Desenhistas fazem exposição sobre atletas olímpicas

Um coletivo de artistas reuniu em Niterói - RJ obras homenageando mulheres que se destacaram pelo esporte






















Com trabalhos em diversas formas de expressão artística, está em cartaz desde 13/07 até o próximo dia 11/08, na Sala da Cultura Leila Diniz, em Niterói - RJ, a exposição coletiva "Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas": personalidades femininas do meio esportivo nacional foram retratadas por mulheres atuantes nas artes plásticas, objetivando homenagear a arte e o esporte brasileiros, em um momento que o assunto se torna pertinente devido aos Jogos Olímpicos.




















A diversidade de técnicas e materiais é um dos pontos altos da exposição, formada por quarenta e cinco obras em pintura, desenho, caricatura, cartoon e escultura, no estilo pessoal das artistas participantes, com as características das personalidades homenageadas e das categorias esportivas em que tiveram êxito. Também há uma imagem baseada na árbitra de futebol Asaléia dos Santos e outra na jornalista Marilene Dabus, que muito contribuíram para o esporte brasileiro. A exposição foi organizada pelo artista gráfico, cartunista e pesquisador José Roberto Graúna, e contou com o apoio da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro


















Segundo José Roberto Graúna, "a ideia de um projeto somente com mulheres surgiu em 2013, quando fui convidado pela direção da Sala de Cultura Leila Diniz para planejar uma exposição para festejar os dois anos do espaço cultural. Como Leila Diniz representa o engajamento da mulher brasileira nas conquistas por direitos de igualdade, resolvi organizar uma exposição somente com mulheres. Aí, surgiu a mostra 'Ela por Elas, Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras', evento que contou com dezenas de mulheres artistas de diversas partes do Brasil. Três anos depois, percebi que poderíamos aproveitar o tema Jogos Olímpicos, e montar outra exposição semelhante que homenageasse a mulher brasileira no esporte. Aumentamos um pouco o número de participantes e convidamos 45 artistas do Brasil e criamos este evento".

Nota: A autora desta postagem, Gisele Henriques, é desenhista de ilustrações e quadrinhos, está participando da exposição retratando Maria Esther Bueno, tenista brasileira recordista em títulos pelo mundo. 

Exposição "Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas"
Quando: até 11/08,  das 10h às 18h
Onde:  Sala Leila Diniz (Rua Prof. Heitor Carrilho, 81, Centro - Niterói)
Entrada Gratuita

Fonte: Press Release 

Administradora com MBA em Administração e Marketing, pós graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, é acadêmica de Direito e de Jornalismo.


Disqus
Facebook
Google