Cinema

Crítica: Kardec e o início da doutrina espírita

filme peca na linguagem arcaica, mas passa a mensagem correta.


Como surge uma doutrina? Qual é a história por trás do homem mais importate da doutrina espírita? O Filme Kardec, baseado no livro homônimo escrito pelo jornalista brasileiro e biógrafo de Chico Xavier, Marcel Souto Maior, conta a história do professor Rivail, um homem cético e amante da ciência e da razão e seu encontro com um mundo muito além do que ele podia ver.

O professor Hypolite Leon Denizard Rivail (Leonardo Medeiros) era docente em Paris em 1856, quando o imperador obrigou as escola a terem aulas de catequese e suas disciplinas pautadas pela bíblia. Um homem da ciência, como era o magistrado, decide por publicar um manifesto contrário a decisão do imperador e pedir demissão.
Nesta época, estão populares as mesas flutuantes, uma atração charlatã que zomba dos encontros  
espirituais. Cético mas curioso, Rivail e sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet (Sandra Corveloni), vão a uma sessão espírita e o professor começa a presenciar diferentes acontecimentos influenciados pelos espíritos. Ele aplica metodologias científicas para colaborar um estudo sobre espiritismo e assim iniciar sua jornada como Allan Kardec.
O longa tem uma função difícil: apresentar toda uma longa jornada, percorrendo todos os seus obstáculos e mostrando de forma verdadeira o que é a doutrina espírita.
A tarefa foi, ao meu ver, quase realizada com sucesso. O filme tem um problema com diálogos empolados, muito arcaico, que não parece natural aos atores. Isso prejudicou um pouco as atuações, mas com o passar do filme, o expectador vai acostumando-se.
Para quem não conhece a doutrina, a narrativa pode ser um pouco difícil, mas é importante ver nas telonas um filme que desmitifica o que é ser espírita. Kardec passa a mensagem que o espiritismo procura aplicar, o amor sobre todos e que religião pode caminhar junto com a ciência.
Kardec deve atrair em sua maioria os espíritas, mas caso você tenha a mente aberta, verá todas as dificuldades enfrentadas pelos espíritas do final do seculo XIX. Talvez com empatia veja o que a sua religião também passou ou passa, e no final a mensagem do filme alcance você também.


Ficha técnica

Título Kardec
Ano produção 2019
Países de Origem Brasil
Direção Wagner de Assis
Estreia 16 de Maio de 2019
Classificação 14 anos
Gênero Biografia Drama Mistério
Elenco  Leonardo Medeiros Sandra Corveloni Charles Fricks Dalton Vigh Genézio de Barros Guida Vianna Guilherme Piva Julia Konrad Júlia Svacinna Leticia Braga Licurgo Espinola Louise D'Tuani

Pesquisadora em Têxtil e Moda; cinéfila; Potterhead e lufana. Adora escrever e dar dicas sobre seus filmes favoritos. Amante de boas histórias e personagens femininas que se impõe. Queria ter os poderes da Jean Grey, mas é apaixonada pela Jasmine. Nas horas vagas escreve sobre seus hobbies.


Disqus
Facebook
Google