Quadrinhos

Resenha: Livro - Quando tudo começou - Bruna Vieira em quadrinhos

O livro Quando tudo começou: Bruna Vieira em quadrinhos é uma HQ de Bruna Vieira com as belas ilustrações de Lu Cafaggi lançado pela Nemo editora em 2015


Quando tudo começou: Bruna Vieira em quadrinhos é uma HQ criada pela blogueira Bruna Vieira, com arte da ilustradora de Lu Cafaggi. Confesso que comprei este livro porque amo o trabalho da Lu.

Sinopse:

"Bruna tem uma lista secreta de sonhos que nunca contou para ninguém. Em uma cidade tão pequena que você provavelmente nunca ouviu falar, sua história começa. Nem tão alta, nem tão divertida. Dizem que ela queria fazer as malas e explorar o mundo, mas antes disso vai precisar lidar com a timidez e enfrentar os primeiros dias na escola nova."
O quadrinho narra os acontecimentos da vida de Bruna que levaram a influencer a criar o blog Depois dos Quinze, numa época que as pessoas se expressavam através de palavras. Muito antes do fenômeno Youtuber e da expressão influenciador digital se popularizar.



Apesar do traço kawaii e etéreo de Lu, o livro peca por não se aprofundar na narrativa. Bruna muda de escola, mas não sabemos o que motivou tal mudança. Assim todos os questionamentos da personagem acerca da nova escola não provocam a identificação desejada. A gente quer se conectar com os sentimentos de Bruna, porém não temos ferramentas para tal.
Por se tratar de uma narrativa curta que não se aprofunda, Cafaggi tenta compensar através de imagens, contudo os espaços em branco se tornam tão presentes no livro que criam problemas gráficos. O suporte não é tão bem aproveitado como deveria. 
Em algumas páginas o livro apresenta espaços para o público interagir com a história. Mais uma tentativa de criar vínculos com o leitor que não acontece.



Por que Bruna precisou mudar de escola? O porquê dela precisar da aprovação dos novos colegas de turma? Qual o significado de sua tatuagem? São algumas das questões que ficam sem resposta no livro. 
Se a história falasse mais sobre os problemas comuns da adolescência, talvez o roteiro fosse mais envolvente e impactante. 
Lu Cafaggi é uma artista maravilhosa e sensível, entretanto nem o seu estilo inspirado nos cartoons dos anos 1940 e 1950 foi capaz salvar o roteiro da ausência de vínculo com a história que Bruna compartilhava. 
Enfim, Quando tudo começou: Bruna Vieira em quadrinhos é lindo, pois Lu Cafaggi é uma ilustradora talentosa. Porém a história não encanta, pois não permite que o leitor se identifique com a narrativa.


Ficha Técnica 

Título: Quando tudo começou: Bruna Vieira em quadrinhos
Autoras: Bruna Vieira e Lu Cafaggi
Editora: Nemo
Edição: 1a. / 2015


Kika Ernane, Karina no RG, e sou multitasking (agora que aprendi o significado do termo segura). Uma mulher como muitas da minha geração, que ainda não descobriram como aproveitar a liberdade que lutaram tanto para conseguir. Muito menos administrar todas as tecnologias disponíveis. Enfim, estou sempre aprendendo.


Disqus
Facebook
Google