Cinema Universo Geek Quadrinhos

Kevin Feige - o fã que construiu o maior universo de super-heróis do cinema

Veja a historia do idealizador do MCU.


Com a chegada de Vingadores: Ultimato, todos começam a fazer suas maratonas ou revisitando momentos do universo Marvel nos cinemas. Vídeos te lembram como foi a jornada dos heróis até a nova batalha contra Thanos, e textos te mostram como os filmes contrariaram a franquia mais lucrativa do cinema.



Mas por trás de toda essa história que completa onze anos, existe uma pessoa que idealizou e realizou esse projeto. Kevin Feige é a pessoas que desde criança amava os personagens e apenas usou esse amor para fazer com que outras pessoas compartilhassem o mesmo sentimento.

Para o universo compartilhado de super heróis funcionar, precisava de uma visão única, para que as obras ficassem coesas e não perdessem a mão.

Kevin Feige 



Feige nasceu de uma família judaica e passou seus anos de adolescência em Nova Jersey. Seu avô tinha sido produtor de televisão na década de 1950. Após o ensino médio, Feige foi candidato a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia, seus diretores favoritos incluíam George Lucas, Ron Howard e Robert Zemeckis

Seus primeiros cinco pedidos para entrar no curso foram rejeitados, mas ele perseverou e foi aceito no sexto.

Seu trabalho inicial incluiu ser assistente da produtora executiva Lauren Shuler Donner em Volcano e You've Got Mail que tinha Tom Hanks no elenco.

No ano 2000, ele foi contratado pela Marvel como produtor, e foi aí que tudo começou.

O Começo na Marvel



No primeiro filme dos X-Men, dirigido por Bryan Singer, a The Donner's Company, que produzia o filme, fez de Feige um produtor associado, devido ao seu grande conhecimento do Universo Marvel. Feige sempre leu quadrinhos da Marvel por isso seu conhecimento era amplo.

Na época, os filmes de super-heróis eram uma vergonha para diretores, produtores e atores. Por isso tentar afastar as novas produções dos quadrinhos era melhor. Kevin Feige não pensava assim.

Hugh Jackman, o escolhido para viver Wolverine, disse que Bryan Singer não deixava os atores do filme ler os quadrinhos da equipe da Marvel pois acreditava que a leitura feita por pessoas que não "entendiam" de hqs faria com que os personagens não fossem levados a sério. Jackman teve uma ajuda de Feige para poder entender o personagem.

"Ia até o escritório de Kevin Feige, que não apenas era coberto de quadrinhos pelas paredes, mas também de cartazes e umas 600 action figures de personagens diferentes. E perguntava: 'O que devo ler?'. Você precisa ler esse aqui. E precisa ler a fase do Japão. E ler a origem. Então ele passava as coisas para mim e continuamos amigos desde então".


Impressionado Avi Arad, o homem que levou a Marvel para os cinemas, Feige foi contratado para trabalhar como seu segundo em comando na Marvel Studios no mesmo ano.

Marvel Studios

Kevin Feige e Avi Arad começaram a moldar o que depois seria uma febre no mundo: os filmes de super-heróis.



Juntos ele produziram esses filmes :

  • Demolidor(2003)
  • X-Men 2 (2003)
  • Hulk (2003)
  • O Justiceiro (2004)
  • Homem-Aranha 2 (2004)
  • Blade: Trinity (2004)
  • Elektra(2005)
  • Quarteto Fantastico(2005)
  • X-Men: O Confronto Final (2006)
  • Homem-Aranha 3 (2007)
  • Homem de Ferro (2008)
  • O Incrivel Hulk (2008)
     
Feige foi nomeado presidente de produção da Marvel Studios em março de 2007.



Inspirados nos sucesso de X-Men e Homem-Aranha, Feige e Avi Arad começaram a pensar em um projeto há muito tempo esquecido, um filme do Homem De Ferro.

A Marvel Studios queria começar a investir nos cinemas com produções independentes e mais sérias. Nesta mesma época, era lançado o filme Batman Begins de Christopher Nolan mudando os planos do estúdio.

Avi Arad foi o produtor maior de Homem de Ferro mas coube a Feige ter a decisão que ajudaria a mudar a história do cinema de heróis, a contratação de Robert Downey Jr para o papel principal.


A trinca que moldaria o MCU estava formada, Kevin Feige, agora chefão máximo da Marvel Studios, o diretor Jon Favreau e o então ex-astro de Hollywood, Robert Downey Jr.

Vendo aquilo tudo, Feige começava a colocar seu projeto em prática: fazer um universo compartilhado de super-heróis. Um projeto ousado que resultou em uma série de filmes de grande sucesso adaptados das páginas dos quadrinhos de Marvel nos últimos 10 anos.

O Universo Cinematográfico Marvel 



Em Homem De Ferro já temos um surpresa: as famosas cenas pós-créditos onde o espectador seria apresentado a Nick Fury, personagem interpretado por Samuel L. Jackson, esse era o começo da Iniciativa Vingadores.



Durante a  Comic Con San Diego de 2006, Feige falou que a Marvel Studios estava trabalhando com personagens dos quadrinhos que eventualmente poderiam vir a se tornar filmes. O que ninguém imaginava era como Feige pensou em montar esses filmes.

A ideia era ambiciosa e perigosa, mas Kevin Feige tinha a maior inspiração que poderia se ter, Stan Lee e companhia.


Nos anos 60 Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko  revolucionaram os quadrinhos criando personagens que seriam memoráveis  e que fariam muito sucesso.  A fórmula usada por eles foi criar personagens mais humanizados, histórias simples e principalmente tentar unir ao máximo o mundo real para o universo dos quadrinhos.

Feige então só precisava replicar isso para o cinema, e assim ele planejou o universo compartilhado, não sabemos se foi pensado em 10 anos para mais, mas durante os filme temos várias dicas que tudo sempre se encaixou.


O MCU teve muito sucesso, muito pela visão única de Feige que produziu todos os filmes e trabalhou junto desde o roteiro até o montagem.

Os diretores e atores que trabalhavam nos filme não sabiam o que iria acontecer em 2, 3 ou 5 anos, mas Feige já tinha tudo planejado em sua mente.

Um dos exemplos foi a escolhas das cenas pós-créditos que fariam os ganchos, como em Vingadores de 2012, que apresentou o vilão THANOS pela primeira vez e que só seria usado 6 anos depois.


Problemas

Esse poder todo de Feige, que estava mandado em tudo desde Thor de 2011, foi bom mas ao mesmo tempo trouxe problemas para o estúdio.

Um dos exemplos foi em Guardiões da Galaxia de 2014, dirigido por James Gunn, onde o diretor diz que foi obrigado a colocar Thanos no filme. Algo que não agradou o diretor e causou um primeiro desconforto com Feige.


Mas as brigas mais famosas, foram com o diretor Joss Whedon, que dirigiu o primeiro Vingadores e Vingadores: A Era de Ultron.  No segundo filme da equipe da Marvel, o diretor queria fazer algo diferente do primeiro e por isso escreveu um filme mais sombrio. Feige então vetou algumas escolhas do diretor pedindo ainda para acrescentar cenas que fariam ligação com o futuro da Marvel nos cinema.

Whedon não gostou da ideia e quando o filme foi lançado o diretor não gostou do corte final, que também foi desaprovado por alguns fãs e críticos. Feige via em Joss Whedon o principal diretor, mas após o estresse ambos decidiram não voltar a trabalhar juntos.


Outro desentendimento de Feige foi com Diretor executivo da Marvel Entertainment, Isaac Perlmutter. O executivo não concordava com algumas ideias de Feige para os filmes da Marvel, e Kevin Feige respondia diretamente para Perlmutter, algo que deixava o produtor muito irritado.

Isaac Perlmutter e Kevin Feige foram separados de vez, pode-se dizer por causa dos valores muito caros que se pagava a Robert Downey Jr., para o executivo nenhum ator poderia ter um valor tão caro, mas Feige sabia que Downey Jr. era o astro dos filme e lutou mais uma vez para mantê-lo.

A Disney, então dona maior da Marvel desde 2009, separou a Marvel Studios e Feige começou a responder exclusivamente ao cinema e Perlmutter trabalhava com as produções televisivas.

Atual momento do MCU



Após todas essas histórias, Kevin Feige conseguiu realizar o seu objetivo e, em 11 anos, foram 21 filmes sendo Vingadores: Guerra Infinita, lançado em 2018, como uma comemoração dos 10 anos do estúdio e uma primeira parte da batalha entre os Vingadores e Thanos.


Kevin Feige construiu a franquia mais lucrativa do cinema, apenas realizando um sonho e uma vontade que tinha há muito tempo. Ele como fã da Marvel Comics sabia exatamente o que o público gostaria de ver nos cinemas e, claro, os fãs pelo mundo.

Ele não apenas fez as pessoas irem assistir aos filmes, mas tornou todas elas fãs pelo universo dos heróis, prova disso é sua família inteira saber quem é o Tony Stark e se reunir as 21hr da noite para ir ao cinema  ver a estreia do novo filme da Marvel Studios.

Feige não teve apenas um sucesso profissional, ele levou alegria para outras pessoas e isso é uma conquista que será lembrada por muitos e muitos anos.

Obrigado Kevin Feige.




Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google