Cinema Quadrinhos

Resenha: Livro - O Curioso caso de Benjamin Button em quadrinhos

O Curioso caso de Benjamin Button em quadrinhos da Ediouro apresenta a história do homem que nasceu com 70 anos e misteriosamente envelhece ao contrário



O Curioso caso de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald publicado no livro Seis contos da era do Jazz - e outras histórias em 1922. Ainda, as desventuras de Button viraram filme estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, em 2008.

Sinopse: 
"A peculiar história do homem que nasceu com 70 anos e misteriosamente envelhece ao contrário.
Esta fantástica adaptação em quadrinhos apresenta as aventuras de Benjamin Button: que se apaixona, tem uma família e cria um negócio de sucesso. Em seus últimos anos vai à guerra e depois a Universidade de Harvard." 



F. Scott Fitzgerald é um autor que faz críticas a sociedade de sua época através de seus textos, como acontece em O Grande Gatsby seu livro mais conhecido, com diversas adaptações para o cinema, TV e teatro.
Por isso não seria diferente com o conto O Curioso caso de Benjamin Button, no qual Fitzgerald apresenta os costumes e sociedade da virada do século XIX e início do XX, por meio da história do homem que nasceu velho e vai ficando mais jovem com o passar dos anos.


As batalhas internas de Benjamin Button

O nascimento de Button não só impacta a sua família, cujo pai era um respeitado membro da sociedade, como de todos que presenciaram o fenômeno de sua chegada.
Tudo na vida de Benjamin acontece como se sua história fosse lida do final para o começo. Até os momentos de normalidade, que aconteciam em alguns marcos da vida adulta do nosso personagem, mostram como a sociedade não estava preparada para abraçar o diferente.



Quando Benjamin finalmente percebe que é incomum, o medo do desconhecido invade sua existência e as dúvidas que permeiam nossas vidas se tornam mais evidentes. Afinal, nosso peculiar protagonista se dá conta de sua finitude.
Para contar as aventuras de Button o artista Kevin Cornell utilizou uma paleta limitada de cores em suas aquarelas, assim misturou diversos tons de sépia e cinza para criar o clima nostálgico que a história precisava. 
Esta versão em quadrinhos traz a versão original do conto, com um final poético que provoca muitas reflexões. 


Ficha Técnica 

Título: O Curioso caso de Benjamin Button 
Título original: The curious case of Benjamin Button 
Autor: F. Scott Fitzgerald 
Adaptação: Nunzio DeFilippis e Christina Weir
Tradução: Enzo Fiúza
Editora: Ediouro
Edição: 1a. / 2009


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google