Cinema

Critica: Jim & Andy The Great Beyond é um passeio entre duas almas da comédia

Documentário ajuda a entender vida pessoal escondida de ambos comediantes.






A Netflix lançou seu documentário sobre os comediantes Jim Carrey e Andy Kaufman, onde é explorado os tormentos de ambos.


SINOPSE 

O documentário mostra Jim Carry  relembrando os dias das gravações do filme de "O Mundo de Andy" de 1999, Dirigido por Miloš Forman, que conta a história do comediante Andy Kaufman.

Na época Jim deixou uma equipe gravar todos os seus dias de gravação incluindo filmagens e pausas. Mas após o fim dos filmagens Jim Carrey guardou os videos e nunca mas falou sobre eles, mas para o documentário ele deu para a equipe usar no filme enquanto ele contava as historias .




Jim Carrey


Nele é mostrado o quanto ator e comediante se esforçou para o papel de Andy, chegando a pedir para ser chamado de Andy ao invés de Jim. Como o próprio diz "foi o Andy que fez o filme não o Jim".

Todos da equipe do filme se comoveram com o que Jim Carrey estava fazendo e até onde ele ia. Mas o ponto importante do Documentário é a narração e a entrevista do ator que mostra o quanto ele estava distante de sua carreia e de como Andy Kaufman o ajudou na época.


Andy Kaufman


Andy Kaufman morreu em 1984, ele foi um comediante e performático estadunidense famoso nos anos 70. Ele foi bastante polêmico pois ele ia até o limite para suas apresentações chegando a  lutar com mulheres em um ringue de boxe. Mas sua carreia ficou marcada pelo seu jeito único de fazer as pessoas rirem.

Muitos o consideraram louco nessa fase, mas muito além da realidade, estava interpretando seus personagens realísticos. Kaufman chegou a ler durante horas um romance de F. Scott Fitzgerald para uma plateia entediada que pagara para assisti-lo em um show de humor. Essa concepção de humor o levou ao ostracismo.


Jim & Andy


Dirigido pelo diretor Chris Smith o documentário é bem pessoal e, para quem é fã principalmente de Jim Carrey, conseguimos entender algumas noticias que são divulgadas na imprensa e mídia. O documentário busca não entrar em polêmicas preferindo sempre manter um ritmo de auto-descobrimento de Jim e Andy que, ao longo do filme, mostram como suas vidas são malucas e como eles têm que se provar e enfrentar certas situações que a vida em Hollywood lhes apresenta.

O filme não tenta te dar uma resposta certa apenas tenta te mostrar o que está acontecendo e como as coisas funcionam. Jim Carrey comenta durante o filme o quanto foi criticado em suas apresentações mirabolantes e isso fez ele se sentir como Andy, os dois compartilham suas situações e emoções pois Carrey mostra o quanto se tornou seu personagem. E no fim você se sente próximo dos personagens como se acabasse de escutar a historia de um  amigo próximo seu.


Conclusão


Um dos documentários mais tocante que foi lançando nos últimos tempos, como disse antes em nenhum momento ele busca respostas, mas sim, faz você entender a historia. Pois é contada de uma maneira até que leve e suave sem polemizar com perguntas que o entrevistado fica desconfortável em falar. Jim Carrey mostra que ele está disposto a falar e comentar, isso se torna importante pois te traz mais perto dele.

Ficha Técnica 


Nome: Jim & Andy
Nome original: Jim & Andy: The Great Beyond - Featuring A Very Special, Contractually Obligated Mention of Tony Clifton
Origem: EUA, Canadá
Lançamento: 17 de Novembro na Netflix
Gênero: Documentário
Direção: Chris Smith

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google