Universo Geek Quadrinhos

PerifaCon - Acontece em 24 de março na Fábrica de Cultura do Capão Redondo em São Paulo

O PerifaCon é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, o evento tem como objetivo levar à quebrada o universo geek e fomentar o consumo da cultura pop


A periferia recebe seu primeiro evento de cultura pop, geek e quadrinhos. A primeira Comic Con da favela, a PerifaCon, acontece no dia 24 de março de 2019 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O evento, que é gratuito, tem como objetivo fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo.



Em dezembro de 2018, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo para suprir os custos da primeira edição. A campanha encerrou no dia 28 de janeiro e arrecadou pouco mais de R$ 7 mil reais para custear parte das despesas do evento. O PerifaCon está sendo viabilizado de forma colaborativa, e por meio de patrocínio da Chiaroscuro Studio, que conta com um grupo de artistas brasileiros que trabalham para marcas como Marvel, DC, Dark Horse, sendo também uma das realizadoras da CCXP.
Colocar a periferia em destaque, e estabelecer contato de grandes marcas com a quebrada é um dos principais objetivos do evento. Que vai ter programação exclusiva da Chiaroscuro Studios, com artistas da empresa realizando debates, avaliação de portfólio e sessão de autógrafos. Ao mesmo tempo, seus principais artistas ficam para o lançamento de videoclipe, bate-papo e sessão de autógrafo com o rapper Rashid, além da exposição “Rap em Quadrinhos” de LOAD & LOUD.
Dentro da programação da 1ª edição do PerifaCon estão previstos a presença de editoras como Draco e Companhia das Letras, que irão vender alguns de seus títulos a preços populares. Assim como a presença lojas de músicas, roupas e acessórios como o Boogie Store e 4P. Além disso, terá feira de ilustrações e quadrinhos - o Beco dos Artistas - sala de games, sala de gameboard, concurso de cosplay, oficinas e atrações. Haverá transmissão da série “Impuros” dos Canais FOX, seguido de debate com Felipe Ferrari e Zico Goes.
As mesas de debate mesclam temas de arte, política e comunicação. Numa delas será abordado a Produção e Representatividade Negra nos quadrinhos, com a quadrinista Marília Marz, a artista Lya Nazura e o quadrinista Marcelo D'Salete, vencedor do prêmio Eisner, um dos maiores prêmios dos quadrinhos; Arte e Resistência, com DJ KL Jay (Racionais MC’s) e Clarice França do HQ de Menininha; Produção Independente e Editorial: Qual rumo seguir?, com Sidney Gusman e Rafael Calça; Mulheres no Mundo Nerd com Adriana Melo, ilustradora da Marvel e artista mundialmente conhecida nos quadrinhos; e Produção de podcast no Brasil - porque ninguém consegue parar de ouvir, com os podcasts Judão e Mamilos.

Sobre

O PerifaCon é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop em geral, que cresceram nas periferias de São Paulo, o evento tem como objetivo levar à quebrada o universo geek. Ademais, fomentar o consumo da cultura pop, nerd e geek nesses locais de São Paulo, contribuindo para a quebra de barreiras culturais, promovendo o acesso de marcas e produtores à periferia e vice-versa.
A Comic Con da quebrada acontece no dia 24 de março, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, das 10h às 19h, e tem entrada gratuita!
Para programação completa, acesse o site oficial do evento: https://perifacon.com/


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google