Cinema

Crítica: Todos Já Sabem, ou segredos de família nunca são segredos

Suspense espanhol de diretor iraniano mostra sua versatilidade.


Filme do diretor e roteirista Asghar Farhadi chega às telonas depois de participar de vários festivais. O diretor iraniano, vencedor do Oscar de Filme estrangeiro de 2012 por A Separação e em 2017 por O Apartamento, se aventura em fazer um thriller de suspense em uma língua estrangeira.

O diretor Asghar Farhadi é muito prestigiado nos festivais. Com seus filmes, ele aponta aspectos da política iraniana com os quais não concorda, como o papel da mulher, apontado no filme A Separação. Em suas obras, ele aborda políticas governamentais iranianas de forma sutil e sem precisar ser didático, envolvendo relações muitas vezes simples em um acontecimento que invoca essas políticas.

Quando ele se propôs a fazer um filme em espanhol com toda uma equipe e atores hispânicos, todos acharam estranho. Foi preciso dois anos morando na Espanha e dedicando-se a esse projeto. Dirigir e escrever um suspense já não é tarefa fácil em sua própria língua, ainda mais quando a temática é uma família local em um pequeno povoado, cheio de complexas ligações. Asghar conseguiu, com uma trinca de atores espetaculares.

Penélope Cruz dá vida a Laura, uma mãe, irmã e esposa amorosa. Ela e seus filhos vão ao povoado onde vive sua família para o casamento de sua irmã mais nova. Javier Barden interpreta Paco, um vinicultor filho dos empregados da família de Laura. Ele saiu do nada e hoje emprega muitas pessoas em seu negócio. Os dois foram criados juntos desde pequenos e todos sabem que eram namorados, até que Laura casou-se com um argentino (Ricardo Darin) e mudou-se para a América do Sul.


Durante a festa de casamento, a filha de Laura, Irene, é sequestrada. Os criminosos esperam que o pai Argentino e rico pague um resgate. O problema é que Alejandro está falido. É então que pequenas pistas vão levando a história para uma complexa e elaborada trama envolvendo segredos de família e fazendo com que todos da familia se tornem suspeitos.


Apesar de esse não ser o melhor filme de Farhadi, segundo alguns veículos da mídia especializada, ainda sim é um grande trabalho. O diretor faz uma distinção sutil de fotografia antes e depois do sequestro e as relações familiares são críveis e em alguns momentos até e possível se identificar.

Ficha Técnica 

Titulo: Todos Já Sabem
Titulo Original: Todos lo Saben
Direção: Asghar Farhadi
Ano produção: 2018
País: Espanha
Data de estréia: 21 de fevereiro de 2019
Gênero: Drama Mistério Thriller
Classificação: 14 anos
Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google