Cinema

Crítica: Por Trás do Céu - Um longa nacional diferente

Longa brasileiro impressiona pela beleza e história


Por Trás do Céu traz uma sinopse bem simples e que pode parecer bastante infantil ao primeiro olhar, sua protagonista Aparecida (Nathalia Dill)  mora isolada com seu marido Edivaldo (Emilio Orciollo Neto) no sertão brasileiro, após muita observação, se questiona sobre o que há por trás do céu, sobre o que existe além daquele pedaço de chão em que vivem.


O filme de começo muito despretensioso, de cenas mais leves e pacíficas, logo dá lugar a uma série de contradições, principamente do modo que seus personagens enfrentam e percebem o mundo a sua volta, do modo que os flashbacks se entrelaçam ao presente, mostrando facetas e justificando a personalidade de seus personagens.

Visual de tirar o fôlego

Característica impossível de não ser notada é o cuidado com a fotografia do filme, que é linda, é sublime, é delicada e ao mesmo tempo mostra a imensidão e solidão a qual os personagens são submetidos, é quase como que se estas imagens fossem uma ferramenta de contar ou complementar a história. Acompanhando o belo trabalho de fotografia, a direção de arte, ganhadora inclusive do CinePE, é muito bem trabalhada e combina de forma muito harmoniosa as cores. Os figurinos e o cenário são bem criativos e durante um momento você pode até imaginar uma estética de Mad Max do Sertão, tudo gravado no Lajedo de Pai Mateus na Paraíba, um cenário que por si só, já é deslumbrante.







Elenco Global

Por mais que o filme seja pequeno e distribuído a um público bem específico, ele conta com um elenco de destaque se for ser comparado com outros filmes do mesmo orçamento e escopo. Nathalia Dill protagoniza e surpreende em seu papel, o qual ela entra de cabeça na inocência quase infantil de sua personagem em relação ao mundo que a cerca. Edivaldo interpretado por Emilio Orciollo Neto, faz um contraponto interessante ao otimismo e sonhos de Aparecida, sendo basicamente a antítese de tudo que a moça queria. Os coadjuvantes Micuim (Renato Góes) e Valquíria (Paula Burlamaqui) que interpretam consecutivamente um viajante e uma prostituta, enriquecem mais ainda aquele pequeno espaço cheio de pessoas diferentes.























Filosofia Leve

O filme se propõe a filosofar sobre alguns assuntos, porém tudo é feito de uma maneira diferente, na realidade do filme somos apresentados a pessoas comuns, sem estudo e algumas sem noção de como o resto do país é, sendo assim tudo é levado a um senso comum ou a soluções e ideias mirabolantes, o que dá um charme todo especial ao filme. Ver como cada personagem enfrenta seus sonhos, seus traumas e sua própria situação é um ponto forte do longa.























Conclusão

Por Trás do Céu é um filme que cativa por seu visual, seus atores e interpretações, e sua maneira toda peculiar de abordar vários assuntos, porém em alguns momentos o filme parece arrastado, ou parece que algumas cenas podiam ser comprimidas. Apesar da temática dramática acompanhar o filme, ele se permite diversos momentos de comédia, normalmente resultantes da ignorância de seus personagens frente a algum assunto.

O filme se torna necessário, a partir do momento que ele difere do que vem sendo produzido nacionalmente, é diferente, é competente e é único, são ideias como estas que tendem a enriquecer o cinema nacional.

Ficha Técnica

Nome Original: Por Trás do Céu
Origem: Brasil
Ano de produção: 2016
Lançamento: 20 de abril de 2017
Gênero:  Drama
Direção: Caio Sóh
Elenco: Nathalia Dill, Emílio Orciollo Netto, Renato Góes, Paula Burlamaqui.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google