Mangás

Crítica: Mangá Feridas (Kizu)

"Eu e você, metade, metade.. . lembra? Passa pra mim a metade das suas feridas".


Feridas (no original Kizu) é um mangá oneshot dos japoneses Otsuichi (criador do conto) e Hiro Kiyohara (responsável pela adaptação), lançado em março de 2015 e publicado pela JBC.




A história gira em torno de dois garotos de 11 anos, Keigo e Asato, com sérios problemas familiares e de relacionamento com outras crianças e por isso são mandados para uma classe especial, onde se conhecem. Um dia durante a aula, Keigo se corta seriamente e Asato ao vê-lo segura seu braço e toca bem em cima da ferida. Em poucos segundos a ferida desaparece e Asato revela seu poder sobrenatural de passar as feridas das pessoas para si ao novo amigo. A partir daí, eles decidem usar esse poder para curar as crianças da escola que se machucavam e em meio ao caos pessoal, acabam percebendo o quanto é difícil lidar com as profundas feridas emocionais, com o passado e com o perdão.

Traumas, tragédias e conflitos familiares são os principais pontos da história e em muitos momentos dá um nó na garganta ver como é a noção de mundo de uma criança que passa por situações de violência como as descritas no mangá. A amizade, no entanto, é o ponto chave. Asato é um menino muito altruísta e quieto, enquanto Keigo é muito irritadiço e acaba sempre tomando a frente para defender o amigo.


Um mangá para quem quer se emocionar e gosta de personagens com historias de vida profundas.

Ficha Técnica:


Titulo: Kizu (Feridas)
Autores: Otsuichi e Hiro Kiyohara
Formato: 13,5x20,5
Páginas: 200
Faixa etária: +14
Valor: R$13,90 (porém adquiri o meu por R$3 em um sebo no RJ)
Locais de venda: Site da Editora JBC


Aluna de artes, nerd e louca por cabelos coloridos.


Disqus
Facebook
Google