Cinema

Crítica: Yesterday - Filme imagina o mundo sem Beatles e as consequências disso.

A fama não é tudo em novo filme de Danny Boyle.



Imagine se Steve Jobs e seu melhor amigo Steve Wozniak nunca tivessem se conhecido ou se George Lucas conseguisse realizar seu sonho de ser piloto e nunca tivesse ido estudar cinema. É com esse pensamento que Danny Boyle, diretor do filme "Yesterday", trabalha.

Sinopse 


Após sofrer um acidente, um cantor-compositor (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.



Protagonista



No foco dessa historia temos Jack Malik, um músico que não consegue um sucesso além de seus amigos que sempre estão em seus shows em bares, festas e eventos. 

Por isso, Jack sonha em ser um grande artista, lançar seus álbuns e entrar em turnês mundiais. Quando ele descobre que apenas ele consegue se lembrar das músicas dos Beatles, começa a usar isso a seu favor, como se fosse o Jim Carrey quando recebe os poderes de Deus.

Mas o que Jack e nós aprendemos é que nem tudo que você deseja realmente é o que você quer. Jack começa a perder as pequenas coisas, aquelas que ele deviria ter valorizado e vivido melhor. 

Afinal como o próprio filme brinca: quando você perde, é quando dá mais valor. 

O ator Himesh Patel, interprete do protagonista, passa uma atuação bem simples o que não emociona quando a cena precisa ser emocionante. 


Coadjuvantes


Não teria como começar sem falar da participação de Ed Sheeran. É ele quem abre as portas para Jack no show business e a trama cria uma quase rivalidade saudável, já que Ed é considerado o maior compositor atual e está vendo um cara normal do nada roubar esse posto. Esse dinâmica é bem usada no filme.   

Aliás, todos os coadjuvantes estão de parabéns, todos são muito bem trabalhados e te deixam bem mais interessados do que o protagonista.

Outro destaque vai para  Lily James, que é a melhor amiga de Jack e por quem ele também tem um crush de infância.  Mas sério, você vai torcer para ela ser feliz com outra pessoa e ter sua própria vida.

Conclusão



A direção de Danny Boyle e a edição tornam o filme quase como um vídeo clipe e deixam o longa bem comercial. O que imagino foi decidido por ver que seu protagonista não seguraria as pessoas sentadas e assistindo, aliás os momentos em que o expectador mais se anima é quando toca alguma música e ele pode cantar junto. Os coadjuvantes  são muito bons e te mostram que a amizade é muito importante. Se você é fã dos Beatles vai gostar de algumas cenas, porém talvez do filme em si não, mas se você não é um fã poderá apenas assistir um filme de música e romance. 

Ficha técnica

Nome: Yesterday
País: Reino Unido
Data de estreia: 29 de agosto de 2019
Gênero: comédia, musical
Duração: 1h 57min
Distribuidora: UNIVERSAL PICTURES
Direção: Danny Boyle
Elenco: Himesh Patel,Lily James, Ed Sheeran, Kate McKinnon, Joel Fry, Ellise Chappell, Alex Arnold, Sanjeev Bhaskar, Meera Syal

Escreve para o GeekBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google