Crítica: Geek – série da Netflix

Geek série brasileira sobre o universo geek lançado pela Netflix em maio de 2018, composta de 8 episódios temáticos com participação de convidados especiais


Geek é uma série de documentários nacionais sobre o universo geek e nerd. A série produzida no Brasil possui 8 capítulos, sendo que a primeira temporada foi lançada no Netflix em maio de 2018. Atualmente as duas temporadas estão disponíveis no Prime Video. 

Sinopse

Venha conferir todo o mundo dos geeks, aqueles que amam a fantasia, games e personagens de TV e do cinema.
Depois de assistir todos os episódios da primeira temporada em algumas horas, uma vez que cada um não tem mais que 30 minutos, vou compartilhar um pouquinho as minhas impressões. Gostei dos 2 primeiros episódios. Apesar de achar a narrativa lenta e que os convidados não foram explorados mais profundamente, acredito que são bons.
O terceiro episódio é um caso a parte, como sou boazinha indico passar direto por esse. A pessoa que comanda o episódio não tem carisma e se torna inconveniente ao ponto deu torcer para acabar a energia. Ainda que o começo seja promissor a série não consegue cativar, além da narrativa lenta temos problemas de edição e corte de imagens, o que ajudariam os episódios a ficarem mais vibrantes e impactantes.
Por se tratar de uma série que pretende fazer um panorama sobre o universo geek, em alguns episódios somente um convidado fala sobre o assunto tema. O que vemos são monólogos que se tornam cansativos e desinteressantes. Cadê no decorrer dos episódios, o contraste de ideias, as opiniões divergentes, o debate sobre o universo geek? Simplesmente não existe.
Colocar somente um convidado para falar sobre colecionáveis é perder a oportunidade de explicar o porquê esses brinquedos são tão desejados. Cadê as grandes lojas do gênero? As figuras mais procuradas? Não tem.
Conforme a série vai avançando essa economia de convidados se torna um problema. Afinal pessoas como eu assistem esse tipo de série e sabemos que o universo é mais profundo e merece um programa a altura.
A série peca por não se aprofundar nos assuntos abordados em cada episódio, e por não proporcionar pontos de vista diversos.
Enfim se você deseja conhecer/entender um pouco mais sobre o universo geek não vai ser com a ajuda dessa série. Como curiosidade é válido, mas didaticamente falando é dispensável. A gente merecia muito mais.
Espero que eles melhorem na próxima temporada. Se é que vai ter uma.

Ficha técnica


Título: Geek
Título original: Geek
País: Brasil
Data de estréia: 8 de maio de 2018
Gênero: Documentário
Classificação: 7 anos
Duração: 8 episódios
Distribuidora: Prime Vídeo
Direção: Carla Albuquerque
ElencoDaniel Wu, Dr. Pinofox, Ivan Reis, Leandro Sarubbi, Rafael Ferrari, Rodrigo Fukuoka e Himsky Massaoka.

Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google