Livros

GeekBlast entrevista: Victor Allenspach, autor de "A Procura de Vida Inteligente"

Conheça Victor Allenspach, autor nacional de ficção científica.

Na estreia da mais nova coluna do site entrevistamos Victor Allenspach, escritor responsável pelo livro A Procura de Vida Inteligente, uma ficção científica de qualidade publicada de forma independente, sendo totalmente pensado e produzido pelo autor. Batemos um papo com o autor para descobrir suas inspirações, suas dificuldades e o que podemos esperar de suas próximas publicações.



GeekBlast: Você é um amante de ficção científica, tanto que escreveu um livro com essa temática. Como você teve o seu primeiro contato com o gênero e como você acha que as pessoas podem conhecer a ficção científica? O seu livro é uma boa porta de entrada?

Victor Allenspach: É difícil saber qual foi o meu primeiro contato, mas provavelmente com Star Trek ou Galactica. A literatura veio mais tarde, com Asimov e Clarke. Provavelmente da mesma forma como aconteceu comigo, o cinema e a televisão são grandes portas de entrada. A Procura de Vida Inteligente é uma leitura instigante para qualquer um que se interesse por um pouco de filosofia e humor. O livro foi escrito numa linguagem fácil e atraente para quem está ingressando no gênero, ainda que algumas passagens fiquem mais claras apenas para quem já acompanha ficção científica.
A série clássica de Star Trek.
GB: Eu imagino que ao escrever você tenha se inspirado em livros, filmes, quadrinhos e etc que você consumiu no decorrer da sua vida, ao mesmo tempo que você colocou muito coisa original sua na obra. Quais são as suas principais inspirações? Você tem algum autor favorito?

VA: Eu procuro inspiração consumindo cultura diversa. Por mais que Asimov e Douglas Adams sejam mestres na ficção científica, também sou muito influenciado pelo cinema argentino, livros de viagens, biografias de grandes cientistas. Gosto de explorar diversos gêneros e obras de diferentes épocas.

A obra máxima do genial Douglas Adams.
GB: A sua ideia sempre foi publicar de forma independente ou essa ideia surgiu com a necessidade? Como um autor independente quais as dificuldades que você encontrou para publicar seu livro? Ou as dificuldades maiores foram antes de decidir ser independente?

VA:
Publicar um livro é muito fácil, principalmente para quem se dispõe a investir do próprio bolso. Existem centenas de pequenas editoras, que inclusive aceitam trabalhos sem muito critério. O difícil realmente é chamar a atenção de uma editora grande, capaz de trazer vendas substanciais e alavancar uma carreira. Encontrei na autopublicação uma forma de evitar as editoras pequenas e focadas em lucros imediatos, tendo todo o controle sobre a produção, e conseguindo também muito mais trabalho.
Seja como independente ou através de uma editora pequena, publicar é fácil, o verdadeiro desafio é a divulgação. Cair no gosto dos leitores e gerar vendas, esse é o diferencial que uma grande editora tem para oferecer.
Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, um dos primeiros contatos do autor com a ficção científica.
GB: O que podemos esperar das suas próximas publicações? Já tem novos projetos em mente?

VA: Vários projetos, alguns deles prontos, outros distantes disso. Para as próximas publicações estou explorando mais ficção científica, mas de diferentes formas, um pouco de literatura juvenil, um pouco de literatura de nicho. Porém, para os próximos trabalhos não pretendo publicar de forma independente. Como eu disse antes, esse formato exige muito trabalho e dedicação, o que inviabiliza a publicação de muitos livros ao mesmo tempo. Meu objetivo agora é alcançar uma editora forte, enquanto mantenho a minha publicação independente em paralelo.

GB:
Como um amante da ficção científica me diga quais filmes você está na expectativa para esse ano? Com Ghost in the Shell, um novo Blade Runner e Alien chegando, por exemplo, você acha que será um bom ano nos cinemas para os amantes do gênero?

VA: Estamos vivendo bons anos para ficção científica. Não que todos os filmes produzidos nos últimos tempos sejam bons, mas o fato de serem produzidos é ótimo, prova que o público aprecia o gênero que apenas ganha mais importância. Exemplos disso é o Interstellar, Guardiões da Galáxia e até mesmo o retorno de Star Wars. Para esse ano acredito que a melhor pedida é Blade Runner. Ghost In The Shell tem tudo para ser um ótimo filme, mas dificilmente trará muitos elementos novos se comparado ao excelente anime em que é baseado.
O clássico cult Blade Runner ganhará uma continuação nos cinemas esse ano.
Para quem se interessou pelo autor, seu livro pode ser comprado diretamente pelo site victor.allenspach.com.br. Outra alternativa é comprar o ebook disponível no site da Amazon.

Se você gosta de ficção científica o livro é indicado para você, mas se você não gosta é porque nunca encontrou a obra certa do gênero para ser iniciado nesse fantástico gênero e "A Procura de Vida Inteligente" pode ser o livro que vai fazer você se fascinar pela ficção científica.

E você, já conhecia o autor e o livro? Gostou da nova coluna do site? Comente!

Uma pessoa que tentou ser ninja, samurai, power ranger, detetive consultor e mosqueteiro, mas quando percebeu que não conseguiria ser nada disso se tornou um professor de matemática amante de livros, quadrinhos, cinema, seriados, games e mais coisas que muitas pessoas consideram inútil, inclusive a matemática.


Disqus
Facebook
Google