Cinema

Crítica - Um Lobo entre os Cisnes: uma jornada sobre transformação e gratidão

Um Lobo Entre os Cisnes, longa inspirado na trajetória de Thiago Soares, com Matheus Abreu e Darío Grandinetti estreia dia 24 de julho nos cinemas


Primeiro filme brasileiro de dança, Um Lobo Entre os Cisnes é estrelado por Matheus Abreu e pelo ator argentino Darío Grandinetti (“Fale com Ela”, e estreia nos cinemas no dia 24 de julho de 2025. O longa é inspirado na trajetória do carioca Thiago Soares, referência internacional no balé e um dos maiores nomes da dança brasileira.

Um lobo entre os cisnes, mostra como as periferias são espaços repletos de potências, mas que são desperdiçadas por falta de oportunidade e em consequência da violência. Entretanto, mesmo vivendo em contextos tão desafiadores, alguns desses talentos encontram pessoas que acreditam em seu potencial, se desenvolvem e agarram as oportunidades que surgem como se fossem únicas.

Sinopse

Inspirado na história real de Thiago Soares, o maior bailarino do Brasil. Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, quando jovem, troca as batalhas do hip hop pelos palcos do balé clássico, entra em um novo mundo sob a orientação de um mentor implacável. Entre disciplina, desafios e paixão, Thiago rompe barreiras sociais e culturais até conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

Um lobo entre os cisnes é uma narrativa sobre como vidas podem ser transformadas quando esbarram na oportunidade e encontram alguém que acredita em seu potencial. É uma celebração à carreira de um coreógrafo que deixou um legado, através da transformação na vida de Thiago Soares, Matheus Abreu, rapaz periférico que encontrou no balé o caminho para o sucesso e mudança de trajetória.

Uma história que mistura a disciplina do balé com a alegria dos bailes funks. Para contar sobre a amizade entre um coreógrafo exigente e um rapaz que só queria melhorar de vida, e encontrou no balé a oportunidade que precisava.


Também é sobre legado: ao apresentar às novas gerações o trabalho de Dino Carrera, Dario Grandinetti, um mestre da dança que partiu cedo.

A história tem muitos momentos pesados, pois retrata uma época em que ser homofóbico era normalizado. Dito isso, há algumas cenas bastante discutíveis.

O filme Um lobo entre os cisnes - aliás, não curto muito esse título, porque acredito que passa a ideia errada sobre a história - é um filme sensível, com coreografias e músicas que fazem você viajar no tempo. Mas que tem mais cara de uma tarde fria de inverno no sofá do que uma noite no cinema.


Ficha Técnica

Título: Um lobo entre os cisnes
Título original: Um lobo entre os cisnes
País: Brasil
Data de estreia: 24 de julho de 2025
Gênero: Drama
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Vitrine Filmes
Direção: Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Elenco: Matheus Abreu, Dario Grandinetti, Margarida Vila-Nova, Alan Rocha, Giullia Serradas, Igor da Silva Fernandes, Elvira Helena, Ester Dias, Maria Paula Marini e Juliana Delage.



Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google