Animes Mangás

Ranma ½ completa 30 anos

Após alcançar a marca de 200 milhões de cópias impressas, uma nova festa aguarda Rumiko Takahashi: Ranma ½, completa seu 30º aniversário


Em março, Rumiko Takahashi comemorou a incrível marca de 200 milhões de cópias impressas ao redor do mundo, mas o ano ainda não acabou, e surge uma nova comemoração relacionada à famosa mangaká.


No dia 5 de agosto de 1987, Rumiko-Sensei deu início a uma de suas grandes histórias: Ranma ½, e neste ano a obra completa seu 30º aniversário, repleto de produtos criados para comemorar a data.

Em clima de comemoração, sites como o Natalie e Geestore começaram a anunciar diversos produtos relativos à obra de Takahashi. Entre os itens disponíveis estão camisas, chaveiros, capas de celular, copos e lenços.








Além das lojas virtuais, o serviço dos correios nipônico lançou um conjunto para comemorar os 30 anos de Ranma e cia. O kit inclui uma cartela com dez selos, cada um com um personagem, um porta selos, doze cartões postais com ilustrações coloridas e um calendário em tamanho A5. O conjunto custa 4,200 yens, aproximadamente R$ 118,00.





A história


A aventura gira em torno de Ranma Saotome, um jovem artista marcial que, durante um de seus treinos com seu pai, acaba caindo em uma fonte a amaldiçoada que o transforma em garota sempre que se molha com água fria e retorna à forma original ao se molhar com água quente. Como se isto não fosse o bastante, Genma, seu pai, o colocou em um casamento arranjado com uma das três filhas de Soun, um antigo amigo seu. Ranma então tenta livrar-se de sua maldição enquanto precisa lutar contra os diversos adversários que seu casamento arranjado trouxe consigo.

Ao longo da história, diversos personagens surgem, cada um com suas características peculiares, personalidades únicas e estilos singulares de luta:

  • Ranma Saotome: Protagonista da história, lutador do Estilo Saotome Tudo-Vira-Artes-Marciais, um estilo que transforma qualquer artefato ou situação em técnica de luta. Está sempre tentando aperfeiçoar-se, aprendendo novos estilos e técnicas de luta. De início, é totalmente contra o noivado, porém a medida que a história progride, começa a demonstrar afeto pela sua “prometida”, mesmo que não tenha coragem de admitir abertamente. Sua maldição é transformar-se em uma garota.
  • Akane Tendo: A filha mais nova de Soun Tendo, e a única que herdou o gosto do pai pelas artes marciais, seu estilo de luta é o Estilo Tendo Tudo-Vira-Artes-Marciais, estilo semelhante ao de Ranma, porém mais voltado para as artes tradicionais e menos pro improviso. A menos interessada na ideia de casamento, Akane dedica-se apenas às artes marciais, porém acaba tornando-se a principal aliada de Ranma, fazendo tudo ao seu alcance para ajudar o rapaz de trança.
  • Nabiki Tendo: A irmã do meio. Nabiki destaca-se principalmente pela mente afiada e habilidades de extorsão, sempre se aproveitando das situações criadas por seus colegas para conseguir algum dinheiro.
  • Kasumi Tendo: A irmã mais velha. A mais “normal” dentre os membros da família, age sempre como uma figura materna, cuidando das tarefas domésticas, além de cuidar dos ferimentos dos artistas marciais e dar conselhos para Ranma.
  • Tatewaki Kuno: Capitão do clube de Kendo e primeiro rival de Ranma. Sendo a estrela da escola, Kuno declara que qualquer pessoa que queira ter um encontro com Akane deve derrota-la, tornando as manhãs da jovem uma corrida contra o relógio e as centenas de “pretendentes” da escola. Ao saber que Ranma mora na mesma casa que a jovem, Kuno torna-se seu rival, fazendo o possível para derrotar o novato.
  • Ryoga Hibiki: Amigo e rival de Ranma. Diferente da maioria dos personagens, Ryoga luta um estilo sem nome, possivelmente aperfeiçoado sozinho. Após Ranma “fugir” de sua luta contra Ryoga, o rapaz perseguiu o protagonista até sua nova residência, buscando tornar-se mais forte e obter sua tão sonhada revanche, além de resolver assuntos inacabados.
  • Shampoo: Uma das pretendentes de Ranma, luta o mesmo estilo de arte marcial das demais amazonas de sua vila. Inicialmente aparece para derrotar Ranma, porém logo se torna uma das tantas pretendentes do herói, tramando diversos esquemas para conquista-lo. Apesar dos inúmeros charmes, os lutadores sabem que a amazona é uma aliada poderosa.

O impacto


Tida como a terceira grande obra de Rumiko-Sensei, Ranma ½ emplaca como uma das 1000 melhores obras e uma das 200 mais populares. O sucesso rendeu 161 episódios, 13 ovas, 2 longas-metragens, um live-action, diversos jogos em múltiplas plataformas e milhões de produtos derivados da marca. A subsequente popularidade da animação fez a mesma ser dublada nos mais diversos idiomas, incluindo português.

Em sua primeira passagem pelo Brasil, o mangá foi publicado pela editora Animangá, entre os anos de 1998 e 2004, até aproximada a sexta edição tendo, então, sua publicação interrompida. A segunda empreitada ocorreu em 2009, onde o mangá começou a ser lançado desde seu primeiro volume pela Editora JBC, a mesma editora que trouxe InuYasha (outra obra de Takahashi). A animação teve sua passagem pelas terras tupiniquins, sendo transmitida inicialmente pelo canal pago Cartoon Network entre os anos de 2006 e 2007 e contando com dubladores de peso, como Márcio Araújo (Yamcha - Dragon Ball), Fátima Noya (Gohan/Goten - Dragon Ball Z), Wendel Bezerra (Goku - Dragon Ball) e Hermes Baroli (Seiya - Cavaleiros do Zodíaco). Durante este período, 80 dos 161 episódios foram transmitidos, antes que o desenho fosse retirado da programação.

O legado


Embora a animação não cubra totalmente a história do mangá, é inegável a força que a história do rapaz que vira mulher tem, visto que seus personagens criaram traços que serviram de base para diversos outros que vieram depois. Outro ponto que reforça a força do título é sua constante aparição, mesmo anos após seu termino, tal como ocorreu em 2008, com no aniversário de 50 anos da Weekly Shonen Jump, revista que publica as obras da autora. Na referida data, Ranma ½, InuYasha e Ururei Yatsura ganharam novos especiais.



A força do título também se reflete nos diversos produtos derivados da marca e jogos. Embora pouco conhecidas fora do Japão, diversas máquinas de pachinko ainda exibem animações exclusivas de Ranma ½.


Curiosidades

  • Por causa da fama, muitos creem que Ranma foi o primeiro personagem de mangá a trocar de sexo, o que não é verdade.Em 1980, Monkey Punch lançou Cinderella Boy, história de um homem que, à meia-noite, se transforma numa mulher.
  •  Shampoo (Ranma ½) serviu de inspiração para duas personagens secundárias de Slayers NEXT.
  • ·         Ainda em Slayers, em uma das novels existe uma personagem chamada Sherra, que tem uma forte semelhança com a forma feminina de Ranma.
  •  Ryoga (Ranma ½) serviu de inspiração para diversos personagens, como Sanosuke Sagara (Rurouni Kenshin), Roronoa Zoro (One Piece) e Zaraki Kenpachi (Bleach). Todos possuem super força e resistência e péssimo senso de direção.
  •  Desde Ranma ½, tornou-se frequente personagens das obras da autora usarem a "pose de promessa" (oyakusoku pozu, no original) ao levarem uma pancada ou ficarem surpresos. O gesto é feito deixando indicador, dedão e mindinho levantados.
  • Na abertura do desenho Kappa Mikey, é possível ver uma versão miniatura da personagem Shampoo.
  • A área das Montanhas Bayankala na Província de Qinghai, China, onde se situa o local fictício de Jusenkyo na história (onde vários personagens recebem suas maldições), realmente existe.


Fontes e créditos:




Bacharel em gastronomia metido com textos, tabelas de Excel e cultura pop (em especial, cultura japonesa). Personagem eclético que joga, escuta e assiste de tudo um pouco. Adora o filme do Super Mario Bros.


Disqus
Facebook
Google