Séries & TV

Universidade ensinará os idiomas de Game of Thrones

Dracarys!


As línguas faladas na série Game of Thrones chamam tanta atenção pela sua riqueza linguística que viraram tema de um curso que será ministrado pela Universidade da Califórnia em Berkeley. No curso de seis semanas intitulado “A linguística de Game of Thrones e a arte de inventar idiomas”, os alunos poderão aprender mais sobre as línguas Dothraki e Alto Valiriano.


Se a oportunidade de aprender as línguas Dothraki e Alto Valiriano já não fosse suficiente, o curso será ministrado pelo próprio criador dessas línguas artificiais, o linguista David J. Peterson. Além do seu trabalho em Game of Thrones, Peterson também já criou outras línguas artificiais para a TV: ele é responsável pela criação das línguas Castithan, Irathient Indojisnen e Kinuk’aaz, da série Defiance, e pela língua Shiväisith, falada por Kurso, o Elfo Negro, no filme Thor: o Mundo Sombrio. Além desses destaques, Peterson também fez línguas artificiais para as séries Star-Crossed, Dominion, The 100 e Penny Dreadful.

Em entrevista ao site da universidade, Peterson fala sobre seu trabalho como criador de línguas artificiais:
"Há o mesmo valor em criar uma língua quanto há em criar uma história ficcional. Se você não vê nenhum valor em algo como Enquanto Agonizo [de William Faulkner] ou Ao Farol [de Virginia Woolf], então provavelmente não vou conseguir te convencer de que há valor na criação de uma nova língua. A linguagem criada não só pode ser apreciada pelo que é, mas também pode ser usada para gerar arte nova, usando palavras que são exclusivas de algum contexto fictício. É um pouco como escrever uma música em um instrumento que o escritor criou."

Peterson também já lançou o Living Language Dothraki, um de cd de uma hora e um guia oficial de 128 páginas para entender a língua, que ele descreve como algo próximo da mistura entre árabe e espanhol.

Para os interessados em aprender as línguas Dothraki e Valiriano que não poderão fazer esse curso, o site Learn Dothraki and Valyrian (em inglês), mantido por fãs da série, tem um dicionário de Dothraki e em breve terá também um dicionário de Valiriano.

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google