Livros

Conto centenário de Tolkien é publicado em livro inédito

The Tale of Beren and Lúthien, romance entre um mortal e uma elfa, foi inspirado na esposa do autor



Muito antes de publicar os canônicos livros O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, o fantástico mundo da Terra Média de J. R. R. Tolkien foi cenário para The Tale of Beren and Lúthien, escrito por Tolkien em 1917, cem anos atrás.

Nem todos sabem, mas Tolkien esteve na Primeira Guerra Mundial e suas experiências terríveis na guerra o inspiraram a criar a o universo da Terra Média. Escrevendo, Tolkien “exorcizava” os horrores que tinha presenciado. Assim, suas próprias experiências foram traduzidas através da Terra Média e uma das primeiras delas é The Tale of Beren and Lúthien, um romance entre Beren, um mortal, e Lúthien, uma elfa.

A inspiração para o conto veio de uma caminhada com sua esposa, Edith, que se tornou base para Lúthien. A narrativa acompanha Beren, sobrevivente de um grupo que lutou contra Morgoth durante a Primeira Era da Terra Média (muitos anos dos eventos de O Senhor dos Anéis). Depois de fugir, Beren descobre o reino élfico de Doriath, onde se apaixona pela princesa Lúthien. O pai de Lúthien desaprova o romance e exige que Beren complete a impossível tarefa de recuperar uma joia Silmaril de Morgoth.

The Tale of Beren and Lúthien é importante para a saga de Tolkien por representar uma grande união entre humanos e elfos, que mais tarde seriam base para a relação de Aragorn e Arwen. Além disso, o conto é muito íntimo do autor: em seu túmulo e de sua esposa, existe uma marca com os nomes de Beren e Lúthien.

Ao longo de sua vida, Tolkien escreveu várias versões dessa história e o The Tale of Beren and Lúthien reúne várias dessas versões, incluindo algumas versões inédita. O livro foi lançado no último dia primeiro pela editora Harper-Collins e foi editado pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien, de 92 anos. Alan Lee, ilustrador da obra de Tolkien, assina os desenhos da edição. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Túmulo de Tolkien e de sua esposa
Marcela Souto escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Este texto não representa a opinião do GeekBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Facebook