Cinema

Crítica: Homem-Aranha: de Volta ao Lar e a cômica jornada do herói

Primeiro filme solo do personagem em parceria da Marvel Studios e a Sony, traz um herói em fase de aprendizado


Finalmente o novo filme solo do Cabeça de Teia chegou, Homem-Aranha: de Volta ao Lar traz o amigão da vizinhança, que foi introduzido no filme Capitão América: Guerra Civil, em uma aventura de volta às origens do personagem que tanto cativou aos fãs.


Na nova história, é chegada a hora de Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, não mais tão normal, depois de atuar ao lado dos Vingadores. Ele combate diariamente pequenos crimes nas redondezas e pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade.

Um dos pontos principais deste filme é que ele não é uma história de origem, é uma continuidade do que já foi apresentado com um misto de jornada do herói. É apresentado um Peter Parker em começo de carreira vislumbrado com a possibilidade de ser um vingador esperando a "próxima missão". O nome De Volta Ao Lar faz todo o sentido neste filme, um Homem-Aranha que só pensa em agir ao lado dos vingadores novamente precisa aprender a ser um herói para merecer o uniforme.
Acima de tudo, um herói

A presença do Tony Stark no filme é, ao contrário do que todos pensaram por causa dos trailers, na medida certa. Ele é uma espécie de mentor que o coloca no caminho certo, enquanto Peter tenta se provar para o Homem de Ferro, ele acaba se perdendo na jornada e daí surge a cena do trailer onde Tony retira o uniforme do rapaz e este por sua vez fala "sem ele eu não sou nada". O filme é bastante divertido e traz a fórmula Marvel de filmes, mas neste funciona bem já que a natureza do Homem-Aranha é ser meio comédia.
Tio Ben Stark

Algumas coisas faltaram nesta nova aventura, uma delas é o famoso sentido de aranha, em momento algum do filme isso é mostrado, é algo que, como fã, senti falta. Outro ponto é a fórmula repetida de filmes anteriores do herói, o vilão saber quem é o Peter e ele ter a luta final sem a máscara é algo que aconteceu com o Tobey, com o Andrew e agora o Tom, todos tiveram a necessidade de lutar sem máscara nos seus filmes (Não, não é um spoiler, isso é vísivel no trailer).
"Então não se meta comigo"


Peter Parker


Inseguro e inexperiente mas com um espírito corajoso e senso de justiça, esse é o Peter Parker que Tom Holland nos apresenta. Ainda em fase colegial, Peter tem 15 anos e está descobrindo o que é ser um herói, motivo esse que o faz ser imprudente e ansioso para ser elevado ao nível de grandes heróis como Os Vingadores. O senso de responsabilidade que o personagem sempre traz como "com grandes poderes trazem grandes responsabilidades", fica meio apagada já que por ser ansioso para se provar o faz cometer erros amadores.

Adrian Toomes/Abutre


Michael Keaton é um ótimo ator, isso não há dúvidas. O personagem que ele apresenta é um bom vilão para os padrões do MCU, ou seja, ele é bem motivado e ao mesmo tempo é alguém desesperado que perdeu tudo para os poderosos do governo.

Ned


Apesar de ser algo repetitivo na maioria dos filmes onde o gordinho é responsável pela parte cômica, Ned rouba a cena em vários momentos do filme e ele com certeza é o sidekick certo para o filme, Ned é um personagem carismático e atrapalhado, um dos melhores.

Tia May e Liz Allen

Apesar de terem pouco tempo de tela, as mulheres na vida do herói estão presentes neste filme. Tia May sendo a tia super protetora de sempre, vive preocupada com o sobrinho. Liz Allen foi uma escolha interessante já que é um caso de quando o herói estava no colegial, ela funciona bem e dá uma diferenciada das principais Mary Jane e Gwen Stacy.


Conclusão

Homem-Aranha: de Volta ao Lar é um filme divertido e com certeza empolgante, salvo algumas coisinhas citadas acima (coisas de fã) e a resolução para o combate final, vale muito a pena assistir porque a diversão é garantida e isso virá a acrescentar muito ao MCU.

PS: tem duas cenas pós-créditos e a segunda é a melhor.

Ficha Técnica

Nome: Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Nome Original: Spider-Man: Homecoming
Origem: EUA
Ano de produção: 2016
Lançamento: 6 de Julho de 2017
Gênero:  Ação, Aventura
Classificação: Livre
Direção: Jon Watts
Elenco:  Abraham Attah, Angourie Rice, Bokeem Woodbine, Donald Glover, Garcelle Beauvais, Gwyneth Paltrow, Hannibal Buress, Jacob Batalon, Jon Favreau, Kenneth Choi, Laura Harrier, Logan Marshall-Green, Marisa Tomei, Martin Starr, Michael Chernus, Michael Keaton, Michael Mando, Robert Downey Jr., Selenis Leyva, Tom Holland, Tony Revolori, Tyne Daly, Zendaya

Poeta, Bacharel em Radio, TV E Vídeo, Estrela, Editor e Co-criador do Papo Blast, Especialista em piada ruim, Viciado em séries e filmes, está mais perdido que Lost e acredita que Sharknado é um clássico subestimado mas vocês não estão prontos para essa conversa.


Disqus
Facebook
Google