Cinema Universo Geek

Quem é Obi-Wan Kenobi?

Traçamos um dossiê de um dos personagens mais queridos do universo de Star Wars

Você conhece um dos Jedi mais populares da galáxia e um dos mais sábios e poderosos? Bom aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o mestre Obi-Wan ou melhor dizendo Ben Kenobi e entender porque ele é tão importante para saga.


Origem no cinema

Alec Guinness, o primeiro Kenobi
Em 1976 quando George Lucas estava reunindo elenco para rodar o primeiro Star Wars ele queria um elenco desconhecido para os personagens principais, mas tiveram dois casos que não foram bem assim. O ator Peter Cushing (Drácula 1958, The Curse of Frankenstein) foi o escolhido para interpretar Grand Moff Tarkin o comandante da terrível Estrela da Morte e o segundo ator conhecido era Alec Guinness ganhador do Oscar  por A Ponte do Rio Kwai  para ser o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi o primeiro personagem da franquia a falar sobre a força. George Lucas queria um ator experiente para trazer toda a carga que o personagem precisava e o ator inglês seria perfeito para o papel. Na história Obi-Wan ajudaria Luke Skywalker a salvar uma princesa que estava presa pelo império, mas Obi-Wan acaba encontrando um velho inimigo com quem trava uma batalha de sabre de luz. Até hoje Guinness é elogiado por seu papel que depois reprisou em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back) e Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (Star Wars Episode VI: Return of the Jedi).

Por que George Lucas achava Obi-Wan tão importante assim

A franquia de Star Wars tem dois fatores chaves o primeiro é a problemática família Skywalker e o segundo seria a “FORÇA” onde está a filosofia chave de Star Wars, a Força era tão importante que George queria deixá-la como um santo Graal, uma relíquia, mas preferiu usa-la com a FÉ. Os Jedi foram os que mais usaram a força em seus treinamentos, poderes e batalhas e o primeiro personagem da franquia Jedi que aparece é Obi-Wan já explicando para Luke o que era a força e como ela é usada. Quando a Princesa Leia pede ajuda para Obi-Wan ela menciona que ele participou das Guerras Clônicas (elemento usado nos EP 2 e 3 da franquia) ou seja ele já tinha participado de uma grande guerra antes. Outro momento muito importante era a relação que Obi-Wan tinha com o pai de Luke que foi destruída por DARTH VADER.

Ben Kenobi ensina os conceitos da força para Luke

Obi-Wan VS Darth Vader

Obi-Wan diz que conhecia o pai de de Luke, que o dois eram grandes amigos, mas que ele foi morto por um Jedi traidor chamado de Darth Vader, que teve uma grande rivalidade com Obi-Wan. Quando a Millennium Falcon aterrissa na Estrela da Morte Darth Vader apenas diz “ Estou sentindo alguma coisa, uma presença que não sinto desde...” essa frase diz muito sobre a relação dos dois. Logo em seguida os dois finalmente se encontram e travam uma batalha, mas além dos golpes com o sabre de luz os dois trocam falas um com o outro com Darth dizendo “Eu sou o mestre agora. ” Essa fala de Darth, mais uma vez mostra que a relação dos dois era bem próxima e foi destruída pelo lado sombrio. Em um último ato Obi-Wan deixar Darth golpeá-lo e seu corpo desaparece. Assim o mestre Obi-Wan Kenobi  morre deixando seus ensinamentos para Luke. 

A Batalha Final entre Darth Vader e Obi-Wan Kenobi

A volta de Star Wars com um novo Obi-Wan

 Em 1999 foi lançado o Episódio 1 de Star Wars dessa vez contando os acontecimentos que antecedem a trilogia original. Contando a história de um jovem garoto chamado Anakin SkyWalker que foi encontrado por dois cavaleiros Jedi o mestre Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi. Dessa vez o papel de Obi-Wan foi feito pelo jovem ator Ewan McGregor (Trainspotting - Sem Limites) sendo uns dos novos atores promissores Ewan repetiu o papel em Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith.

Ewan McGregor, o novo Obi-Wan, ainda um Padawan


O novo Obi-Wan Kenobi 

Se Alec Guinness fazia um personagem mais centrado e até mesmo sério, o de Ewan era um Obi-Wan muito mais tranquilo.  No começo desse prelúdio mostrava um Obi-Wan aprendiz muito ansioso e querendo mostrar serviço como cavaleiro Jedi, querendo mostrar que já estava pronto para ser um mestre. Mas depois vemos um Obi-Wan bem seguro e com uma grande liderança, mas sempre com um humor na ponta da língua.

Obi-Wan como mestre Jedi em O Ataque dos Clones


Qui-gon Jinn

Um dos mestres mais prestigiados da ordem Jedi, era tido como um Jedi sábio, habilidoso e rebelde. Qui-Gon Jinn foi um nome bem importante na vida de Obi-Wan pois era seu mestre e amigo. Qui-Gon era famoso por desrespeitar algumas leis Jedi e deixou isso de herança para Obi-Wan, que sempre achou curioso que, mesmo sendo assim, Qui-Gon era muito respeitado pelos outros cavaleiros Jedi. Foi Qui-Gon quem encontrou o jovem Anakin e percebeu que a força era poderosa nele. Com Obi-Wan praticamente pronto Qui-Gon iria deixar de ser metre dele para treinar Anakin como cavaleiro Jedi. Durante a batalha de Naboo Qui-Gon e Obi-Wan travaram uma batalha com um Sith chamado Darth Maul que acabou tirando a vida de Qui-Gon, e logo em seguida sendo derrotado por Obi-Wan. Antes de sua morte Qui-Gon pediu para que Obi-Wan treinasse o jovem Anakin pois acreditava que ele era o escolhido.
Obi-Wan e Qui-Gon, mais que aluno e mestre

Obi-Wan e Anakin

Anakin e Obi-Wan em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith

Quando Obi-Wan começou a treinar Anakin, ele ainda era jovem para se tornar um mestre, mas já tinha disposição para treiná-lo. Na maioria das relações entre Mestre e Padawan é como pai e filho, mas a de Obi-Wan e Anakin era de irmãos. Os dois sempre se ajudavam muito com Anakin sempre falando para seu mestre que se não fosse por ele Obi-Wan já estaria morto, já Obi-Wan sempre cobrava muito de Anakin paciência e mais calma para resolver problemas. Anakin se tornou muito habilidoso e poderoso como Jedi e até se tornou membro da ordem Jedi, mas ele guardava um segredo: um romance com a senadora Padmé Amidala, O que era proibido pelos Jedi, Apenas Obi-Wan sabia do caso. Quando Padmé revelou para Anakin que estava gravida Obi-Wan sugeriu ajuda.

O amigo que virou inimigo

Anakin era um grande Jedi, mas também muito inseguro com suas emoções. Quando Padmé revelou que estava gravida, Anakin teve visões de sua morte na hora do parto. Anakin então não queria deixar sua amada morrer e por isso procurou novos poderes e assim foi seduzido por Darth Sidious Para o lado negro da força. Essa se tornou a maior traição Jedi da história com Anakin matando jovens Jedi e a república se virando se contra os Jedi. Obi-Wan junto com mestre Yoda se vêem obrigados a parar Anakin e Darth Sidious, Obi-Wan então foi mandado matar Anakin agora já conhecido como Darth Vader. Os dois travaram uma grande batalha, mas Obi-Wan consegui a vitória com um golpe que decepou as duas pernas e um braço de Anakin, e deixou queimando no fogo do planeta Mustafar
Anakin e Obi-Wan, o fim da amizade


As decepções e o exílio

Obi-wan ficou muito decepcionado com as escolhas de Anakin e, após a luta, Obi-Wan ainda ajuda no parto dos filhos de Padmé e Anakin, pois eram gêmeos e era uma gravidez de risco. Nasceram um menino e uma menina, o menino chamava-se Luke e a menina Leia. Padmé não aguentou e morreu. Obi-Wan e Mestre Yoda tomam a decisão de separá-los para que Darth Vader não os sinta. A menina foi para Alderaan onde foi adotada pela família real e o menino para Tatooine morar com o irmão de consideração de Anakin, Owen Lars e Beru, sua mulher. Obi-Wan decide ir para Tatooine para proteger Luke do império. Em seu exilio Obi-Wan ganhou um treinamento para ser feito, mestre Yoda pede que Obi-Wan treine sua comunicação com o Mestre Qui-Gon. Obi-Wan não entendeu como fazer isso, mas mesmo assim ele treinou sua mente e forças para isso. Essas são as únicas informações do exilio de Obi-Wan.


O legado 

Toda história de Star Wars é focada nos Skywalkers mas Obi-Wan teve uma grande importância também. Muitos fãs de Star Wars o têm como favorito, pois ele foi o primeiro Jedi dos cinemas e o primeiro a usar a força com o poder Mind Tricks (tradução livre: truques da mente) que manipula seus adversários. Recentemente nos dois novos filmes de Star Wars Obi-Wan foi mencionado ou apareceu de alguma forma, no filme Star Wars Episódio VII: O despertar da força A voz de Obi-Wan pode ser escutada na visão da personagem Rey e no filme Rogue One: Uma História Star Wars ele é mencionado por Bail Organa que diz ter um amigo das guerras clônicas que podia ajudar.
Os fãs pedem um filme solo do personagem, ainda mais depois do lançamento do livro “KENOBI” que conta acontecimentos do exilio em Tatooine, nele são contadas de uma maneira bem do gênero de faroeste, mas não são canônicas, e os fãs pedem que vire um filme como Rogue One usando esse livro como referências. Produtores já falaram que o personagem ainda é importante na história e eles tem planos com o Obi-Wan.

Um possível filme solo pode ser anunciado na Star Wars Celebration 2017, bom agora é só aguardar.

E vocês? Querem um filme solo de Obi-Wan Kenobi?  

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google