, finalmente chegou. E você sente o quanto Mann estava empenhando em contar a história do criador da marca de carros mais famosa do mundo.


Sinopse

Durante o verão de 1957, a falência paira sobre a empresa que Enzo Ferrari e sua esposa Laura construíram dez anos antes. Ele decide apostar tudo na icônica Mille Miglia, uma corrida automobilística de longa distância pela Itália.

Enzo Ferrari de Adam Driver

 

Mann sabia que a escolha do ator para interpretar Enzo era crucial para o desenvolvimento do filme. E por isso ele procurou alguns nomes até fechar o oque o agradava mais.

Mas, não foi tão simples assim. Robert De Niro foi o primeiro a ser escolhido, porém, após a demora na produção ele acabou saindo, dando lugar para Hugh Jackman. E assim, outra escolha teve que ser feita, por isso, o papel caiu no colo de Adam Driver (Star Wars - O Despertar da Força) que cumpre seu papel bem feito.


Não vemos Adam como um simples piloto e mecânico que construiu um dos maiores impérios automobilístico. Mas sim, um Enzo Ferrari já consolidado e tendo que enfrentar problemas pessoais.

Adam mostra o lado frio que Enzo adquiriu conforme os anos foram passando. Assim vemos um personagem falho e cheio de restrições emocionais. Ferrari mostra seu líder focado na sua empresa e oque for preciso para deixar ela sempre em boa imagem.

Destaque



Penélope Cruz faz um dos grandes trabalho de sua carreira. Em todas as cenas ela traz a carga certa que o papel merece.

Em quanto Driver demonstra a frieza, Cruz traz o emocional. Logo nas primeiras cenas do filme você já percebe essa diferença. Colocando-a como destaque, pois ela é o contra ponto da história de Enzo, em todos os aspectos.

O Filme de Michael Mann



Michael Mann sabia a história que queria contar. Por isso, “Ferrari” tornou-se o projeto da vida do diretor. A escolha de um período especifico nos mostra isso.

Em "Ferrari" o diretor optou por não fazer necessariamente uma biografia completa. Ele não queria falar da marca e sim do homem, família e pessoas que faziam aquela marca. Por isso não espere um "Ford Vs Ferrari" onde a câmera está dentro do carro e você acelera junto. Não! Em seu filme Mann deixa a câmera nos atores te mostra oque ele achou tão interessante nessa história para poder contá-la.

As ambientações são o grande são um aspecto que mostra o poder e grandeza da Ferrari. Ele buscar ser ambicioso em suas escolhas, sempre privilegiando algo marcante. Como o filme é sobre a empresa de carros bonitos, toda a arte do filme está muito bem representada, é um dos longas mais belo dos últimos tempos.

O lado negativo é sua montagem. De tanto o diretor focar na frieza, possivelmente ele tentou trazer isso no ritmo. Onde cenas parecem ter sido cortadas no meio ou você se confundir em questão de localidade. Assim, atrapalhando um pouco a experiência.

Ferrari acaba sendo um bom filme. Mas, com elementos que poderiam ter feito ele ainda melhor. Ele pode estar em listas de melhores cinebiografias, mas, não será a melhor.

Ficha técnica


Título: FERRARI
Título original: FERRARI
País: EUA
Data de estreia: 22 de FEVEREIRO de 2024
Gênero: Drama, BIOGRAFIA
Classificação: 16 anos
Direção: Michael Mann
Elenco: Adam Driver, Penélope Cruz, Sheilene Woodley, Gabriel Leone, Patrick Dempsey


Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google