Séries & TV

10ª temporada de Arquivo X se mostra atual mantendo o saudosismo dos anos 90

Após 14 anos, Aquivo X está de volta sem perder sua essência mas nem por isso deixando de ser atual.

A Fox trouxe de volta às telas um sucesso dos anos 90 - Arquivo X. Para os que não conhecem, Arquivo X é um sci-fi que retrata o dia a dia de Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Dois agentes do FBI que cuidam de casos sobrenaturais.


Devo confessar que não assisti a nenhuma temporada anterior de Arquivo X, por um único motivo: a música de abertura me dava muito medo. Ainda sinto uma certa angústia ao assistir a abertura nos dias de hoje, muito pelo fato de eles utilizarem a mesma abertura de sempre. Razões pessoais de lado, essa nova temporada traz consigo a essência que tornou a série um sucesso, ao mesmo tempo se mostra bastante atual ao mostrar uma visão mais moderna em torno de casos já solucionados.

O primeiro episódio serviu como um plot para novos expectadores. Fox Mulder, conta sua historia em frente ao desacreditado "The X Files" até o presente momento. Tanto Mulder quanto Dana já não atuavam mais no FBI e levavam uma vida normal. Até se verem envolvidos com um sensacionalista bem sucedido, que faz videos para internet espalhando teorias da conspiração. Nesse ponto que a série mostra elementos do passado. Fox Mulder sempre é o primeiro a embarcar nos casos, e tem como tarefa convencer Scully que o impossível é uma variável aceitável. Com a diferença que ele começa a se questionar se o que eles fizeram durante todos esses anos faz sentido, seu ceticismo começa a afetar seu julgamento e somos surpreendidos com uma inversão de papeis.
Reencontro de Dana Scully e Fox Mulder
Não sendo um conhecedor de toda a série, percebi certo humor nesses primeiros episódios, a questão de como Mulder lida com as novas tecnologias, e como a internet influencia em casos sobrenaturais. Há uma alternância entre episódios intensos e mais leves. Assim como nos primeiros episódios da primeira temporada (sim estou maratonando todas as temporadas) isso faz com que não haja uma necessidade de assistir todas as 9 temporadas anteriores, para conseguir entender o que se passa.

A décima temporada de Arquivo X será bem curta - com um total de 6 episódios -, mas pode fazer muita gente conhecer e voltar a se interessar pela série. "A verdade está lá fora".

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google