Crítica: Primeiro Episódio da Quarta e última temporada de Sr. Ávila

O que achamos do primeiro episódio da quarta temporada de Sr. Ávila que estréia em 29 de julho as 21 horas na HBO, que será a última temporada dessa série


A quarta e última temporada de Sr. Ávila estreia em 29 de julho às 21:00h na HBO. A equipe Geekblast assistiu ao primeiro episódio desta nova temporada e podemos dizer uma coisa. Está lindo! Fotografia é tudo!


O cuidado com a produção de cada capítulo fica evidente neste primeiro episódio. A fotografia vai acompanhando o tom da narrativa. Apesar de achar a narrativa de Sr. Ávila um tanto lenta, mais próxima do estilo europeu de contar histórias isso não atrapalha o desenvolvimento da série. Nesta temporada os pesadelos de Roberto estão mais assustadores. Sendo que grande parte deles é universal. Simplesmente genial!


Jeito Andersen de contar histórias


Este primeiro episódio da quarta temporada de Sr. Ávila começa com Roberto perdido na floresta. Enquanto caminha sem destino, ele encontra uma matilha de lobos tentando devorar um corpo, quando percebe o que está acontecendo Ávila parte ao resgate. Aqui tem uma surpresa, mas não vou estragar a diversão de ninguém.

Alguns minutos adiante Ávila aparece num parque de diversões, um ambiente cheio de pessoas peculiares. Depois ele entra no circo e o espetáculo que se tornou a sua vida ganha forma. Aqui acontecem encontros com pessoas do passado de Roberto Ávila.

Encontrar o lobo mal na floresta e circo é o tipo de metáfora que enriquece a narrativa. Quem nunca teve medo de palhaço? Já Tive, mas superei.

Aqui o diálogo entre os devaneios de Ávila e o que ele fez no decorrer de sua vida ganha uma nova dimensão. Em seus pesadelos ele repassa sua biografia. Aparecem personagens que tiveram fim trágico no decorrer da série.

Considerando que a história do circo como entretenimento era um desfile de aberrações, a comparação com as realizações de Ávila é um soco no estômago. Adoro esse tipo de analogia, que no final da história a gente levanta e bate palmas para o roteirista. Bravo, bravíssimo!

Recapitulando, o episódio começa com Roberto caminhando na floresta, outro lugar que ninguém quer ficar perdido a noite. Pois não sabemos o que vamos encontrar, nem como achar a saída. Mais uma vez o roteiro foi muito feliz em fazer essa analogia da criança perdida na floresta.


Lobo em pele de cordeiro


Um clichê que foi bem apresentado neste season premiere, é a evolução de ser traído e aceitar que errou no seu julgamento, que falhou em ser o líder da matilha e que não pode confiar nas pessoas.

Assim todos os devaneios de Ávila expressavam a sua necessidade de retorno, foi o tempo que seu espírito precisou para despertar a coragem de prosseguir. Agora sem saber em quem confiar.
No final do primeiro episódio da quarta temporada de Sr. Ávila uma mudança nas regras introduz o tom da última temporada.



Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google