CinemaSéries

A Bela e a Fera: Informações e Curiosidades das versões de 1991 até 2017

Relembramos fatos e curiosidades de A Bela e a Fera, da animação até o live-action da Disney


O live-action A Bela e a Fera da Disney, tem estreia prevista para 16 de março, deixando os fãs super ansiosos e afoitos. Para te ajudar a se preparar para o filme, juntamos algumas informações e curiosidades que você deve saber antes de ir ver o filme nas telonas.


1991

A Bela e a Fera foi baseado em um conto francês, sendo a versão mais conhecida de Madame Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont de 1756. O conto passa uma mensagem, podemos até nomear como uma moral típica de fábula, no caso seria enxergar o interior/alma da pessoa além da beleza física.

A Disney tentou em 1930 e em 1950 fazer o filme, porém ainda não possuíam tecnologia adequada, e apenas no final da década de 1980, fizeram uma nova tentativa. O longa levou quase quatro anos, para ser lançado, e é o trigésimo longa animado do estúdio. Chegando aos cinemas dos Estados Unidos em novembro de 1991, e pelo mundo, no ano seguinte.

A Bela e a Fera foi um sucesso tremendo, foi a primeira e única animação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, levando a estatueta por Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original. Teve um orçamento de US$ 25 milhões e arrecadou um total de US$ 375 milhões no ano de lançamento.

Personagens especiais 

CURIOSIDADES

  • Foi o segundo longa animado a ser produzido digitalmente pela Disney;
  • Katherine Hepburn (Little Woman - 1933) inspirou o figurino da personagem Bela;
  • Sheri Stoner, serviu de modelo para a aparência de Bela, anteriormente havia posado para a criação da sereia Ariel;
  • Na vila em que mora, Bela é a única que usa o tom de azul. Uma forma de evidenciar que ele não se encaixa naquele lugar;

Bela e alguns moradores da vila

  • A Fera, é uma mistura de vários animais: leão, búfalo, gorila, javali, lobo e urso;
  • Algumas esculturas do castelo, são uma representação da Fera;
  • É a quinta fábula clássica adaptada na forma de uma longa de animação;
  • Os diretores de arte foram até Vale Loire na França para se inspirarem e criarem os cenários do filme;
Outros prêmios: Ganhou o Globo de Ouro por Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original Beauty and Beast, e indicado também como Melhor Canção Original Be Our Guest. Ganhou o Annie Awards de Melhor Animação, e dois Grammys.

A Bela e a Fera 

Sinopse (Imdb):
Uma jovem cujo pai foi aprisionado por um terrível fera, se oferece em seu lugar, sem saber que seu captor é um príncipe amaldiçoado por um feitiço.

Ficha Técnica: 

Diretor: Gary Trousdale, Kirk Wise
Diretor de Arte: Brian McEntee
Produção: Don Hahn, Howard Ashman, Sarah McArthur;
Música: Alan Menken;
Dubladores (original): Paige O'hara (Bela), Robby Benson (Fera), Richard White (Gaston), Jesse Corti (Lefou), Rex Everhart (Maurice), Angela Lansbury (Madame Samovar / Mrs Potts), Bradley  Pierce (Zip/Chip), Jerry Orbach (Lumiere), David Ogden Stiers (Horloge/Cogsworth), Jo Anne Worley (Guarda-roupa), Frank Welker (Descanso de Pé), Hal Smith (Philippe), Mary Kay Bergman (Fifi), Alvin Epstein (Livreiro), Tony Jay (Monsieur D'Arque, David Ogden Stiers (Narrador);

1994 

Em 1994 surgia o musical da Broadway. A Bela e a Fera foi escrito por Alan Menken com letras de Howard Ashman e Tim Rice. Ficando em cartaz por mais de uma década (1994-2007), foi adaptado para vários países, inclusive o Brasil, que recebeu o musical em 2009.

O Clássico nos palcos

2011

Surge Once Upon a Time da ABC criada por Adam Horowitz e Edward Kitsis, trazendo uma proposta diferente e visão peculiar sobre os contos de fadas da Disney. A história principal e base para a trama é a Branca de Neve e a Rainha Má, mas como um dos vilões é a "Fera" não podemos deixar de citar.

Bela e Rumple na valsa de casamento


2012

A Bela e a Fera foi inspiração para a criação de uma série intitulada Beauty and The Beast da CW (Warner) que foi até 2016, somando quatro temporadas criada por Jennifer Levin e Sherri Cooper.

Sinopse: A detetive Catherine Chandler (Kristin Kreuk - a eterna Lana de Smallville) descobre que sua vida inteira foi uma farsa, e no meio disso tudo, conhece Dr. Vicent Keller (Jay Ryan), que sofreu um experimento que altera sua forma física e seu consciente.

Detetive Catherine e Dr. Vincet Keller 

2014

O clássico Disney foi adaptado para live-action em uma produção franco-alemã, sob o título  La Belle et la Bête.

Sinopse (Imdb):  Um romance inesperado floresce após a filha mais nova de um comerciante falido, se oferece para o monstro para quem seu pai está endividado.

Ficha Técnica

Diretor: Christophe Gans
Elenco: Vincent Cassel, Leá Seydoux;

Um dos posteres de A Bela e a Fera francês


2017

Em 2015, a Disney anuncia o lançamento do live-action do clássico A Bela e a Fera baseado na animação de 1991, deixando todos os fãs felizes e ansiosos. De lá para cá cada notícia era motivo de vibração, a escolha do elenco, teasers e finalmente os trailers.

A clássica valsa de A Bela e a Fera

CURIOSIDADES

  • 8.700 velas foram utilizadas no set de filmagem;
  • 1.500 rosas vermelhas foram utilizadas durante todo o processo;
  • A floresta encantada que aparece no filme, demorou 15 semanas para ser concluída;
  • O vestido amarelo: 55 m de cetim, 915 m de fio, 2.160 cristais swarovski e 12 mil horas para ser feito;

Emma Watson com o belíssimo vestido amarelo

Foi desenvolvido um esquema interno para a produção do figurino ser feito de forma sustentável, como utilização de tintas naturais e descarte correto da água tingida;

Ficha Técnica:

Diretor: Bill Condon
Elenco: Emma Watson (Bela), Dan Stevens (Fera), Luke Evans (Gaston), Josh Gad (Lefou), Kevin Kline (Maurice), Emma Tompson (Madame Samovar / Mrs Potts), Nathan Mack (Zip/Chip), Ewan McGregor (Lumiere), Ian McKellen (Horloge/Cogsworth)

Não perca A Bela e a Fera nos cinemas!!!
Polly Wannele é nordestina, arquiteta, viajante, cinéfila, leitora e viúva de Han Solo. É uma Jedi, mas todos falam que é uma Sith por ter gênio do capiroto.
Este texto não representa a opinião do GeekBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Facebook