Cinema

Crítica | "Fora de Série" é divertido e engraçado

Primeiro longa dirigido por Olivia Wilde pretende ir na contramão de filmes teen americanos

Olivia Wilde tem uma extensa carreira como atriz. Tendo atuado (além de outros trabalhos) em Tron: O Legado (Quorra) e na série Dr. House (Dr. Hadley), Fora de Série é seu primeiro trabalho dirigindo um longa-metragem. 

Em Fora de Série, as melhores amigas Amy (Kaitilyn Denver) e Molly (Beanie Fieldstein), que são as melhores alunas do ensino médio, decidem aproveitar em uma noite o que não “curtiram” nos anos anteriores. O problema é que esta noite é anterior à formatura e suas atitudes podem influenciar o dia seguinte.


O roteiro apresenta personagens decididas. O que me chamou atenção é que as amigas não estão em um retiro rumo a auto aceitação, elas já se aceitam e lidam com isso no dia a dia escolar de forma singular. Elas são incríveis, se apoiam e não deixa nada e nem ninguém quebrar esse laço.

Ao mesmo tempo que o roteiro é forte de um lado, de outro apresenta fragilidade em alguns pontos. Acerta em tocar em alguns pontos pertinentes a adolescência atual, mas poderia se aprofundar mais nessas questões. Como, por exemplo, a tentativa de compra de afeto de um personagem e a mau fama de uma menina da escola.

É admirável como Kaitilyn e Beanie funcionam em tela. A química delas é clara e as duas combinam. Vale o destaque de Olivia, como experiente atriz, conduziu as atrizes perfeitamente para o objetivo esperado.
As amigas Molly e Amy se aventurando numa noite

Falando em Olivia Wilde, sua direção é sóbria e tem destaques memoráveis. Além de usar perfeitamente o recurso de “efeito vertigo”, a cena que me chamou mais atenção foi quando Amy submerge na piscina, sendo contemplativa, a cena é um interessante respiro.

O filme é uma festa e uma mensagem clara. Aproveitar a vida antes que seja tarde pode ser uma boa definição da história (apesar de particularmente achar que há infinitos modos de fazer isto, não necessariamente em festas noturnas), mas prefiro ficar com a ideia de que todos somos humanos e passamos pelas mesmas dores, mesmo que elas não se apresentem nas mesmas situações.

O que fica claro é que há uma nova geração de adolescentes (uma parcela dela) que quer aproveitar a vida, sem deixar de lado suas responsabilidades, e que aceita todas as diferenças.

O filme é divertido e engraçado. Todas as cenas funcionam e, apesar de trabalhar com estereótipos, não passam do limite ofensivo.

Fora de Série estreia dia 13 de junho de 2019.

Ficha Técnica

Nome: Fora de Série
Nome Original: Booksmart
Origem: EUA
Ano de produção: 2019
Gênero: Comédia
Duração: 105 min
Classificação: 16 anos
Direção: Olivia Wilde
Elenco: Kaitilyn Denver, Beanie Fieldstein, Jessica Williams, Jason Sudeikis, Lisa Kudrow, Skyler Gisondo.


É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.


Disqus
Facebook
Google